MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS EM CT&I NO PORTAL INOVAÇÃO Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi,
[email protected] Carlos Roberto Massao Hayashi,
[email protected] Universidade Federal de São Carlos / Departamento de Ciência da Informação Márcia Regina da Silva,
[email protected] Centro Universitário “Barão de Mauá” - Ribeirão Preto – SP
RESUMO
Grupos por área de conhecimento
www.portalinovacao.info 40
28 Número de grupos
30 17
20
15
13
10 0
Educação
Administração Saúde Coletiva
Sociologia
Ciência da Informação
Áreas de conhecimento
Grupos por UF
Currículos +570 mil
0
Empresas ou Unidades
Espaço de Interação
Ambiente Empresa
Portal Inovação
SP RS RJ PR MG SC DF BA CE PB PE MS GO RN MG PR
10
1 1 1
2 2
3 3
20
12
10
5
15 14
30
40
60
50
32
26
17
50
Empresas ofertantes Demanda
Grupos Grupos 1 +19,5 mil
Instituições Instituições P&D
de P&D
+2 mil
OFERTANTES TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Experiências em cooperação Capacitação de Pessoal Capacitação Tecnológica Importações substituíveis Apoio à Exportação
Empresas Ofertantes Em 2005...
Especialistas por UF 25
25
20 Quantidade
Currículos
Quantidade
Dirigentes Inst. P&D
Estado
Comunidade Técnicocientífica Plataforma Lattes
Educação, ciência e tecnologia são constituintes indissociáveis de um sistema de inovação e desenvolvimento. Neste trabalho enfoca-se a importância dos sistemas de informação, portais e vortais de CT&I para a identificação de competências em CT&I e para a construção de políticas em ciência, tecnologia e inovação no país contribuindo, assim, para o avanço do conhecimento e desenvolvimento científico e tecnológico do país. A pesquisa foi realizada com uma revisão de literatura sobre sistemas de informação, portais e vortais em CT&I. Em seguida abordou-se o uso do Portal Inovação para o mapeamento de competências em CT&I, com base em uma investigação realizada nas áreas de Educação e Ciência da Informação que foram escolhidas tendo em vista os seus enfoques multidisciplinares e suas interfaces com a Ciência, Tecnologia e Inovação. Os resultados obtidos na pesquisa propiciaram uma reflexão mais geral sobre o potencial desse sistema de informação em CT&I para o mapeamento de competências em ciência, tecnologia e inovação no país.
33
Diretório de Oportunidades
14
15
11
11 8
10
5
4
5 0
SP
RJ
SC
RS
MG
PR
DF
3 BA
3
2
CE
GO
1 PE
Estados
Especialistas por área de titulação
Área de titulação
Palavras-chave ciência, tecnologia, inovação, ct&i, competências, portal inovação
Identificação de competências em CT&I nas áreas de Educação e Ciência da Informação • Hayashi, Silva, Hayashi, Ferreira Jr. e Faria (2005) identificaram as competências informacionais necessárias para a gestão de informações científicas e tecnológicas nas áreas de Educação e Educação Especial. • Hayashi, Faria, Hoffmann, Hayashi e Ferraz (2005) abordando a construção de indicadores de CT&I, mapearam as atividades científicas, tecnológicas e de inovação do pólo tecnológico de São Carlos através do levantamento de dados concernentes à produção científica e tecnológica de pesquisadores locais (banco de patentes do INPI e a Web of Science). • Identificamos as competências em CT&I nas áreas de Educação e Ciência da Informação utilizando como fonte de informação para a coleta de dados o Portal Inovação. • A pesquisa teve caráter exploratório e de levantamento e foi realizada no Portal Inovação, no final de outubro/2005, utilizando-se os seguintes termos de busca: ciência, tecnologia, inovação, grupos de pesquisa, educação, ciência da informação. • Os resultados mostraram um total de 194 grupos de pesquisa, distribuídos em 33 áreas de conhecimento pertencentes a 16 unidades da federação. Com relação aos recursos humanos há 87 especialistas distribuídos em 19 áreas de titulação pertencentes a 11 unidades da federação. • As temáticas mais freqüentes são: informação, tecnologia, educação, ciência, pesquisa, gestão, ensino, desenvolvimento, política, inovação. Constatou-se também que nenhum dos grupos de pesquisa interage com empresas. • As informações obtidas na consulta ao Portal Inovação permitiram delinear o perfil destes grupos (gráficos).
A dministração Educação Engenharia de P ro dução So cio lo gia Saúde Co letiva Co municação Enfermagem Eco no mia Ciência e Tecno lo gia de A limento s Engenharia M ecânica Educação Física Engenharia Civil Lingüística Ciência da Co mputação A ntro po lo gia Ciência P o lítica P arasito lo gia P sico lo gia Física
0
1 1 1 1 1 1 1 1
2 2 2
5
3 3
4
12
9
7
8
12
14
15
16
20
Quantidade
O Portal Inovação: potencial de uso mapeamento de competências em CT&I
Essa tela apresenta os resultados da busca com registros de Especialistas, Grupos e Empresas, pode-se selecionar os registros escolhidos clicando na pasta aberta.
As seleções de especialistas, grupos ou empresas de interesse do usuário são marcadas durantes as consultas. Ao solicitar “ver Selecionados” verá apenas os marcados.
Especialistas, grupos de pesquisa e empresas ofertantes podem ser classificados por diversos critérios. Ex: por área (ou setor) de expertise, região/UF ou por formação
Os resultados das consultas podem ser salvos em “Favoritos” sempre que o usuário desejar.
Pode-se visualizar o resumé dos selecionados. Pode ainda refinar a busca utilizando recursos de Filtros e outros termos da Busca.
Fonte: Pacheco, Roberto; Kern, Vinicius. Instituto Stela e Portal Inovação: http://www.portalinovacao.info/.
para
• Os resultados das competências em CT&I nas áreas de Educação e Ciência da Informação obtidas no Portal Inovação apontaram que há um considerável contingente de grupos de pesquisa e especialistas que têm importantes contribuições a oferecer no cenário do desenvolvimento científico e tecnológico do país. • Por se tratar de pesquisa de levantamento de caráter exploratório e devido ao lançamento recente do Portal ainda não foi possível explorar com mais profundidade o nível de informações obtidas a respeito desses grupos e especialistas. • Em uma primeira aproximação os dados obtidos revelam a potencialidade do Portal de Inovação: análises a respeito da produção científica vinculada aos especialistas e grupos de pesquisa; a sua distribuição no país; às temáticas abordadas oferecidas no perfil dos especialistas e dos grupos de pesquisa e a interação com as empresas. • Com base na lista de palavras-chaves fornecidas pelo Portal é possível realizar estudos prospectivos sobre as áreas de conhecimento e atuação emergentes; áreas que apontam para uma possível saturação; as tendências mais significativas no âmbito da produção de conhecimento no país. • Finalmente, considera-se que essas iniciativas, como a do Portal de Inovação, devem ser incentivadas e reproduzidas no país, seja na esfera pública como na esfera privada, no sentido de contribuir não só para o mapeamento das competências instaladas, mas, principalmente, para promover a cooperação e competência nacional em ciência e tecnologia e a comunidade empresarial e dar visibilidade ao conhecimento científico e tecnológico e aos processos inovadores aqui produzidos.