PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ETI ALMIRANTE TAMANDARÉ
TEXTO DE FILOSOFIA Aluno (a):____________________________________________________ / 6º Ano/ Turma:______ Professora: LUCIANA RODRIGUESDisciplina:HISTORIA Valor: Nota Obtida: Data / /2018
AUTOCONHECIMENTO: Aprenda a olhar pra si mesmo. A agitação da vida, as exigências, os desafios a que nos propomos, os medos que enfrentamos, a incerteza do futuro, podem afetar-nos o equilíbrio emocional. Ficamos excessivamente focados no que acontece ao nosso redor e tendemos a perder o contato com o nosso eu interior, pouco a pouco desligamo-nos de nós mesmos. Deixamos de aceder a uma parte da nossa sabedoria. Acredito que todos nos beneficiamos de aprendermos e desenvolvermos a capacidade de olhar para nós mesmos, de saber escutar-nos. Somos corpo, somos mente, somos interação. Importa irmos fertilizando estas três vertentes, e para que isso possa ser realizado é necessário exercitar a autoobservação, contemplação e compaixão. Olhar para o interior de si mesmo. Eu olho para mim, Onde sinto o calor do sol, Onde posso vislumbrar a beleza cintilante das estrelas, Onde posso sentir a leveza da minha respiração, Onde a compaixão cresce, Onde a minha alegria me acalenta o coração, Olho para mim e vejo o reflexo de tantas outras pessoas, Onde se expressam através do meu conhecimento, Onde se misturam com as minhas ambições, Onde se manifestam nos meus sentimentos, Eu olho para a minha força, Sinto-a a vibrar a cada desafio, A crescer na profundidade da minha alma, Eu olho e vejo imensas formas da vida se expressar em mim, Onde posso reconstruir-me a cada decepção, Onde posso relembrar-me das minhas conquistas, Onde posso amar e ser amado, Olho para mim e percebo tudo aquilo que posso realizar, Como é bom olhar para mim e sentir o pulsar da vida, Olhando para mim, sinto-me bem-aventurado, Olhar e poder ver a beleza de estar vivo e poder crescer dentro de mim, Olho e vejo-me a transformar-me na vida e a vida a transformar-se em mim, Eu e a vida somos ambos a mesma coisa, Como é bom olhar-me, ver-me, ver a vida a fluir e eu a fluir com a vida. – Miguel Lucas Avalie as emoções de acordo com as circunstâncias da vida Quando você está a sentir-se para baixo, perceba a relação que existe com os acontecimentos da sua vida, certamente tem uma razão de ser. O que esse abatimento diz acerca daquilo que você valoriza, das suas expectativas, daquilo a que dá significado, das suas necessidades e frustrações? Aceda a esse conhecimento acerca de si mesmo e da sua situação de vida. Entenda que você não é o seu abatimento, que ele se faz sentir em forma de emoção, e que você tem de fazer o trabalho de tradução dessa informação. Celebre esse fato. Depois acione a sua capacidade de melhorar o seu humor, lembre-se da sua força, das coisas boas que permanecem na sua vida.
Isso não resolve o seu problema, mas coloca-o num estado de espírito capacitador. Envolvido nesse espírito caminhe para onde pretende chegar, alcançar ou conquistar. Contemplar a natureza É uma forma de nos conectar com nosso eu interior. Viver uma vida com simplicidade e fugindo da correria e agitação da vida moderna. Contemplo, Fico uno com a natureza, Aproximo-me da sua grandeza, Relativizo as questões da vida, por momentos pertenço a algo grandioso, Inspiro, expiro e vivo um momento encantado, Deslumbro-me, olho para dentro e sinto a liberdade a apoderar-se de cada célula do meu corpo, Um corpo que sente a brisa do vento, que desvenda as nuances das cores, o chilrear dos pássaros, Permaneço imóvel, A tranquilidade é alimento para o espirito, Os pensamentos lentificam-se, Quero ficar ali, simplesmente ficar, Como é bom vivenciar a grandiosidade da unificação com a natureza, Sempre ali, pronta a oferecer a melhor das recordações, Sempre ali ávida para interagir na minha experiência, Inspiro e expiro, A cada momento sou abençoado por algo que me é dado sem ter que dar nada em troca, Mas eu troco, apercebo-me que troco olhares, respirações, sensações que me permitem experienciar algo que não tem preço, Sinto-me leve, livre, energizado e preenchido, Ali fico a contemplar. – Miguel Lucas Sugestões para trazer mais paz para a sua mente:
Escolha com cuidado como usa o seu tempo. Não rumine demasiado nos aspetos negativos. Aproveite uma parte do seu tempo para ficar quieto ou pelo menos fazer algo em que se sinta envolvido e emerso. Um guerreiro, por vezes também tem de baixar a sua espada, também tem de aliviar o peso da sua armadura, também tem de limpar e curar as suas feridas. Regule os seus pensamentos. São os nossos pensamentos que determinam o nosso estado de espírito. Você pode lembrar-se que é capaz de decidir quais os pensamentos a seguir e quais rejeitar. Você não é uma vítima indefesa dos seus pensamentos. Observe-os, sem envolvimento, perceba que são apenas pensamentos que fluem na sua mente. Você é que decide em quais se fixar e quais deixar ir. Simplifique a sua vida. há muitas coisas que pode fazer sem somar responsabilidades desnecessárias à sua vida. Faça as tarefas mais importantes, uma de cada vez, e desfrutar da sua realização. Para experimentar a paz interior, é essencial não congestionar a sua vida com atividades e preocupações desnecessárias.