Função de relação 1. Locomoção. 1.1Ossos e esqueleto Ossos da face • Cavidade orbital • Nasal • Zigomático • Maxila • Mandíbula. 1.2Sistema articular Articulações são regiões de junção entre dois ou mais ossos, ou entre cartilagens e ossos. De acordo com o grau de mobilidade as articulações são:
Para evitar atrito e desgastes dos ossos,
as superfícies estão recobertas por cartilagens. Entre elas existe o líquido sinovial, que atua como lubrificante.
1.3 Músculos estriados esqueléticos Tipos de músculos • Os músculos estriados esqueléticos – estão ligados aos ossos por tendões; são de contração rápida e voluntária. • O músculo estriado cardíaco - Contração rápida e involuntária. • Os músculos lisos- têm contração lenta e involuntária; certos órgãos internos. Os músculos que, ao se contraírem são os flexores, e os que determinam movimentos de extensão são os extensores. 1.4 Locomoção e saúde 1. Escoliose – desvio lateral da coluna. 2. Cifose – é a curvatura exagerada da coluna na região dorsal. 3. Lordose – é a curvatura da coluna para dentro da região lombar. Fadiga muscular e cãibra Durante a realização de exercícios físicos intensos, a circulação sanguínea não consegue fornecer oxigênio para “queima” da glicose. Ocorre a fermentação lática, que produz energia sem oxigênio, esse processo produz também o ácido lático, uma substância que se acumula nas fibras musculares provocando fadiga e cãibra.
2. Órgãos dos Sentidos SISTEMA NERVOSO
2.1 A pele é a sede do tato. - Corpúsculos táteis (receptores sensitivos). - A pele protege contra choques mecânicos, perda excessiva de água e agentes biológicos. - Epiderme (camada córnea, externa; queratina.) e (camada geradora, mais interna). - Derme, camada tátil. Tem: vasos sanguíneos e linfáticos; nervos; glândulas sudoríferas, sebáceas e os corpúsculos táteis. - Entre a derme e os músculos a tela subcutânea. 2.2 Audição - 1. Orelha externa – receptora das ondas sonoras. Separa-se pelo timpâno da orelha média. - 2. Orelha média – Há três ossículos. Temos a tuba auditiva. - 3. Orelha interna – é cheia de líquido. Formada pelos canais semicirculares, utrículo e cóclea. - Ductos semicirculares e utrículo = labirinto vestibular, dá o equilíbrio ao corpo. 2.3 Visão - Esclera é a parte branca do olho. Corióide membrana interna, rica em vasos. Forma a íris. - Íris – Parte colorida do olho, orifício central(a pupila). A íris aumenta e diminui o tamanho da pupila. - Retina – detecta os raios luminosos, há sinais nervosos e formam as imagens. - Cristalino (lente) – é biconvexo; orienta a passagem dos raios até a retina.
-
Humor vítreo – é gelatinoso. Humor aquoso – líquido entre córnea e íris. Ponto cego – insensível a luz. Mancha amarela(fóvea) – onde a imagem é formada.
2.4. Paladar - É o órgão responsável pelo sentido da gustação. - A língua é um músculo estriado esquelético. Há elevações microscópicas chamadas papilas linguais. Cada papila é dotada de terminações nervosas. - As células presentes nas papilas captam apenas quatro sensações gustatórias: o doce, o salgado, o azedo e o amargo. 2.4. Olfato - O nariz é o órgão responsável pelo olfato. No topo da cavidade nasal, há células olfatórias que captam as moléculas aromáticas (voláteis) que estão dissolvidas no ar. 3.1 Problemas de audição Os problemas mais comuns são a otite e a surdez. A otite consiste na inflamação em qualquer parte da orelha. A surdez perda auditiva, pode ser temporária ou permanente. 3.2 Problemas de visão Dentre os problemas mais comuns de visão, podemos citar: 1. Miopia – dificuldade de enxergar de longe, imagem formada antes da retina. 2. Hipermetropia – dificuldade de enxergar de perto, imagem forma atrás da retina.
Astigmatismo, estrabismo e presbiopia.