Célula básica do sistema nervoso Neurônio
Parte central do sistema nervoso A parte central do sistema nervosos compreende o encéfalo e a medula espinal
A parte central do sistema nervosos compreende o encéfalo e a medula espinal
O encéfalo compreende:
Cérebro
Bulbo
Cerebelo
O córtex cerebral se dirige para o centro do cérebro e para a medula espinal. Envia impulsos para o organismo e recebe estímulos do ambiente.
>O cerebelo tem como função equilíbrio do corpo, coordenar os movimentos e permitir a orientação espacial. > O cérebro é a sede da inteligência. Contra as atividades voluntárias e conscientes do corpo humano. >O bulbo controla os movimentos respiratório e cardíacos forma o que se denomina nó vital. >No hipotálamo encontramos os centros nervosos que controlam a pressão sanguínea, a sudorese a sede, a fome, a raiva, o prazer e nos animais homeotérmicos, a temperatura.
A medula espinal é a continuação do bulbo. Uma estrutura tubular que desce pelo interior da coluna vertebral
Da medula partem 31 pares de nervos espinais, formados de fibras sensitivas e motoras. As sensitivas levam os impulsos para a medula, e as motoras trazem os impulsos da medula. Os atos reflexos. Os inatos e condicionados
Parte periférica do sistema nervoso O sistema nervoso somático é constituído pelas ramificações dos nervos que partem do encéfalo e da medula espinal. Ao todo são 43
pares de nervos: 12 pares do encéfalo, os nervos espinais, e 31 pares da medula, os nervos raquianos. Os nervos cranianos podem ser sensitivos, motores ou mistos, porém todos os nervos espinais são mistos. A divisão autônoma do sistema nervoso encontra-se separado em parte simpática e parasimpática. O sistema nervoso simpático é formado por fibras nervosas que garantem resposta adequadas às situações de emergência ou estresse que requerem muita energia, como brigar, escapar ou fazer exercício. O sistema nervoso parassimpático é constituído por fibras nervosas que normalizam o funcionamento dos órgãos internos, quando cessa uma situação de perigo.
O sistema nervoso e as drogas Os agentes biológicos – vírus e bactérias – doenças neurologicas. >Os agentes químicos – afetam o sistema nervoso. >Dependência ou toxicomania – Física e psicológica. Classificação das drogas: Estimulantes. Ex.: nicotina, cafeína, cocaína,anfetaminas. b) Depressoras. Ex.: Álcool etílico, ópio, morfina, heroína, inalantes, benzodiazepínicos. Pertubadoras. Ex.: Maconha, LSD, alucinógenos. Psicotrópico - Diz-se de, ou droga que age sobre o psiquismo, como calmante ou como estimulante. [O uso indevido de psicotrópicos provoca perturbações psíquicas.] Entorpecentes - Substância tóxica com ação analgésica e efeito psíquico tido como agradável pelo usuário, e a que o organismo se habitua, vindo a tolerar doses grandes, mas que provocam a necessidade de seu uso, o qual acarreta progressivas perturbações físicas e morais; estupefaciente. Narcóticos - Substância que produz narcose. Substância cuja ação se caracteriza pela produção de amnésia, hipnose, analgesia, e certo grau de relaxamento muscular.