UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EMENTA E CONTEÚDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO: Administração SÉRIE: 7º Semestre TURNO: Diurno e Noturno DISCIPLINA: GIO- Gestão das Informações Organizacionais CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 h/a semanais.
I- EMENTA Identificar, selecionar, comunicar e utilizar as informações necessárias ao processo de gestão empresarial em especial a informação estratégica e o modo como o sistema de informações possa contribuir para a vantagem competitiva da organização. Quesitos fundamentais relevantes para a gestão do capital intelectual, destacando-se a gestão das informações pertinentes a marcas e patentes, da monitoração ambiental e da análise crítica do desempenho global da organização. II – OBJETIVOS GERAIS Esta disciplina deve contribuir para o desenvolvimento do processo de planejamento que acompanha tendências da economia, do mercado, das necessidades do cliente, da atuação da concorrência, das tecnologias, do mercado de trabalho e do ambiente legal e social, e transforme as informações levantadas em parâmetros úteis para dirigir os planos. Deve levar também em conta as exigências da gestão das Informações da organização; da gestão das informações comparativas e da análise crítica do desempenho dos resultados. III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS São objetivos específicos, que se constituem um desdobra-mento natural dos objetivos gerais, capacitar o leitor a: (1) selecionar e utilizar informações necessárias para apoiar os projetos da organização; (2) selecionar os principais tipos de informação relacionados aos principais processos e metas da organização; (3) desenvolver sistema de indicadores de desempenho da organização, levando-se em conta a integração das informações (sistema de informações executivas considerando conceitos como o Balanced Scorecard); (4) disponibilizar e disseminar a informação aos usuários para assegurar a consecução das metas da organização; (5) cConhecer e apreender os princípios da gestão das informações comparativas, com ênfase: na seleção e utilização de informações comparativas com vistas a promover a melhoria do desempenho global da organização, contemplando: a existência de um processo estruturado de benchmarking; o estabelecimento de diretrizes e métodos para a busca de informações comparativas adequadas, dentro e fora do ramo de atividade e dos mercados da organização; a definição dos principais tipos de informações comparativas utilizadas e como cada tipo se relaciona com os principais projetos, processos e metas da organização; existência de referenciais comparativos de excelência (para apoio à formulação de estratégias); (6) compreender os quesitos de uma análise crítica do desempenho da organização, em especial da forma como a alta direção participa na análise crítica do desempenho global e na utilização dessa análise para reforço dos valores e revalidação das estratégias da organização
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conteúdo Programático
Competências a desenvolver
1 - Cultura da informação 1. a)descrever o papel do O papel do administrador de sistemas de informação; Cultura da administrador do sistemas de informação; Primeira regra da cultura da informação; Cultura da informação; b) conceituar informação adequada à empresa. cultura da informação e suas principais características; c)determinar o modo de se especificar a tipo de cultura da informação adequada para uma empresa. 2 - Informação estratégica Informação e vantagem competitiva; Vantagem competitiva. 2. a) - entender a importância Tipos de vantagens competitivas. Fontes de vantagens da informação para a vantagem competitivas. Conceito de sistemas de informação eficientes. competitiva da organização; b) Informação estratégica como processo. - conceituar o que é um sistema de informação eficiente e c) - indicar as etapas associadas ao processo de informação competitiva. 3 - Informação estratégica Conceito ampliado de informação estratégica; Visão de futuro: 3. a) explicitar o conceito de um perfil organizacional antecipado; A visão e os autores de informação estratégica, estratégia; A estratégia na visão; Funcionalidade interna; Gestão considerando os vários sistêmica. aspectos relevantes para a vantagem competitiva; b) expor o conceito de visão de futuro, incluindo a discussão da forma como este conceito é discutido na literatura; c) caracterizar alguns elementos constituintes da visão de futuro. 4 - Sistema de informações como fonte de VC Informações gerenciais e operacionais; Tipos de sistemas de informações gerenciais; A evolução dos sistemas integrados de gestão; Características de um SIG; Importância do ERP para as organizações; ERP como fonte de vantagem competitiva; Desenvolvimento e implantação de sistema de informação. Ferramentas CASE.
4. a) - apontar os tipos de sistemas de informações gerenciais mais comuns e as características principais de cada um deles (SIG, SRG, SAD, SAE,); b) - dissertar sobre a evolução dos sistemas integrados de gestão; c) indicar as características dos softwares de gestão empresarial (ERP) e a sua importância para as organizações; d) - enunciar alguns modos de como o ERP se constitui em fonte de vantagem competitiva para a organização; e) dissertar sobre as fases de desenvolvimento e implantação de um sistema de informação.
