Trabalho de História Temas: Semana da Arte Moderna e A Revolução de 1930
A Semana de Arte Moderna
A
Semana de Arte Moderna representou uma renovação de linguagem, na busca de experimentar, uma liberdade de criar uma ruptura com o passado, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo.
A
Semana de Arte Moderna ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais no Brasil.
No
Teatro Municipal de São Paulo, foi onde ocorreu a semana de exposição e apresentação das obras.
A
semana não foi muito bem compreendida em sua época, foi um grande alvo de críticas da sociedade.
Seu
objetivo era renovar a arte brasileira, deixando de ser influenciada pelos padrões estéticos tradicionalistas europeus.
Destaques na Literatura • Oswald de Andrade
• Mario de Andrade
Manuel
Bandeira
Destaques na Pintura Di
Cavalcanti
Anita
Malfatti
Tarsila
do Amaral
Destaques na Música Villa-Lobos
com a Bossa Nova
As Eleições de 1930
A ruptura do café-com-leite Minas x São Paulo
O café nesta época estava sendo produzido excessivamente, o governo começou comprar os cafés e estocando-os para não perder, para mais tarde quando fosse estabelecida a crise voltaria a vender grandes quantidades de cafés, mas com o governo comprando os cafés os produtores não sabiam e eles estavam pretendendo expandir as lavouras, mas se continuasse assim traria muitos problemas mais pra frente. Assim surgindo o Instituto do Café de São Paulo, armazenando os cafés comprados para o estoque. Essa política foi interrompida pelo fato dos paulistas não apoiarem os mineiros, tendo em vista que era a vez deles comandarem. Assim houve uma revolução, a chamada revolução de 1930, na qual os paulistas foram tirados do poder, e dando um fim a república velha, e o Brasil sendo governado pelo gaúcho Getúlio Vargas.
A Aliança Liberal
A Aliança Liberal foi uma aliança política efetuada em 1929 no Brasil, que era os opositores à candidatura de Júlio Prestes para a presidência da república. Devido a política do café-com-leite, ora era Minas no poder, ora era São Paulo, ouve algumas fraudes e manipulações (como o coronelismo), e quem fraudava sempre vencia, pois não havia adversário que pudesse combater contra à mesma altura. No fim da candidatura do atual presidente da época, Washington Luis contrariou o esquema e indicou Júlio Prestes para o suceder. Assim Minas Gerais rompe com o Partido Republicano Paulista e apóiam a candidatura de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. Com medo de uma possível derrota aliaram-se com outros estados como o Rio Grande do Sul. Mas em 1929 Antônio Carlos Ribeiro de Andrada cede sua candidatura ao gaúcho Getúlio Dornelles Vargas. Se juntaram a Paraíba, e com um partido rival do Partido Republicano Paulista.Assim formando a Aliança Liberal.
Alunos: Izabelly
Labegalini nº 14 José Eduardo La Serra nº 16 Maria Victória Giglio nº 27 Polyana Fernandes nº 31