Tiago Aeiou - As Vogais

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tiago Aeiou - As Vogais as PDF for free.

More details

  • Words: 1,362
  • Pages: 21
O Tiago tem a mania de contar histórias só com palavras começadas por vogais, ou seja, só com palavras começadas por a e i o u. Por isso todos lhe chamam o Tiago aeiou.

Quando está ao pé de uma árvore, o Tiago só pensa em histórias com

ás; quando vai ao Jardim Zoológico e vê éguas, inventa logo uma história com és; no Inverno só dá importância a aventuras com is; quando põe óculos quer ouvir contos com ós e quando come uvas só se interessa por us.

No outro dia, andava a assobiar de mãos nas algibeiras e a imaginar frases só com palavras começadas por a : anão azul adormeceu algibeira Ana ave apressada atravessou Austrália

alguém apanhou ananás amarelo De repente, teve uma excelente ideia: -Desta vez, vou inventar uma história só com palavras começadas por ás, és, is ós e us, mas todas misturadas. Deve ser muito, muitíssimo mais divertido. Sentou-se à sombra de uma amendoeira a pensar na sua nova invenção, mas como estava ao pé de uma árvore, só lhe vinham à cabeça palavras começadas por á. Então levantou-se e foi saltar ao pé-coxinho. No caminho encontrou a sua amiga Sara, que estava a jogar à bola. -Olá Sara! -disse o Tiago. Queres ajudar-me a inventar uma história só com palavras começadas por ás, és, is, ós, us, todas misturadas ? -Quero, pois! -disse logo a Sara que gosta muito de histórias. Começo eu.

Começou então a contar:

O Ursinho ia a andar e encontrou um Anão a olhar um avião.

-Olá! -Olá! Um Anão, um avião ... e o aviador onde está? -O aviador, ou está escondido ou está adormecido aí algures. Olha, ali, encostado àquela árvore, a alta... Ursinho olhou admirado. -É um embrulho e é enorme.

Alegres, Ursinho e Anão apressaram-se a abrir o embrulho. Apareceu-lhes um elefante azul e um iô-iô amarelo. O Elefante era engraçadíssimo estava a almoçar abóboras. Anão aproveitou, agarrou o iô-iô, imaginou uns ares importantes e atirou o iô-iô. Atrapalhou-se e o iô-iô enrolou-se em Anão.

Entretanto Ursinho espreitou o elefante e achou uma algibeira, onde estava um envelope escrito a encarnado. Ursinho estava admiradíssimo: -Algibeiras em elefantes ??... Aqui, a Sara resolveu interromper a história, para fazer uma proposta: -Ó Tiago, a nossa história está gira, mas não achas que podia ficar ainda mais gira, se nós também utilizássemos palavras começadas por consoantes ? O Tiago, que tem a mania do a e i o u, não gostou muito da ideia, mas depois pensou que realmente também ele estava com pouca imaginação para histórias só com ás, és, is, ós e us; então, concordaram em continuar a história com todas as palavras que lhes apetecessem, começadas por a e i o u, ou por

b

c

d

f

g

h

j

k

l

m

n

p

q

r

s

t

v

x

w

z

Desta vez, foi o Tiago quem continuou a história. Fê-lo assim: O envelope escrito a encarnado era dirigido ao Circo Kanguru. Circo Kanguru? Anão e Ursinho estavam cada vez mais curiosos e não resistiram à tentação de abrir o envelope, para ver o seu conteúdo. Lá dentro havia, nada mais nada menos, que uma carta também escrita a encarnado. Esta pessoa deve gostar muito de encarnado - pensou Ursinho. De repente, lembrou-se: Anão, não devíamos ler esta carta, ela não é para nós, é para o tal circo Kanguru. -Tens razão -disse o Anão. Mas temos de saber quem é este elefante e qual vai ser o seu destino. Não o podemos deixar aqui sózinho dentro dum caixote.

