Transtorno Opositivo Desafiador - Orientação Professor.docx

  • Uploaded by: caroline
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Transtorno Opositivo Desafiador - Orientação Professor.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 312
  • Pages: 2
Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) Como trabalhar TOD na escola?  Advertir comportamentos com calma

Quando o aluno quiser adotar comportamentos que chamem a atenção, a melhor maneira é não o repreender na frente dos coleguinhas. Ao adverti-lo, faça da maneira firme e nunca o coloque em uma situação de constrangimento. É importante que você estimule a amizade da criança. Quando a criança é contrariada, ela pode agir de forma mais ríspida e agressiva. Nesse momento a melhor forma de lidar com isso é se aproximar da criança, segurar-lhe as mãos, agachar-se junto dela e falar de maneira calma e firme para que a criança perca a coragem de prosseguir com o ato pensado anteriormente. É aconselhável nunca debater com o pequeno para evitar situações que só trarão muito desgaste aos dois, principalmente a você.

 Inclusão total da criança Se a criança com TOD agir de maneira inadequada, não faça como muitos profissionais fazem erroneamente: isolamento. A solução é chamá-la para ser ajudante de turma ou pedir ajuda a ela para fazer parte de alguma brincadeira.

 Comportamento Quando o seu aluno necessitar de ajuda por tempo prolongado para melhorar o comportamento, tente estabelecer um contrato de comportamento. Se o seu aluno falha em realizar o objetivo da aula ou da atividade, tente aumentar o imediatismo dos prémios e das consequências. Caso o seu aluno tem dificuldade em manter a atenção por longos períodos de tempo tente fazer curtas pausas entre os trabalhos.

 Humor/Socialização Se o seu aluno estiver confuso sobre os comportamentos sociais corretos, tente estabelecer metas de comportamento social com o estudante e faça um programa de premiações.

Em caso de baixa autoconfiança, tente elogiar o comportamento e o trabalho positivos; dar ao aluno a oportunidade de agir em papel de liderança. Se o seu aluno não trabalha bem com os outros, tente encorajar as tarefas cooperativas de aprendizado.

Related Documents


More Documents from "XitlalliReyes"