Slide C.c. Fios Cirurgcos

  • Uploaded by: priscinha_souto1521
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Slide C.c. Fios Cirurgcos as PDF for free.

More details

  • Words: 455
  • Pages: 14
Fios Cirúrgicos & Agulhas Greice Soares de Campos Karen Cristine Cardoso Priscila Rodrigues Souto Thamires kurche Martins

Fios Cirúrgicos História Diversos artigos foram usados ao longo da história, tais como ouro, tendão de canguru, crina de cavalo, tântalo, linho, arame, tecidos intestinal, algodão, seda e no momento presente artigos de origem sintética.

Características que devem ser consideradas Manter a força de tensão por tempo suficiente até que a cicatrização adquira sua própria resistência; Portar-se como material inerente, provocando o mínimo possível de reação tecidual; Tipo de tecido a ser suturado.

CONFIGURAÇÃO FÍSICA Refere-se à composição dos fios quanto aos seus filamentos. Monofilamentar: Constituído de um único filamento Multifilamentar: Várias fibras trançadas ou intercaladas compondo um único fio.

FORÇA DE TENSÃO É a quantidade de peso necessária para ruptura do fio cirúrgico. A força de tensão varia de acordo com o tipo de material de construção do fio cirúrgico.

ELASTICIDADE Capacidade inerente do fio cirúrgico de recuperar a forma e o comprimento originais depois de um estiramento. A elasticidade do fio cirúrgico contribui para diminuir a possibilidade de romper as bordas da incisão cirúrgica.

FIOS CIRÚRGICOS ABSORVÍVEIS Os fios absorvíveis são fagocitados e degradados pelo tecido em que são implantados. Os de origem animal são fagocitados por meio de atividade enzimática durante o processo de cicatrização. Os de origem sintética são hidrolisados quando da reação com as moléculas de água dos líquidos corporais, que se degradam pelos tecidos em cicatrização.

Fios não Absorvíveis São resistentes à digestão enzimática em tecido animal.

ABSORVÍVEIS SINTÉTICOS Fio multifilamento tem uma excelente maleabilidade, tem sido substituto pelos fios de absorção lenta e dos inabsorvíveis.

NYLON Fio de sutura do tipo não absorvível, estéril. Pode ser monofilamentar, traçado ou torcido. O Fio de sutura nylon. O produto atende as especificações estabelecidas pelas Suturas cirúrgicas, Brasileira pela Norma ABNT.

Indicação O fio de sutura de nylon é indicado para o uso em aproximação de tecidos internos ligaduras e suturas da pele, incluindo-se o uso em procedimentos cardiovasculares, oftálmicos utilizando em procedimentos internos.

FIO DE SUTURA DE CATGUT CROMADO

O fio de sutura Catgut Cromado é absorvível estéril. Contém uma solução de sais crômicos para retardar a absorção. O produto atende as especificações estabelecidas para Suturas cirúrgicas absorvíveis e pelas Normas ABNT.

Indicação O fio de sutura de Catgut Cromado é indicado para o uso em aproximação geral dos tecidos suaves e ou ligaduras, incluindo-se procedimentos oftálmicos, mas não deve ser usada em procedimentos cardiovasculares e neurológicos.

AGULHAS CIRÚRGICAS As agulhas têm por função promover a passagem do fio pelo tecido com o menor trauma possível. Classificam-se em: Atraumáticas: Trazem o fio montado, asseguram fácil penetração nos tecidos, sem deixar lacerações.  Traumáticas: São montados no momento de uso e elas provocam lacerações.

Related Documents

Fios
June 2020 12
Tv34 On Fios
June 2020 10
Cc
November 2019 54
Cc
November 2019 53
Cc
October 2019 53