CURSO DE MONITOR NIVEL 1 AULA 8 Nesta aula vamos dar uma visão geral do cinescópio, ou CRT.
Este componente também é popularmente chamado de tubo de imagem. Este componente ainda é a única válvula que restou nos aparelhos de Tv e monitores, sendo o resto do aparelho todo de estado sólido (transistores e integrados). Todo tubo de imagem deve ser alimentado com alta tensão, esta alta tensão deve ser em torno de 24kv para tubos de 14”. Você pode ver na figura o primeiro fio a direita, o fio mais grosso do flay-back, vai ao tubo através de uma chupeta. Esta tensão é chamada de MAT. Quanto maior o MAT, mais brilho na tela. Se por algum motivo a alta tensão diminuir, o brilho na tela também vai diminuir. O próximo fio é a grade 3, responsável pelo foco, é o fio médio do fly-back. Esta tensão fica em torno de 6KV, (seis mil volts) mas pode ser regulada para se obter uma focalização perfeita para cada tipo de tubo. O ajuste do foco é feito no potenciômetro de cima do fly-back. O próximo fio é o screen (grade 2). Quanto maior a tensão de screen, maior o brilho na tela. O ajuste do screen é feito no potenciômetro de baixo do flyback. A tensão de screen varia de 250V a 450v dependendo do monitor. Temos a grade 1 que pode ser ligada a massa ou a uma pequena tensão negativa de –10 a – 30v. Temos também dois terminais que correspondem ao filamento. O filamento possui baixa resistência e acende como uma lâmpada. A função do filamento é aquecer o tubo e é alimentado com 6,3v corrente contínua. Se a tensão de filamento diminuir por algum motivo, o brilho da tela também vai diminuir. Os defeitos mais comuns de filamento são capacitor eletrolítico esgotado, mal contato em soldas, soquete com problema ou diodo em curto.
CURSO DE MONITOR NIVEL 1 Finalmente temos os três catodos R, G,B (vermelho, verde, azul). Ao contrário do screen, o catodo aumenta o brilho na tela conforme a tensão aplicada a eles diminui. No cinescópio acima a tensão normal dos 3 catodos é 70V para cada um, então se tivermos os 3 catodos R,G,B com 100v em cada um deles teremos a tela do monitor completamente apagada. Se diminuirmos a tensão do catado R para 70V, teremos a tela somente com vermelho , se diminuirmos também o G para 70V teremos uma tela amarela. Note que somente o azul está ausente pois o mesmo está com 100v. Também é importante lembrar que 70V é uma tensão aproximada e nem todos os catodos trabalham com tensões exatemante iguais, exemplo 68V, 70V, 73V. O ajuste é feito através de trimpots ligados aos transistores de sáida R G B. Fazendo um teste com um monitor com tela escura. Neste caso vamos fazer um orçamento de um monitor com a tela totalmente escura Não sabemos se o tubo está bom nem onde está o defeito. Observando o filamento,notamos que o mesmo acendia com boa intensidade. Medindo a tensão no filamento, encontramos a mesma normal. Medindo o screen encontramos o mesmo com 300v,aumentamos um pouco o screen mas o brilho não apareceu. Pegamos um resistor de10k x 3w e ligamos do catodo R até a massa onde o vermelho apareceu forte na tela. Colocamos o resistor no G e apareceu o verde. Por fim colocamos no B e o azul apareceu também. Note que os três canhões tiveram o mesmo brilho indicando que não havia nenhum deles enfraquecidos. Com isso provamos que o tubo estava bom, e o fly-back também, pois havia alta tensão e o quadro esta inteiro aberto. O defeito ficou isolado na saída RGB ou circuito de vídeo.
CURSO DE MONITOR NIVEL 1 Questionário 1- Que cor teremos na tela com as seguintes tensões: B = 70V, G = 120V, R = 120V ?
2- Que cor teremos na tela com as seguintes tensões: B = 120V, G= 65V, R = 65V ?
3- Quais os principais causas de defeitos nas tensões de filamento ?
4 – Como ficara a tela com as seguintes tensões: B = 120V G = 120v R = 120V, screen = 0v ?
5 – Um monitor possui as seguintes tensões R = 70, B = 70 e G = 62v Porém o monitor não tem verde. Onde está o defeito ?