Sereis Minhas Testemunhas

  • Uploaded by: CVJ-Maia
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Sereis Minhas Testemunhas as PDF for free.

More details

  • Words: 655
  • Pages: 12
Sereis minhas Testemunhas Ligar o som

A liturgia desse tempo de Páscoa nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado e o início da Igreja primitiva.

Cristo procura fortalecer a fé profundamente abalada dos apóstolos. Eles continuam tendo dificuldade em crer… continuam tendo muitas dúvidas… - Cristo vai ao encontro deles…

O Evangelho apresenta a aparição do Cristo Ressuscitado e a atitude dos discípulos que ainda não acreditam em Jesus. (Lc 24,35-48) - Jesus saúda: "A Paz esteja convosco"

- A Reação: ficam apavorados pensando ser “um fantasma” - Jesus apresenta as PROVAS de sua identidade:

- Físicas: mostra os pés e as mãos… come com eles… - Bíblicas: Abre as inteligências para compreenderem as Escrituras: Jesus devia padecer e ressuscitar…

-Aponta a MISSÃO: -"Vós sereis minhas testemunhas“ - Cristo continuará presente através deles… * É uma catequese da experiência da comunidade cristã sobre o encontro com Jesus vivo e ressuscitado. Cristo continua vivo e presente acompanhando a sua Igreja. Os Apóstolos entenderam essa ordem. Assim na 1a Leitura, vemos São Pedro, antes covarde… agora...

- ANUNCIANDO com coragem diante de todo o povo: "O Cristo vós matastes…mas Deus o ressuscitou dos mortos. E disso nós somos testemunhas...” - E AGINDO: provando com sinais... que Jesus ainda estava vivo. Cura o coxo na porta do Templo em nome de Jesus. (At 3,13-15.17-19) * Testemunha Jesus com palavras e gestos e faz um apelo ao arrependimento e à conversão, para o perdão dos pecados.

E na 2a Leitura, São João nos lembra que devemos testemunhar, - VIVENDO o que se conhece e se anuncia: "Quem diz conhecer o Senhor e não vive a sua mensagem é mentiroso e a verdade não está nele...” (1Jo 2,1-5) * O crente deve ser coerente com o compromisso que assumiu.

Fé e Vida devem andar sempre juntas.

+ o Evangelho deixa claro que a Ressurreição de Jesus foi um fato real, mas que os discípulos só descobriram e experimentaram após um caminho longo, difícil, penoso, carregado de dúvidas e incertezas.

Elementos importantes que aparecem no texto: • Ao longo da sua caminhada de fé, os discípulos descobriram a presença de Jesus, vivo e ressuscitado, no meio da sua comunidade. Cristo continua a ser o centro onde a comunidade

2. Esse Jesus ressuscitado é o filho de Deus que reentrou no mundo de Deus, mas não desapareceu da nossa vida e não se alheou da vida da Comunidade. 3. As dúvidas dos discípulos mostram a dificuldade que eles sentiram em percorrer o caminho da fé, até o encontro pessoal com o Senhor ressuscitado. Foi uma longa caminhada de amadurecimento da

4. O gesto de tocar e comer é uma forma de ensinar que o encontro dos discípulos com Jesus ressuscitado foi uma experiência real e palpável. 5. Jesus ressuscitado revela aos discípulos o sentido profundo das Escrituras. A Escritura não só encontra em Jesus o seu cumprimento, mas também o seu intérprete. A comunidade de Jesus deve reunir-se à volta de Jesus ressuscitado para escutar a Palavra que alimenta e que dá sentido à sua caminhada.

6. Os discípulos, alimentados por essa Palavra, recebem de Jesus a missão de dar testemunho diante de "todas as nações, começando por Jerusalém". O anúncio terá como tema central a morte e ressurreição de Jesus. A finalidade da missão da Igreja de Jesus é pregar a todos o arrependimento e o perdão dos pecados, propondo-lhes a vida

+ Cristo continua ainda hoje precisando de testemunhas… E nós somos chamados a testemunhar a presença do Ressuscitado, através de nossas Palavras e Ações. * Até que ponto estou sendo uma TESTEMUNHA de Cristo: conhecendo… vivendo… e anunciando … essa mensagem? Não adianta proclamar que Jesus ressuscitou e continuar vivendo como se não tivéssemos responsabilidade com o projeto do Reino que ele anunciou e viveu.

Cristo ainda hoje continua nos lembrando: "Vocês também devem ser minhas testemunhas..." O que pretendemos testemunhar nesta semana? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

Related Documents

Minhas Coisas
April 2020 16
Minhas Marcas
December 2019 20
Cv - Shahid Minhas
May 2020 12