Sereis minhas Testemunhas Ligar o som
A liturgia desse tempo de Páscoa nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado e o início da Igreja primitiva.
Cristo procura fortalecer a fé profundamente abalada dos apóstolos. Eles continuam tendo dificuldade em crer… continuam tendo muitas dúvidas… - Cristo vai ao encontro deles…
O Evangelho apresenta a aparição do Cristo Ressuscitado e a atitude dos discípulos que ainda não acreditam em Jesus. (Lc 24,35-48) - Jesus saúda: "A Paz esteja convosco"
- A Reação: ficam apavorados pensando ser “um fantasma” - Jesus apresenta as PROVAS de sua identidade:
- Físicas: mostra os pés e as mãos… come com eles… - Bíblicas: Abre as inteligências para compreenderem as Escrituras: Jesus devia padecer e ressuscitar…
-Aponta a MISSÃO: -"Vós sereis minhas testemunhas“ - Cristo continuará presente através deles… * É uma catequese da experiência da comunidade cristã sobre o encontro com Jesus vivo e ressuscitado. Cristo continua vivo e presente acompanhando a sua Igreja. Os Apóstolos entenderam essa ordem. Assim na 1a Leitura, vemos São Pedro, antes covarde… agora...
- ANUNCIANDO com coragem diante de todo o povo: "O Cristo vós matastes…mas Deus o ressuscitou dos mortos. E disso nós somos testemunhas...” - E AGINDO: provando com sinais... que Jesus ainda estava vivo. Cura o coxo na porta do Templo em nome de Jesus. (At 3,13-15.17-19) * Testemunha Jesus com palavras e gestos e faz um apelo ao arrependimento e à conversão, para o perdão dos pecados.
E na 2a Leitura, São João nos lembra que devemos testemunhar, - VIVENDO o que se conhece e se anuncia: "Quem diz conhecer o Senhor e não vive a sua mensagem é mentiroso e a verdade não está nele...” (1Jo 2,1-5) * O crente deve ser coerente com o compromisso que assumiu.
Fé e Vida devem andar sempre juntas.
+ o Evangelho deixa claro que a Ressurreição de Jesus foi um fato real, mas que os discípulos só descobriram e experimentaram após um caminho longo, difícil, penoso, carregado de dúvidas e incertezas.
Elementos importantes que aparecem no texto: • Ao longo da sua caminhada de fé, os discípulos descobriram a presença de Jesus, vivo e ressuscitado, no meio da sua comunidade. Cristo continua a ser o centro onde a comunidade
2. Esse Jesus ressuscitado é o filho de Deus que reentrou no mundo de Deus, mas não desapareceu da nossa vida e não se alheou da vida da Comunidade. 3. As dúvidas dos discípulos mostram a dificuldade que eles sentiram em percorrer o caminho da fé, até o encontro pessoal com o Senhor ressuscitado. Foi uma longa caminhada de amadurecimento da
4. O gesto de tocar e comer é uma forma de ensinar que o encontro dos discípulos com Jesus ressuscitado foi uma experiência real e palpável. 5. Jesus ressuscitado revela aos discípulos o sentido profundo das Escrituras. A Escritura não só encontra em Jesus o seu cumprimento, mas também o seu intérprete. A comunidade de Jesus deve reunir-se à volta de Jesus ressuscitado para escutar a Palavra que alimenta e que dá sentido à sua caminhada.
6. Os discípulos, alimentados por essa Palavra, recebem de Jesus a missão de dar testemunho diante de "todas as nações, começando por Jerusalém". O anúncio terá como tema central a morte e ressurreição de Jesus. A finalidade da missão da Igreja de Jesus é pregar a todos o arrependimento e o perdão dos pecados, propondo-lhes a vida
+ Cristo continua ainda hoje precisando de testemunhas… E nós somos chamados a testemunhar a presença do Ressuscitado, através de nossas Palavras e Ações. * Até que ponto estou sendo uma TESTEMUNHA de Cristo: conhecendo… vivendo… e anunciando … essa mensagem? Não adianta proclamar que Jesus ressuscitou e continuar vivendo como se não tivéssemos responsabilidade com o projeto do Reino que ele anunciou e viveu.
Cristo ainda hoje continua nos lembrando: "Vocês também devem ser minhas testemunhas..." O que pretendemos testemunhar nesta semana? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa