Curso de extensão em ashtanga yoga UFRGS - 2007
Questionamentos iniciais: O que é yoga? Yoga é um dos seis darshana (ponto de vista) da tradição hindu, que buscam dar uma resposta as questões filosoficas da existência humana. Os darshana são: Vaisheshika = atomismo, que defende a possibilidade de um elemento primordial “origem de todas as coisas”. Nyaya = lógica, atraves de estudo detalhado busca conhecer a origem de todas as coisas. Samkhya = enumeração, define o “todo” como uma ordem decrescente, sendo 24 os tattva (elemento) que dá origem ao Universo manifestado. Yoga (yuj) = união, atraves da técnica denominada Samadhi (luz em todas as direções) conduz as capacidades da mente na direção do Ser. Mimansa = rituais vedicos, Rigveda, yajurveda, etc... Vedanta = experimentação, resultado do conhecimento dos Veda.
Quando surgiu? “versões aceitas para o surgimento do yoga” Versão mitologica: Shiva ensina Parvati. Versão cultural: vedas, parampara (guru → discipulo), tantra. Sistematização do yoga: aproximadamente no Séc. 2 a.C à séc. 4 d.C - Yoga sutra de Patañjali Hatha yoga: séc. XV d.C
Para que serve yoga? Para libertação do ser humano dos estados condicionados (samsara), ciclo de nascimento, desenvolvimento, morte e renascimento.
Para quem é o yoga? Para todas as pessoas que desejam equilíbrio físico, mental e emocional.
Aṣṭāṅga Yoga Mantra
vNde guê[a< cr[arivNde sNdizRt SvaTm suoav baexe, in>ïeyse ja¼ilkaymane s<sar halahl maehzaNTyE. Aaba÷ pué;akar< zNoc³ais xair[m! shör izrs< ñet< à[maim ptÃilm!
vande gurüëäà caraëäravinde sandarçita svätma sukhäva bodhe | niùçreyase jäìgalikäyamäne saàsära hälähala mohaçäntyai || äbähu puruñäkäraà çankhacakräsi dhäriëam sahasrara çirasaà çvetaà praëamämi pataïjalim Eu me curvo aos dois pés de lótus dos [de todos os] guru que despertaram para a felicidade do Ser, que são o refúgio, o médico da selva que elimina a ilusão causada pelo venenoso sa s ra (existência condicionada). Eu me prostro frente ao sábio Patañjali, que tem milhares de cabeças radiantes e que, na parte superior do corpo, assume a forma de um homem segurando a concha (o som divino, espaço) o disco (eternidade) e a espada (discriminação).
Maṅgala Mantra
SviSt>àja_y> pirpalyNt< Nyyen mageR[ mhIm! mhIza> gaeäaüneBy> zuÉmStu inTy<
laeka> smSta> suionae ÉvNtu svastiùprajäbhyaù paripälayantaà nyayena märgeëa mahém mahéçäù gobrähmanebyaù çubhamastu nityaà lokäù samastäù sukhino bhavantu oà çäntiù çäntiù çäntiù Que Que Que Que Que
a prosperidade seja glorificada os administradores governem o mundo com lei e justiça o que é divino e a erudição sejam protegidas todos os seres sejam felizes e prósperos agora. haja Paz.