O que é a Igreja? É um lugar de culto que deve ter:
Um espaço para se reunir com a possibilidade de se ajoelhar, sentar, estar de pé; condições que permitam ver e ouvir. Um ambiente que favoreça a amizade, a intimidade, o silêncio, a alegria e o bem estar. Um lugar onde se dá o encontro de Deus com o Homem.
É aqui que as nossas comunidades se reúnem para celebrar: a Eucaristia, o Baptismo, a Reconciliação, o Matrimónio, as exéquias e mais celebrações...
A Igreja somos nós. Entramos na Igreja pelo nosso Baptismo comprometendo-nos com Cristo. Assim a Igreja é Mistério de Comunhão – estamos intimamente ligados a Deus e com todos os homens. Somos filhos de Deus. ( A imagem do Pastor, ou da videira) Povo de Deus – Um povo que é escolhido por Deus. Somos todos iguais na mesma dignidade, por isso somos Irmãos. Um povo de Deus que está no mundo e é para o mundo. Corpo e Sacramento de Cristo – Deus ama-nos e por isso dá-nos o seu próprio Filho Jesus Cristo. Formamos com Ele um só Corpo, Ele é a cabeça e nós os seus membros Sacramento porque é em Cristo que conhecemos o Pai e que O torna presente pelos Sacramentos.
A estrutura Hierárquica da Igreja Bispos – recebem a plenitude do sacerdócio, o magistério e o encargo da condução do Povo de Deus, uma diocese. Pertencemos à Diocese de Lamego e o nosso Bispo chama-se D. Jacinto.
Sacerdotes – ou padres são os colaboradores do Bispo. Pelo sacramento da Ordem consagram-se à Pregação do Evangelho, a apascentar os fiéis, a ministrar os sacramentos... E alguns têm ao seu cuidado uma parcela da diocese a paróquia
Diáconos – recebem a imposição das mãos para o ministério, servindo o Povo de Deus, na Palavra, na caridade em comunhão com o Bispo e sacerdotes Leigos – que quer dizer membro do povo de Deus. Aqueles que receberam os sacramentos da Iniciação Cristã (Baptismo, Crisma e Eucaristia). Têm uma presença activa na família, escola, emprego, política... Na procura da santidade Religiosos - Procuram viver na sua vida a santidade numa entrega total visível com a sua presença numa Congregação, ou num Instituto. Muitos são missionário e outros contemplativos.
Todo o cristão é chamado a Servir. A Igreja somos nós. Por isso sou chamado a exercer um serviço. Servir implica disponibilizar o meu tempo, o meu dinheiro, as minhas qualidades e talentos. Servir é dar-me total e gratuitamente aos outros. Não sou cristão só para assistir às celebração dos padres, mas para participar e colaborar. Ao servir, identifico-me em primeiro lugar com Jesus Cristo. “Eu vim para servir e não para ser servido” (Mt.20,28)
Como acólito eu quero servir
◊ O Acólito é aquele que exerce um ministério, isto é, um serviço. ◊ Acólito é aquele que segue, o companheiro. ◊ O Acólito é o ministro do altar. O seu lugar é no presbitério, junto dos celebrantes. ◊ A veste sagrada do acólito é a alva e o cíngulo.
Qualidades dos acólitos
Humilde Sincero Disponível Amigo dos outros acólitos
Missão do Acólito Participar, sempre que convocado, nas celebrações com assiduidade e interesse; Ter um apreço sempre maior pelo Sacramento da Reconciliação; Examinar a sua consciência antes de participar na Eucaristia; Rezar todos os dias; Servir gratuitamente;
Dignificar a celebração da Eucaristia, centro de toda a vida cristã; Contribuir para a participação consciente e activa dos fiéis; Apresentar-se de uma forma digna nas celebrações, conforme o escalonamento feito pelo responsável; Testemunhar, junto dos outros, a alegria que sente por ser acólito.
Serve com Alegria Cristo precisa de Ti...