TESTE Nº 08
“III CONCURSO 2009.2010” Figueira da Foz, 09 de Novembro de 2009 Leia com atenção o teste que vai efectuar e responda com objectividade ás questões colocadas, não responda sim ou não. Desejos de um bom teste.
1 - Um avançado vai isolado para a baliza e ao entrar na área de grande penalidade é agredido por um defesa contrário, fazendo-o perder o domínio da bola. O árbitro apita imediatamente e exibe o cartão vermelho ao jogador defensor. Como deverá recomeçar o jogo se a agressão foi consumada: a) Dando-lhe um pontapé nas pernas. b) Atirando-lhe um objecto á nuca. 2- Um jogador empurrou um adversário pelas costas, mas fê-lo sem querer, isto é, sem qualquer intenção. Poderá, mesmo nestas circunstâncias ser punido pelo árbitro? Porquê? 3 - Numa jogada de contra-ataque, um defesa trava um avançado, fazendo uso das mãos para o agarrar. Que decisão deverá então ser tomada pelo arbitro? 4 - Um jogador entrou de carrinho sobre um adversário. Deverá o arbitro exibir-lhe o cartão amarelo, o vermelho, ou nenhum? 5 - Perto do final do jogo, um jogador cometeu uma falta merecedora de advertência. O árbitro dá a lei da vantagem, mas faz-lhe sinal de que o advertirá na próxima paragem. Acontece que o jogo continuou a decorrer durante alguns minutos, tendo o árbitro, por estar na hora, apitado e dado o jogo por terminado, sem ter tido a oportunidade de fazer a advertência prometida. Uma vez que o jogo terminou, diga se, nestas circunstâncias, o árbitro deve ou não exibir o cartão amarelo ao jogador faltoso, fundamentando a razão da sua resposta. 6 - Um jogador conduz a bola em corrida quando se aproxima um adversário para o desarmar. Então, afasta-se momentaneamente da bola, cerca de 1 metro e é ele que, ombro a ombro, consegue carregar esse adversário, não lhe permitindo assim que lhe tire a bola que ele de imediato volta a conduzir. O árbitro apita e castiga a sua equipa apenas tecnicamente com livre directo. Comente a decisão do árbitro.
Criado por: J. Agostinho
7 - Após a obtenção de um golo, deve permitir-se que os jogadores dêem mostras de contentamento e expressem a sua alegria. Mas os jogadores devem ser advertidos se exagerarem ou se comportarem de forma inconveniente, como por exemplo; Fazer gestos em nítido e claro sinal de troça, ridicularizando os adversários. Indique mais 2 situações passíveis de advertência. 8 - Indique uma infracção técnica punida com um pontapé-livre indirecto que não esteja inserida na Lei 12 e não dê motivo a procedimento disciplinar.
9 - No decorrer do jogo e a contrariar uma sua decisão, vários jogadores rodeiam o árbitro. O número de jogadores não permite ao árbitro identificá-los, pois o procedimento foi colectivo e simultâneo. Como deve proceder o árbitro? 10 - Descreva a situação em que um jogador deva ser expulso por cometer uma falta grosseira. 11 - A Lei 12 refere quatro casos de possíveis faltas cometidas por um jogador sem ser o guarda-redes e que devem ser punidas com um pontapé-livre indirecto. Uma delas é fazer obstrução à progressão de um adversário. Refira as restantes. 12 - Que decisões, técnica e disciplinar, se devem tomar, quando um jogador actue com propósitos injuriosos ou grosseiros. 13 - À equipa adversária será concedido um pontapé-livre directo se, no entender do árbitro, um jogador cometer por negligência, imprudência ou com força excessiva uma das 7 faltas previstas na Lei 12. Diga 3 dessas faltas que estejam inseridas nesse grupo de 7. 14 - Um avançado cai, simulando uma falta praticada por um adversário, tentando desse modo iludir o árbitro. No entanto o jogador não esboçou qualquer protesto de contestação. Como procedia se estivesse a dirigir esse encontro? 15 - Das 7 faltas passíveis de expulsão previstas na Lei 12 cite uma que só pode acontecer estando a bola em jogo. 16 - Na presença de um adversário muito próximo, um jogador defensor apresta-se rapidamente para endossar a bola ao seu guardaredes, o que o levou a levantá-la do pé para a cabeça, consumando assim o passe. Apesar do esforço do seu colega de equipa, este não evitou, mesmo assim, que a bola saísse pela linha de baliza. Como deverá decidir o árbitro? 17 - Qual deve ser o procedimento do árbitro se vários jogadores se tornarem culpados de conduta violenta de tal modo que não consegue identificá-los a todos? Criado por: J. Agostinho
18 - Numa disputa de bola entre dois adversários um deles caiu, ficando com o esférico debaixo de si, enquanto o outro o pretende pontapear. Diga se o lance é passível de punição e nesse caso quem punia? 19 - Indique 4 faltas cometidas por negligência, imprudência ou com força excessiva. 20 - Descreva em que circunstancias um jogador que pratica tacle sobre um adversário deva ser advertido. Concluiu agora mais uma prova, das 27 que certamente terá que realizar; o Núcleo de Árbitros de Futebol da Figueira da Foz, deseja-lhe as maiores felicidades para esta época desportiva. O seu êxito é a nossa satisfação e o sucesso da arbitragem Portuguesa. Receba os nossos cumprimentos.
***********************************************************
Criado por: J. Agostinho