Unip-trabalho De Curso-manual-2009

  • Uploaded by: Diego D. C. Isaac
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Unip-trabalho De Curso-manual-2009 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,409
  • Pages: 4
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EMENTA E CONTEÚDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO: Administração SÉRIE: 7º Semestre TURNO: Diurno e Noturno DISCIPLINA: GIO- Gestão das Informações Organizacionais CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 h/a semanais.

I- EMENTA Identificar, selecionar, comunicar e utilizar as informações necessárias ao processo de gestão empresarial em especial a informação estratégica e o modo como o sistema de informações possa contribuir para a vantagem competitiva da organização. Quesitos fundamentais relevantes para a gestão do capital intelectual, destacando-se a gestão das informações pertinentes a marcas e patentes, da monitoração ambiental e da análise crítica do desempenho global da organização. II – OBJETIVOS GERAIS Esta disciplina deve contribuir para o desenvolvimento do processo de planejamento que acompanha tendências da economia, do mercado, das necessidades do cliente, da atuação da concorrência, das tecnologias, do mercado de trabalho e do ambiente legal e social, e transforme as informações levantadas em parâmetros úteis para dirigir os planos. Deve levar também em conta as exigências da gestão das Informações da organização; da gestão das informações comparativas e da análise crítica do desempenho dos resultados. III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS São objetivos específicos, que se constituem um desdobra-mento natural dos objetivos gerais, capacitar o leitor a: (1) selecionar e utilizar informações necessárias para apoiar os projetos da organização; (2) selecionar os principais tipos de informação relacionados aos principais processos e metas da organização; (3) desenvolver sistema de indicadores de desempenho da organização, levando-se em conta a integração das informações (sistema de informações executivas considerando conceitos como o Balanced Scorecard); (4) disponibilizar e disseminar a informação aos usuários para assegurar a consecução das metas da organização; (5) cConhecer e apreender os princípios da gestão das informações comparativas, com ênfase: na seleção e utilização de informações comparativas com vistas a promover a melhoria do desempenho global da organização, contemplando: a existência de um processo estruturado de benchmarking; o estabelecimento de diretrizes e métodos para a busca de informações comparativas adequadas, dentro e fora do ramo de atividade e dos mercados da organização; a definição dos principais tipos de informações comparativas utilizadas e como cada tipo se relaciona com os principais projetos, processos e metas da organização; existência de referenciais comparativos de excelência (para apoio à formulação de estratégias); (6) compreender os quesitos de uma análise crítica do desempenho da organização, em especial da forma como a alta direção participa na análise crítica do desempenho global e na utilização dessa análise para reforço dos valores e revalidação das estratégias da organização

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conteúdo Programático

Competências a desenvolver

1 - Cultura da informação 1. a)descrever o papel do O papel do administrador de sistemas de informação; Cultura da administrador do sistemas de informação; Primeira regra da cultura da informação; Cultura da informação; b) conceituar informação adequada à empresa. cultura da informação e suas principais características; c)determinar o modo de se especificar a tipo de cultura da informação adequada para uma empresa. 2 - Informação estratégica Informação e vantagem competitiva; Vantagem competitiva. 2. a) - entender a importância Tipos de vantagens competitivas. Fontes de vantagens da informação para a vantagem competitivas. Conceito de sistemas de informação eficientes. competitiva da organização; b) Informação estratégica como processo. - conceituar o que é um sistema de informação eficiente e c) - indicar as etapas associadas ao processo de informação competitiva. 3 - Informação estratégica Conceito ampliado de informação estratégica; Visão de futuro: 3. a) explicitar o conceito de um perfil organizacional antecipado; A visão e os autores de informação estratégica, estratégia; A estratégia na visão; Funcionalidade interna; Gestão considerando os vários sistêmica. aspectos relevantes para a vantagem competitiva; b) expor o conceito de visão de futuro, incluindo a discussão da forma como este conceito é discutido na literatura; c) caracterizar alguns elementos constituintes da visão de futuro. 4 - Sistema de informações como fonte de VC Informações gerenciais e operacionais; Tipos de sistemas de informações gerenciais; A evolução dos sistemas integrados de gestão; Características de um SIG; Importância do ERP para as organizações; ERP como fonte de vantagem competitiva; Desenvolvimento e implantação de sistema de informação. Ferramentas CASE.

4. a) - apontar os tipos de sistemas de informações gerenciais mais comuns e as características principais de cada um deles (SIG, SRG, SAD, SAE,); b) - dissertar sobre a evolução dos sistemas integrados de gestão; c) indicar as características dos softwares de gestão empresarial (ERP) e a sua importância para as organizações; d) - enunciar alguns modos de como o ERP se constitui em fonte de vantagem competitiva para a organização; e) dissertar sobre as fases de desenvolvimento e implantação de um sistema de informação.

