Baseada no meu estudo e também textos de autores diversos, dando destaque à J.E Brow, Wallace Black Elk e Archie Fire Lame Deer.
Na língua lakota chama-se INIPI , que quer dizer : "Deveis purificar-vos". Pode também dizer-se INIUNKAJAKTELO ( vamos orar na tenda do suor ). É conhecida também como TEMASCAL, originada do povo Maia e Tolteca. Entrar numa Tenda do Suor, é nascer de novo, nela ora-se espiritual e mentalmente com o fim de unir o espiritual ao mental.A Tenda do Suor se faz sempre no começo de cada cerimônia. O propósito desta cerimônia é a purificação do corpo, mente, emoções e espirito. É o local onde oferecemos a água de nosso corpo para a Mãe Terra. A tenda é construída diretamente sob a terra, tendo um buraco no centro. A armação da tenda é recoberta por lonas.
Na cerimônia as pessoas reunem-se na fogueira ritual, onde são esquentadas pedras, diretamente no fogo, pelo período de aproximadamente três horas. São feitas evocações, e saudações ao fogo. As pessoas vão entrando em fila na tenda, que já tem uma pedra para dar o pré-aquecimento. É importante lembrar que as pedras guardam registros da Terra.Ao entrar na tenda, cada pessoa passa pelo condutor, que faz evocações e purificações com uma pena, preparando o participante para entrar Ao entrar ajoelhado o participante evoca o mantra: “Por Todas As Nossas Relações”, e ocupa um lugar dentro da tenda, dirigindo-se no sentido horário. Quando todos estão dentro da tenda, o Guardião do Fogo, vai, a pedido do condutor, trazendo as pedras quentes conforme a intenção do trabalho. Após as pedras colocadas no centro da tenda, a porta é fechada, e começam as invocações, jogando água e ervas nas pedras. São invocados os poderes das quatro direções, animais de poder, canções, preces, etc. O vapor começa a subir tomando conta da tenda, elevando a temperatura de forma intensa. Neste momento, através da própria elevação da temperatura do ambiente, as pessoas começam a suar purificando seu corpo, e entram em estado alterado de consciência, podendo receber visões esclarecedoras. Nesta cerimônia podemos sentir que a Terra tem vida. Entrar na tenda é nascer de novo, une-se o espiritual com o mental, aprendemos a abrir o nosso espírito, a ser pacientes.É uma cerimônia de cuidados e purificação.Abre nossos poros para liberar toxinas.
Ela simboliza o retorno ao útero da mãe. Uma tenda do suor, sem a cerimônia é apenas quente. Com a cerimônia estaremos unidos a Terra, nos convertemos em parte integrante da Terra. Na INIPI nos concentramos na purificação do físico, da mente, das emoções, do espírito.Segundo
Black Elk, o ritual contempla todos os poderes do Universo. A Terra e tudo o que dela nasce - A água o fogo e o ar. Do ponto de vista físico, há um componente bioquímico - das altas temperaturas corporais febris, que refletem a reação natural às toxinas - relacionado com o sistema imunológico em ação. As elevadas temperaturas da Tenda, podem imitar essa atividade ou induzí-la . Além do mais, o suadouro pode atuar como procedimento esterilizador, eliminando bactérias e vírus e outros organismos que proliferam à temperatura do corpo, mas sensíveis ao calor. O crescimento de tumores também pode ser inibido quando a temperatura normal do corpo é significativamente elevada.