5 - Sistema de informações excelente 5. a) expor por que o PNQ PNQ Como referencial de excelência. Breve revisão dos pode ser considerado como um Fundamentos de excelência do PNQ; Excelência em Gestão do referencial de excelência; b)
conhecimento e Análise. Gestão das informações.
apontar os fundamentos de excelência do PNQ; c) descrever a estrutura de critérios do PNQ e d) citar os sub-critérios ou itens do critério Gestão do conhecimento e Análise.
6 - Gestão do capital intelectual Capital intelectual. A gestão de marcas e patentes.
6. a) - conceituar capital intelectual, suas características e importância para a organização; b) - mencionar a forma como o capital intelectual pode ser gerido; c) - situar a importância da gestão de marcas e patentes para a organização.
7 - Monitoração ambiental 7. descrever a importância e Monitoração ambiental: conceito e importância. Monitoração da as características da estratégia de posicionamento. Monitoração da estratégia monitoração ambiental. competitiva. Monitoração da qualidade do negócio. Gestão da monitoração ambiental. 8 - Análise crítica do desempenho global 8. a) apontar os aspectos mais Análise crítica do desempenho global da organização. relevantes associados à Resultados da organização. Sistema de indicadores. análise crítica do desempenho global da organização; b) descrever as etapas principais para a construção de um sistema de indicadores.
V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Estratégicas de Trabalho
Competências a desenvolver
As aulas deverão ser, predominantemente, expositivas, com apoio de material de leitura previamente preparado/selecionado para cada aula.
Discussão em classe com relação à vivência dos alunos com relação a cada tópico;
Deverão ser, sempre, sugeridos adicionais, como forma de desenvolvimento pessoal dos alunos
materiais de leitura estimular/orientar o
visão holística das organizações interdisciplinaridade que a gestão administrativa requer aspectos relevantes da gestão da administração envolvendo o fator humano aspectos relevantes da gestão da administração referentes ao novo ambiente de negócios aspectos relevantes da gestão da administração com respeito à cidadania e responsabilidade social.
V – AVALIAÇÃO Avaliação • Serão respeitados os critérios de avaliação/aprovação definidos pela Universidade. • Todas avaliações deverão ser consideradas como "mais uma" oportunidade de aprendizagem, motivo pelo qual serão incentivadas a provas com consulta a materiais escritos, desde que as questões formuladas sejam instigadoras de pesquisas. • Visando estimular os trabalhos em equipe, deverão ser realizadas provas em duplas, desde que as questões formuladas sejam apropriadas para discussão e tomada de decisões em duplas.
Competências a desenvolver Senso crítico e capacidade de contextualização Trabalho em equipe Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas Comunicação e expressão
VI – BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica: MEIRELES, M. Sistemas de Informação: quesitos de excelência dos sistemas de informação operativos e estratégicos. 2.ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2004. Bibliografia Complementar: CARVALHO, G. M. R. & TAVARES, M. S.. Informação & Conhecimento: uma abordagem organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. DAVENPORT, T. H.. Ecologia da Informação. São Paulo: Futura, 1998. FELICIANO, A.N.; SHIMIZU, T. Sistemas flexíveis de informação. São Paulo: Makron, 1996 FNQ. Planejamento do Sistema de Medição do Desempenho Global. São Paulo: FNQ, 2001. FNQ. Critérios de excelência. São Paulo: PNQ, 2006 FURLAN, J.D. Modelagem de Negócio. São Paulo: Makron, 1997. GOMES, E.; BRAGA, F.. Inteligência Competitiva. São Paulo: Campus, 2002. HRONEC, S. Sinais Vitais. São Paulo: Makron. 1994. KIM, W. C. ; MAUBORGNE, Renée. Inovação e valor a lógica estratégica do alto crescimento. In: HBR. Estratégias para o crescimento. Rio de Janeiro: Campus, 2000 (p.31-56) MARTINS, R.A. Sistemas de medição de desempenho: um modelo para estruturação do uso. São Paulo,. Tese (doutorado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 1999. MCGEE, J.;PRUSAK, Laurence. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994. MOURA, L.R. Gestão integrada da informação: proposição de um modelo de organização baseado no uso da informação como recurso de gestão empresarial. São Paulo: USP, 1999 (dissertação de mestrado). ZACCARELLI, S.B. Estratégia moderna nas empresas. São Paulo: Zarco, 1996.