Resolveram então ler a carta, que dizia assim: Amigos do Circo Kanguru Tratem bem do meu elefante azul, ainda é pequeno mas já come muito. Ele gosta de abóboras e também de batatas e cenouras. Todas as tardes, ajudem-no a treinar o número do iô-iô amarelo. Devo chegar aí na sexta-feira. Desejo que os ensaios corram o melhor possivel. Guilherme

Ursinho e Anão estavam tão entretidos a ler a carta que nem ouviram aproximarse deles o aviador. Tinha ido procurar gasolina, pois a do avião estava quase a acabar, e ele não queria ficar a meio do caminho. Olá, quem são vocês? perguntou o aviador. Anão e Ursinho apanharam um susto. Por um momento

pensaram que o elefante azul estava a falar, o que seria muito esquisito pois os elefantes azuis não falam. -Eu sou Ursinho. -Eu sou Anão. E tu deves ser o aviador, que vinha a conduzir este avião, que levava aquele embrulho para o elefante azul e o iô-iô amarelo para o circo Kanguru. -Isso mesmo, advinhaste - disse o aviador. Mas ainda não sabem tudo. O Circo Kanguru chama-se assim, porque anda sempre aos saltos como o Kanguru; sempre a pular de uma cidade para outra e de outra para outra. Agora, durante uns meses, está num país que fica do outro lado do mar. Ainda é longe, vou mostrar-vos no mapa.

Ursinho e Anão pensaram os dois no mesmo: tinham de ir conhecer o Circo Kanguru. -Se vocês não tiverem medo de andar de avião -disse-lhes o aviador-podem vir comigo. Fazem-me companhia na viajem e vamos os três entregar o elefante azul e conhecer o circo. À hora do jantar já estamos outra vez de volta. O que é que acham ?

Anão deu pulos de alegria e exclamou: -Por mim , partimos já! Ursinho deu pulos de alegria e exclamou: -Senhor aviador, pode descolar! Meteram-se no avião e lá foram

muito

contentes até ao sítio onde estava instalado o circo, com as suas tendas e as suas roulottes.

E chegaram mesmo em boa altura, pois todos os artistas do circo iam ensaiar os seus números, tal e qual como se estivessem a fazer um espectáculo para o público.

O aviador, Anão e Ursinho, depois de terem ido levar o elefante azul a conhecer os outros elefantes do circo, sentaram-se muito quietinhos nas cadeiras da frente à espera que o espectáculo começasse. Nisto, uma música começou a tocar, apagaram-se as luzes, apenas uma ficou a iluminar o meio da pista e entrou o apresentador. -Senhoras e Senhores, bem-vindos ao Circo Kanguru. Vamos dar início ao nosso maravilhoso espectáculo com a actuação de Ema, a avestruz equilibrista.

Que grande equilibrista era a avestruz! Lá andou ela em cima do arame, de um lado para o outro, primeiro com as duas pernas, depois só com uma, sem nunca se desequilibrar.

A seguir vieram os elefantes. Eram quatro: dois elefantes e dois elefantinhos. Entraram todos em fila, cada um com a tromba enrolada na cauda do companheiro da frente.

Depois foi a vez dos divertidos palhaços.

Ursinho ficou com dores de barriga de tanto rir. Ainda houve trapezistas, leões ...

Era na realidade um circo muito original. Até incluía um coelho branco a fazer truques de ilusionismo com chapéus e cartas de jogar; além de um grupo de anões acrobatas que faziam o pino em cima uns dos outros, davam cambalhotas e saltos mortais.

Quando o ensaio acabou Ursinho estava cheio de fome. Lembrou-se logo que, em sua casa, estava quase na hora de jantar.

Hum! Já estou a imaginar uma tigela de mel à minha espera - disse Ursinho para os amigos.

Também para o aviador eram horas de partir. Já tinha entregue o elefante e já se estava a fazer escu

ro,o que tornava mais difícil pilotar o avião.

Anão gostou tanto do circo, que resolveu ficar. Queria aprender a ser acrobata como os outros anões tão pequeninos como ele.

O aviador e Ursinho despediram-se de Anão e dos artistas de circo, cheios de pena de se irem embora, mas já a pensar em voltar outra vez. Sem dúvida era o circo mais fantástico que alguma vez tinham visto. - Adeus Anão.

Adeus a todos.

- Adeus Ursinho. Vem visitar-nos sempre que quiseres.

O Tiago e a Sara acharam que este era um bom fim para a sua história, então resolveram dá-la por acabada. Além do mais, também eles estavam cheios de fome e já só queriam era ir cada um para a sua casa. - Até amanhã, Sara. Havemos de inventar mais histórias. - Até amanhã,

TIAGO AEIOU !

Related Documents

Tiago Aeiou - As Vogais
October 2019 4
Tiago
October 2019 21
Tiago
October 2019 36
Curriculo Tiago
October 2019 16
Treino Das Vogais
May 2020 3
Tiago Ali
November 2019 10