José Ferreira Filmes
APRESENTA
CLC
Cultura, Língua e Comunicação DR1 – Contexto
Urbanismo Privado e Mobilidade
Construção e Arquitectura - AS OBRA
Espaços Habitacionais
Ao procurarmos uma habitação, devemos ter em atenção aos espaços que a rodeiam, quer sejam espaços verdes, espaços desportivos ou que esteja próxima de uma zona que promova a realização de actividades lúdicas, tais como, cinema, teatro, museus e todas as outras actividades em a cultura esteja presente.
Diferentes estilo de vida
Apropriação dos espaços
Classe Baixa
Muita famílias, ocupam ou constroem habitações, que são tornam verdadeiros guetos, onde as habitações são construídas num completo desordenamento urbanístico e com condições de alojamento medíocres.
Quinta do Mocho -Portugal
Bombaim – Índia
BRASIL
Habitações Sociais
ØMuitas das famílias com baixas condições financeiras, habitam em Bairros Sociais. ØMuitas das vezes, são prédios antigos e bastante degradados. ØA sua construção é feita com materiais de fraca qualidade, e normalmente situam-se numa em zonas
CLASSE Pessoas com rendimento MéDIA médio As habitações já têm uma qualidade de construção muito aceitável. Algumas dessas habitações estão inseridas em condomínios.
Algumas habitações têm quase tanta qualidade como as habitações de classe alta mas nas grandes cidades estão localizadas na sua periferia, já que no seu centro o preço das habitações é bastante elevado.
Foz do Douro
Classe Alta Pertencem a pessoas com rendimentos altos. São geralmente habitações de grandes dimensões, inseridos em zonas isoladas e com grandes espaços verdes. Podem ser também apartamentos de luxo, inseridos em condomínios fechados. São habitações com uma grande
Arquitectura ModernaÉ uma
designação genérica para o conjunto de movimentos e escolas arquitectónicas que vieram a caracterizar a arquitectura produzida durante grande
Brasíli a
Óscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é um arquitecto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitectura Moderna Internacional.
Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier, foi um arquitecto, urbanista e pintor francês. É considerado juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Miravam der Rohe e Óscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitectos do século XX.
BERLIM
ÍNDIA
Frank Lloyd ArquitectoWright Norte Americano. Um dos conceitos centrais da sua obra é o de que o projecto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade. No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus. Responsável por mais de mil projectos, dos quais mais de quinhentos construídos, Wright influenciou os rumos da arquitectura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitectos mais
Arquitecto norteamericano. Foi o primeiro arquitecto modernista. Colaborou com Frank Lloyd Wright numa concepção de arquitectura funcionalista. Os arranhacéus são monumentos e provas vivas da interveniência da arquitectura de Sullivan na época modernista. Ele foi um marco importante na história da arquitectura
LOUIS
Arquitectura Contemporânea Abrange todos os movimentos, tendências e técnicas arquitectónicas utilizadas nos tempos actuais, sucedendo à arquitectura moderna.
Malásia Século XXI
Habitação
Actualidade
Habitação Romana
Habitação do século XXI
FLORENç Época A Renascentista
HABITAçãO CONTEMPORâNE A
Amã (Capital da Jordânia) Médio Oriente
Parque das L Nações I S B O A
Bernard Quirot e Olivier Vichard Casa Breuillot
Os materiais dos muros e da constituição de algumas das paredes em pedra foram retirados do próprio local .
A R Q U I T E C T U R A C O N T E M P O R Â N E A
Residências Skansen - Dorte Mandrup
A implantação do projecto, embora que denote o aproveitamento ao máximo da área do terreno, é feita deixando um afastamento de protecção nas laterais das casas preenchendo-o
A R Q U I T E C T U R A
A cidade do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos tem dos edifícios mais altos do mundo, mesmo em termos habitacionais, chegando aos 100
C O N T E M P O R Â N E A
Formosa 1140 Lorcan O’Herlihy Architects (LOHA)
A originalidade da solução adoptada não só confere ao projecto um alto sentido estético e pictórico ao mesmo tempo que resolve uma série de problemas técnicos ao nível do conforto e eficiência
A residência possui 14 espaços cuidadosamente planejados para oferecer amplos espaços sociais e privados. No seu interior, espelhos largos, elementos geométricos, tectos altos, linhas simples e muita luz natural que inunda cada canto.
A R Q U I T E C T U R A C O N T E M P O R Â N E A
Casa na cidade de Yokoama (Japão)
A R Q U I T E C T U R A C O N T E M P O R Â N E A
Construir um moradia num terreno?
Arquitect o Profissional que idealiza e projecta uma construção. Possui a arte da composição, o conhecimento dos materiais e suas técnicas e a experiência na execução de obras.
Programa Base Nesta fase é onde se definem todos os pressupostos que terão de ser considerados por quem vai elaborar o projecto. O número de divisões, o número de pisos, se pretende colocar painéis solares e todos os detalhes que lhe pareçam relevantes, devem ser transmitidos
Estudo Prévio ou Anteprojecto
Primeiras linhas traçadas pelos arquitectos em busca de uma ideia ou concepção para desenvolver um projecto. Nesta fase o projectista pode ainda elaborar uma maquete.
