Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) Como trabalhar TOD na escola? Advertir comportamentos com calma
Quando o aluno quiser adotar comportamentos que chamem a atenção, a melhor maneira é não o repreender na frente dos coleguinhas. Ao adverti-lo, faça da maneira firme e nunca o coloque em uma situação de constrangimento. É importante que você estimule a amizade da criança. Quando a criança é contrariada, ela pode agir de forma mais ríspida e agressiva. Nesse momento a melhor forma de lidar com isso é se aproximar da criança, segurar-lhe as mãos, agachar-se junto dela e falar de maneira calma e firme para que a criança perca a coragem de prosseguir com o ato pensado anteriormente. É aconselhável nunca debater com o pequeno para evitar situações que só trarão muito desgaste aos dois, principalmente a você.
Inclusão total da criança Se a criança com TOD agir de maneira inadequada, não faça como muitos profissionais fazem erroneamente: isolamento. A solução é chamá-la para ser ajudante de turma ou pedir ajuda a ela para fazer parte de alguma brincadeira.
Comportamento Quando o seu aluno necessitar de ajuda por tempo prolongado para melhorar o comportamento, tente estabelecer um contrato de comportamento. Se o seu aluno falha em realizar o objetivo da aula ou da atividade, tente aumentar o imediatismo dos prémios e das consequências. Caso o seu aluno tem dificuldade em manter a atenção por longos períodos de tempo tente fazer curtas pausas entre os trabalhos.
Humor/Socialização Se o seu aluno estiver confuso sobre os comportamentos sociais corretos, tente estabelecer metas de comportamento social com o estudante e faça um programa de premiações.
Em caso de baixa autoconfiança, tente elogiar o comportamento e o trabalho positivos; dar ao aluno a oportunidade de agir em papel de liderança. Se o seu aluno não trabalha bem com os outros, tente encorajar as tarefas cooperativas de aprendizado.