Site

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Site as PDF for free.

More details

  • Words: 648
  • Pages: 3
Desenvolvimento de Sites Dinâmicos e Funcionais É muito importante ter em mente o porquê de a sua empresa necessitar de um site na internet. Seja para vender, divulgar ou anunciar é necessário um planejamento prévio dos motivos de ter um site. Mais importante do que ter uma presença online, é planejar qual será o objetivo que este terá para a sua empresa e que relação este site terá com seus clientes. Existem basicamente duas abordagens a serem seguidas: Na primeira a empresa utiliza o site para completar o contato com seus clientes. Portanto o site é um meio e não um fim. É utilizado como uma extensão do negócio. Os clientes visitam o site para entender mais os produtos e serviços da empresa e verificar se vale a pena fechar o negócio. Na segunda abordagem a empresa utiliza o site como geração viva de negócios, se tornando assim um fim e não mais um meio. O site é o local onde o cliente pode se inscrever em um curso, preencher um formulário, comprar um produto, etc. Ou seja, esta segunda abordagem necessita de interatividade com o usuário. É nesta abordagem que a CJR entra, produzindo sites dinâmicos e funcionais. Em alguns anos, o mercado exigirá que todas as empresas tenham o seu próprio espaço na web, não como forma de diferenciação e sim como forma de fixação no mercado. Hoje isso já se verifica como uma tendência. O número de consumidores online aumenta 40% em média a cada dois anos. Em todos os ramos de atividade torna-se necessário um espaço nesse infinito mercado para apresentar, vender e/ou interagir com o cliente. É inevitável para uma empresa que deseje se fixar no mercado uma ação de divulgação online, já que a população mundial passa em média 30% do seu tempo livre conectado. A CJR tem seu foco principal no desenvolvimento de sites que sejam dinâmicos do ponto de vista de interação com o usuário e funcional do ponto de vista de quem irá gerir o site. Com isso temos uma combinação perfeita entre o que o usuário espera e a facilidade de gerir toda a gama de funcionalidades que o site provê. Um exemplo é o fácil gerenciamento de conteúdos, que tem sua gestão simplificada por editores de texto semelhantes com aqueles que utilizamos naturalmente no nosso dia-a-dia como o Word. Portanto o administrador não necessita de conhecimentos específicos em linguagens de programação como o HTML, facilitando e democratizando este processo dentro da empresa, onde qualquer pessoa pode ficar responsável por esta gerência. Para otimizar ainda mais o desenvolvimento do site utilizamos o sistema gerenciador de conteúdo (CMS) Joomla que é gratuito (licença GNU GPL) e de código aberto escrito em PHP. Este sistema permite publicar conteúdo na web e intranets usando o banco de dados MySQL. Com este sistema conseguimos otimizar o desenvolvimento do site, além de contar com uma gama de funcionalidades padrões para sites. Muitas dessas funcionalidades são:

• Login de usuário • Cache de página para melhorar o desempenho diminuindo o tempo de carregamento • Conteúdo por RSS • Versão para impressão de páginas • Enquetes • Busca no site • Controle de banners • Principais notícias • Internacionalização de idiomas • Fórum • Área de Downloads As possibilidades são infinitas.

Figura 1 – Editor de Notícias do Joomla onde o administrador não necessita de conhecimentos de programação para adicionar um novo artigo no site

A grande vantagem da utilização do Joomla para um site é o foco nas funcionalidades que são diferentes dos sites comuns, pois o Joomla já provê uma gama de funcionalidades que a maioria dos sites necessita. Portanto a parte incomum do site recebe uma maior atenção, potencializando assim o diferencial do site.

Para se destacar na web os sites devem ser mais do que vitrines, devem disponibilizar funcionalidades e interatividade com o usuário, fazendo-o assim parte da experiência no site.

Related Documents

Site
November 2019 39
Site
May 2020 30
Site
October 2019 43
Guiador Site
October 2019 17
Site Planning
November 2019 24
Site Marking.docx
May 2020 5