5 - Sistema de informações excelente 5. a) expor por que o PNQ PNQ Como referencial de excelência. Breve revisão dos pode ser considerado como um Fundamentos de excelência do PNQ; Excelência em Gestão do referencial de excelência; b)

conhecimento e Análise. Gestão das informações.

apontar os fundamentos de excelência do PNQ; c) descrever a estrutura de critérios do PNQ e d) citar os sub-critérios ou itens do critério Gestão do conhecimento e Análise.

6 - Gestão do capital intelectual Capital intelectual. A gestão de marcas e patentes.

6. a) - conceituar capital intelectual, suas características e importância para a organização; b) - mencionar a forma como o capital intelectual pode ser gerido; c) - situar a importância da gestão de marcas e patentes para a organização.

7 - Monitoração ambiental 7. descrever a importância e Monitoração ambiental: conceito e importância. Monitoração da as características da estratégia de posicionamento. Monitoração da estratégia monitoração ambiental. competitiva. Monitoração da qualidade do negócio. Gestão da monitoração ambiental. 8 - Análise crítica do desempenho global 8. a) apontar os aspectos mais Análise crítica do desempenho global da organização. relevantes associados à Resultados da organização. Sistema de indicadores. análise crítica do desempenho global da organização; b) descrever as etapas principais para a construção de um sistema de indicadores.

V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Estratégicas de Trabalho

Competências a desenvolver



As aulas deverão ser, predominantemente, expositivas, com  apoio de material de leitura previamente preparado/selecionado para cada aula. 



Discussão em classe com relação à vivência dos alunos com relação a cada tópico; 



Deverão ser, sempre, sugeridos adicionais, como forma de desenvolvimento pessoal dos alunos

materiais de leitura estimular/orientar o 



visão holística das organizações interdisciplinaridade que a gestão administrativa requer aspectos relevantes da gestão da administração envolvendo o fator humano aspectos relevantes da gestão da administração referentes ao novo ambiente de negócios aspectos relevantes da gestão da administração com respeito à cidadania e responsabilidade social.

V – AVALIAÇÃO Avaliação • Serão respeitados os critérios de avaliação/aprovação definidos pela Universidade. • Todas avaliações deverão ser consideradas como "mais uma" oportunidade de aprendizagem, motivo pelo qual serão incentivadas a provas com consulta a materiais escritos, desde que as questões formuladas sejam instigadoras de pesquisas. • Visando estimular os trabalhos em equipe, deverão ser realizadas provas em duplas, desde que as questões formuladas sejam apropriadas para discussão e tomada de decisões em duplas.

Competências a desenvolver  Senso crítico e capacidade de contextualização  Trabalho em equipe  Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas  Comunicação e expressão

VI – BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica: MEIRELES, M. Sistemas de Informação: quesitos de excelência dos sistemas de informação operativos e estratégicos. 2.ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2004. Bibliografia Complementar: CARVALHO, G. M. R. & TAVARES, M. S.. Informação & Conhecimento: uma abordagem organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. DAVENPORT, T. H.. Ecologia da Informação. São Paulo: Futura, 1998. FELICIANO, A.N.; SHIMIZU, T. Sistemas flexíveis de informação. São Paulo: Makron, 1996 FNQ. Planejamento do Sistema de Medição do Desempenho Global. São Paulo: FNQ, 2001. FNQ. Critérios de excelência. São Paulo: PNQ, 2006 FURLAN, J.D. Modelagem de Negócio. São Paulo: Makron, 1997. GOMES, E.; BRAGA, F.. Inteligência Competitiva. São Paulo: Campus, 2002. HRONEC, S. Sinais Vitais. São Paulo: Makron. 1994. KIM, W. C. ; MAUBORGNE, Renée. Inovação e valor a lógica estratégica do alto crescimento. In: HBR. Estratégias para o crescimento. Rio de Janeiro: Campus, 2000 (p.31-56) MARTINS, R.A. Sistemas de medição de desempenho: um modelo para estruturação do uso. São Paulo,. Tese (doutorado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 1999. MCGEE, J.;PRUSAK, Laurence. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994. MOURA, L.R. Gestão integrada da informação: proposição de um modelo de organização baseado no uso da informação como recurso de gestão empresarial. São Paulo: USP, 1999 (dissertação de mestrado). ZACCARELLI, S.B. Estratégia moderna nas empresas. São Paulo: Zarco, 1996.

Related Documents

De
November 2019 92
De
November 2019 101
De
May 2020 87
De
June 2020 79
De
June 2020 68
De
July 2020 56

More Documents from "Patrick Johnston"

December 2019 10
April 2020 17
December 2019 8
December 2019 12
2009-1 Provas 6-7 S
April 2020 8