Projecto É a fase do licenciamento, pois Base já estão definidas as principais questões formais do Estudo Prévio.
Licença de Construção Documento emitido
pela autoridade municipal onde a construção está localizada, que licencia a execução da obra.
Para além do projecto de arquitectura, é nesta fase que se desenvolvem os projectos de especialidades.
Água, Esgotos, Electricidade, Gás, Ar Condicionado, telecomunicações , isolamento térmico e acústico, fazem parte desta fase do projecto.
Projecto de Execução
Nesta fase são definidos todos os materiais, pormenores de execução e todos os elementos necessários para a construção. O Empreiteiro faz um orçamento de acordo com os trabalhos que são pedidos. O cumprimento destas fases vai permitir uma definição detalhada da encomenda que se vai fazer, evitando definições genéricas em que é provável que aquilo está na nossa cabeça não se venha a concretizar na prática por falta de especificação. Estes pormenores estão
Caderno de Encargos
É um documento legal, que faz parte do projecto de arquitectura Neste documento é descrito todos os trabalhos a efectuar para execução da obra. ØMapa de Trabalhos, com medições e orçamentos. ØDescrição das condições gerais e particulares de execução da obra. üInformação sobre cumprimento do prazos da obra. üCondições de segurança e higiene .
PEDIDO DE VISTORIA É a verificação feita pela entidade competente, na qual verifica se todo o projecto foi cumprido conforme a autorização dada para o início das obras, e se cumpriu o projecto.
Licença de Utilização Após a vistoria, é a autorização passada pela entidade competente, para que o imóvel possa ser habitado.
Autorizações para fazer obras em casa
Todas as obras que impliquem alterações na estrutura do imóvel requerem licenças de construção e/ou de utilização, passadas pela Câmara Municipal.
São exemplos deste tipo de obras, a construção de anexos, o fecho de varandas, a transformação de um apartamento de habitação em escritório.
O MEU IDEAL DE CASA
A localização da habitação tinha de se situar junto a um rio. Não pode faltar um piscina. O meu ideal de casa, tem de estar equipada com a tecnologia mais avançada. As novas fontes de energia renováveis também fariam parte da habitação.
Tinha de ter espaços desportivos, tais como um ringue no exterior da habitação e um ginásio no seu interior. Tinha de estar rodeada de espaços verdes. Tinha de ser perto de uma cidade, mas não no centro. Tinha de ter bons acessos rodoviários.
Algumas
Tipologia/N.º tipologiaDivisões do edifício (T0; T1;
A T2; etc.) ou o número de divisões do prédio (1,2,3 quartos, salas) não inclui casas de banho, cozinha e arrecadações.
NúMERO DE PISOS número de pisos acima
É o e abaixo do solo, que o edifício integra.
Titular do Prédio ou Por titular doFracção Prédio (imóvel ou fracção)
entende-se o proprietário, usufrutuário do ou superficiário e, no caso de proprietário resolúvel , quem tiver o uso ou fruição do prédio.
TERREN O
Espaço imóvel onde se pretende implantar a casa, tendo em atenção a localização e envolventes.
Prédio Novo
Trata-se de um prédio não inscrito na matriz, em que a participação para efeitos de inscrição na matriz foi feita dentro do prazo
Mini-Dicionário da Construção
Alicerce
Conjunto de estacas e sapatas, responsável pela sustentação da obra.
Bloco
de Betão
Elemento de dimensões padronizadas. Tem a função estrutural ou decorativa.
Corrimão
Apoio para as mãos, colocado ao longo das escadas.
Demão
Cada camada de tinta aplicada sobre uma superfície qualquer.
Estuque
Massa que é usada no revestimento de paredes e de forros.
Filete
Moldura estreita, friso.
Geminada
Duas casas unidas pela mesma parede.
Hall de Entrada
Patamar de acesso ao interior da casa.
Isolamento
Recurso para resguardar um ambiente do calor, frio, humidade e som.
Janela
Destinada a iluminar e ventilar os ambientes internos. Facilita a visão ao exterior.
Levantame nto Topográfico
É a análise e descrição topográfica de um terreno.
Marquise
Pequena cobertura que protege a porta de entrada.
Nível
Instrumento verifica horizontalidade uma superfície.
que a de
Orientaçã o
Posição da casa em relação aos pontos cardeais.
Policarbona to
Material sintético que substitui o vidro no fecho de coberturas.
Rodapé
Faixa de protecção ao longo das bases da parede, junto ao piso.
Sotão
Divisão que surge dos desníveis do telhado no último pavimento.
Telhado
Cobertura edificação.
de
uma
Urbanism o
Técnica de cidades.
organizar
Varanda
Espaço construído que faz uma saliência sobre o paramento da parede.
Wallmate
São placas de isolamento térmico para paredes com caixa de ar.
Zarcão
Subproduto de chumbo, de cor alaranjada. Evita a ferrugem.