Tonal Ida Des E Escalas

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tonal Ida Des E Escalas as PDF for free.

More details

  • Words: 568
  • Pages: 3
TONALIDADES E ESCALAS As 7 notas da música, dispostas progressivamente, com a duplicação da primeira, formam uma escala diatónica.

Cada nota da escala denomina-se grau. Na escala diatónica maior, a distância entre duas notas adjacentes é de 1 tom, excepto entre o 3º e o 4º e entre o 7º e o 8º graus, que é de meio tom (ou semitom). Assim, de mi para fá e de si para dó só existe uma distância de meio tom. A escala constitui a base tonal (melódica e harmónica) de uma dada tonalidade. Exemplo: com as notas da escala de Dó maior constrói-se um trecho na tonalidade de Dó maior. ORDEM DOS SUSTENIDOS E DOS BEMÓIS A ordem dos sustenidos é a seguinte: começando em fá#, cada sustenido seguinte fica uma 5ª Perfeita acima; a ordem dos bemóis inicia-se em sib e cada bemol seguinte fica uma 5ª Perfeita abaixo:

ARMAÇÃO DE CLAVE •

A escala de Dó maior não tem qualquer alteração (sustenido ou bemol) na armação de clave (alterações fixas que se escrevem a seguir à clave).



A escala de Fá maior tem um bemol (sib) na armação de clave. Mas é uma excepção, uma vez que as restantes escalas com bemóis possuem a designação de “bemol” no seu nome. Por exemplo, a escala de Si bemol maior tem dois bemóis na armação de clave.

1



À excepção das escalas de Fá maior e Dó maior, todas as outras escalas sem a designação bemol no seu nome possuem sustenidos na armação de clave. Por exemplo, a escala de Ré maior tem dois sustenidos na armação de clave. REGRA: nas escalas com bemóis, o penúltimo bemol corresponde ao nome da

escala: Por exemplo, a escala de Mi bemol maior possui 3 bemóis na armação de clave (sib, mib e láb). Esta regra só não se aplica à escala de Fá maior (que só tem sib).

REGRA: nas escalas com sustenidos, o último sustenido corresponde à sensível (7º grau): Por exemplo, a escala de Lá maior possui 3 sustenidos na armação de clave (fá#, dó# e sol#).

ESCALAS RELATIVAS As escalas que se escrevem com a mesma armação de clave denominam-se escalas relativas. Cada escala maior tem a sua relativa menor, e vice-versa. A tónica da escala menor encontra-se uma 3ª menor abaixo da tónica da sua relativa maior. Por seu lado, a tónica da escala maior encontra-se uma 3ª menor acima da tónica da sua relativa menor. Exemplos: Dó maior tem como relativa Lá menor; Lá menor tem como relativa Dó maior; Mi maior tem como relativa Dó# menor; Fá# menor tem como relativa Lá maior.

2

ESCALAS MENORES (NATURAL, HARMÓNICA E MELÓDICA) As escalas menores podem ter três variantes: natural, harmónica e melódica. A escala menor natural não tem qualquer alteração para além daquelas que estão determinadas na armação de clave. Por exemplo, a escala de Lá menor natural:

A escala menor harmónica possui o 7º grau alterado ascendentemente, tornando-se numa sensível:

Desta forma, o 6º grau fica a uma 2ª aumentada do 7º grau, intervalo este que lembra um ambiente musical árabe.

A escala menor melódica possui o 6º e 7º graus alterados ascendentemente, na escala ascendente, sendo tais alterações anuladas na escala descendente:

Desta forma, na escala ascendente existe sensível, mas desfez-se o intervalo de 2ª aumentada. Na escala descendente, a tensão da sensível não existe e a escala corresponde à menor natural.

3

Related Documents

Tonal Ida Des E Escalas
November 2019 9
Human Ida Des
November 2019 13
Curios Ida Des
June 2020 10
Curios Ida Des Passado
December 2019 14
Nov Ida Des
May 2020 9
Human Ida Des
November 2019 16