Trabalho De História

  • Uploaded by: professorfabio
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Trabalho De História as PDF for free.

More details

  • Words: 490
  • Pages: 18
Trabalho de História Temas: Semana da Arte Moderna e A Revolução de 1930

A Semana de Arte Moderna

A

Semana de Arte Moderna representou uma renovação de linguagem, na busca de experimentar, uma liberdade de criar uma ruptura com o passado, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo.

A

Semana de Arte Moderna ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais no Brasil.

 No

Teatro Municipal de São Paulo, foi onde ocorreu a semana de exposição e apresentação das obras.

A

semana não foi muito bem compreendida em sua época, foi um grande alvo de críticas da sociedade.

 Seu

objetivo era renovar a arte brasileira, deixando de ser influenciada pelos padrões estéticos tradicionalistas europeus.

Destaques na Literatura • Oswald de Andrade

• Mario de Andrade

 Manuel

Bandeira

Destaques na Pintura  Di

Cavalcanti

 Anita

Malfatti

 Tarsila

do Amaral

Destaques na Música  Villa-Lobos

com a Bossa Nova

As Eleições de 1930

A ruptura do café-com-leite Minas x São Paulo





O café nesta época estava sendo produzido excessivamente, o governo começou comprar os cafés e estocando-os para não perder, para mais tarde quando fosse estabelecida a crise voltaria a vender grandes quantidades de cafés, mas com o governo comprando os cafés os produtores não sabiam e eles estavam pretendendo expandir as lavouras, mas se continuasse assim traria muitos problemas mais pra frente. Assim surgindo o Instituto do Café de São Paulo, armazenando os cafés comprados para o estoque. Essa política foi interrompida pelo fato dos paulistas não apoiarem os mineiros, tendo em vista que era a vez deles comandarem. Assim houve uma revolução, a chamada revolução de 1930, na qual os paulistas foram tirados do poder, e dando um fim a república velha, e o Brasil sendo governado pelo gaúcho Getúlio Vargas.

A Aliança Liberal











A Aliança Liberal foi uma aliança política efetuada em 1929 no Brasil, que era os opositores à candidatura de Júlio Prestes para a presidência da república. Devido a política do café-com-leite, ora era Minas no poder, ora era São Paulo, ouve algumas fraudes e manipulações (como o coronelismo), e quem fraudava sempre vencia, pois não havia adversário que pudesse combater contra à mesma altura. No fim da candidatura do atual presidente da época, Washington Luis contrariou o esquema e indicou Júlio Prestes para o suceder. Assim Minas Gerais rompe com o Partido Republicano Paulista e apóiam a candidatura de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. Com medo de uma possível derrota aliaram-se com outros estados como o Rio Grande do Sul. Mas em 1929 Antônio Carlos Ribeiro de Andrada cede sua candidatura ao gaúcho Getúlio Dornelles Vargas. Se juntaram a Paraíba, e com um partido rival do Partido Republicano Paulista.Assim formando a Aliança Liberal.

Alunos:  Izabelly

Labegalini nº 14  José Eduardo La Serra nº 16  Maria Victória Giglio nº 27  Polyana Fernandes nº 31

Related Documents

Histria Me Absolcera
November 2019 39
Trabalho
November 2019 62
Trabalho
April 2020 60
Trabalho
December 2019 59
Trabalho
November 2019 63

More Documents from ""

June 2020 1
June 2020 1
April 2020 2
June 2020 2