40 (39) ACÇÃO DE GRAÇAS SEGUIDA DE PRECE (70) Invoquei o Senhor com toda a confiança; Ele inclinou-se para mim e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum poço fatal, dum charco de lodo; assentou os meus pés sobre a rocha e deu firmeza aos meus passos. Ele pôs nos meus lábios um cântico novo, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos, ao verem isto, hão-de comover-se, hão-de pôr a sua confiança no Senhor. Feliz o homem que confia no Senhor e não se volta para os idólatras, para os que seguem a mentira. Grandes coisas fizeste por nós, Senhor, meu Deus; não há ninguém igual a ti! Quantas maravilhas e desígnios em nosso favor! Quisera anunciá-los e proclamá-los, mas são tantos que não se podem contar. Não quiseste sacrifícios nem oblações, mas abriste-me os ouvidos para escutar; não pediste holocaustos nem vítimas. Então eu disse: «Aqui estou! No Livro da Lei está escrito aquilo que devo fazer.» Esse é o meu desejo, ó meu Deus; a tua lei está dentro do meu coração. Anunciei a tua justiça na grande assembleia; Tu bem sabes, Senhor, que não fechei os meus lábios. Não escondi a tua justiça no fundo do coração; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação. Não ocultei à grande assembleia a tua bondade e a tua verdade. Senhor, não me recuses a tua ternura; que a tua graça e a tua verdade me protejam sempre! Alegrem-se e exultem em ti todos os que te procuram. Digam sem cessar os que desejam a tua salvação: «O Senhor é grande!» Eu, porém, sou pobre e desvalido: Senhor, cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador: ó meu Deus, não tardes!
47 (46) AO REI UNIVERSAL Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com brados de alegria, porque o Senhor, o Altíssimo, é temível; Ele é o grande rei de toda a terra. Ele submeteu os povos ao nosso poder, pôs as nações a nossos pés. Para nós escolheu a nossa herança, a glória de Jacob, seu predilecto. Deus subiu por entre aclamações, o Senhor subiu ao som da trombeta. Cantai a Deus, cantai! Cantai ao nosso rei, cantai! Pois Deus é o rei de toda a terra, cantai-lhe um poema de louvor! Deus reina sobre as nações, Deus está sentado no seu trono santo. Reuniram-se os príncipes dos povos ao povo do Deus de Abraão. Pois dependem de Deus os potentados da terra; Ele está acima de todas as coisas!
Textos de Comboni Em relação aos pais 162 Quando estava no colégio, passava um dia ou outro sem pensar em vós, no muito que de vós recebi e no que vos devo; agora não há hora ou momento em que não pense em vós, no que fizestes por mim, naquilo que o vosso amor paternal estaria disposto a fazer e sobretudo no heróico consentimento que me destes, o qual não pode partir senão duma alma que teme a Deus. E eu, em particular, vos agradeço e sempre vos agradecerei, amantíssimos pais, por me terdes concedido que eu seguisse a minha vocação. 175 Quantas vezes, cada dia, penso no grande sacrifício que por mim fizestes ao Senhor! Para mim este é um gesto grande que nunca deixarei de admirar e sempre vos agradecerei pela graça que me concedestes, da qual era inteiramente indigno. 178 Ah, se soubesses quanto te amo e quanto aprecio e estimo a tua generosa decisão! A cada momento me parece ver-te concentrada na tua dor, ora alegre por uma esperança futura, ora tomada de uma inexplicável incerteza, ora toda absorvida na confiança em Deus. O coração humano é assim, querida mãe. Deus agora não faz mais que brincar, porque te ama. 185 A vossa sorte é até ainda maior. Porque o vosso filho não só foi por vós encaminhado para o Céu, como foi chamado por Deus para a conversão dos infiéis e, portanto, a um estado em que tudo está orientado para mandar para o Céu outras almas, que agora se encontram nas trevas e nas sombras da morte. E este filho, que era todo o vosso património na Terra, consagraste-lo completamente a Deus, não reservando para vós mais que o perene sacrifício do seu afastamento e até da sua perda por amor de J. Cristo. 416 Ah! Então a minha mãe já não existe?!... Portanto a inexorável morte truncou o curso dos dias da minha boa mãe?... Assim, ficaste sozinho depois de outrora teres à tua volta uma feliz coroa de sete filhos, acariciados e amados por aquela que Deus escolheu para companheira inseparável de teus dias. Bendito seja o grande Deus que assim o quis. Dignidade dos africanos 2742
2
Porém, o católico, olhou a África não através do miserável prisma dos interesses humanos, mas do puro raio da sua fé; e descobriu lá uma infinidade de irmãos pertencentes à mesma família, que têm nos Céus um pai comum, ainda curvados sob o jugo de Satanás e à beira do mais horrendo precipício. Então, levado pelo ímpeto daquela caridade que se acendeu com divina chama aos pés do Gólgota e, saída do lado do Crucificado, para abraçar toda a família humana, sentiu que o seu coração palpitava mais fortemente; e uma força divina pareceu empurrá-lo para aquelas bárbaras terras, para apertar entre os seus braços e dar um ósculo de paz e de amor àqueles infelizes irmãos seus, sobre os quais pesa ainda o tremendo anátema de Cam. Universalidade da obra 944 A obra deve ser católica, não espanhola, francesa, alemã ou italiana. Todos os católicos devem ajudar os pobres negros, porque uma nação só não pode socorrer toda a raça negra. Com o nosso Plano, nós aspiramos a abrir a via da entrada da fé católica em todas as tribos de todo o território em que vivem negros. E para obter isto, parece-me, devem unir-se todas as obras até agora existentes, as quais, tendo desinteressadamente perante os olhos o nobre fim, deverão deixar de lado os seus interesses particulares. Amor de Cristo 1151 Pio IX, disse-me: «Se colocou a sua obra sob a protecção do Sagrado Coração, não tema, levá-la-á a bom porto». O amor ardente do Sagrado Coração de Jesus queimará o paganismo e o feiticismo da raça africana e construir-se-á o reino de Jesus Cristo. Morte de Cristo pelos africanos 1259 Depois de ter recebido tantos favores, o meu coração sentia uma grande necessidade de o pôr ao corrente do que na minha fraqueza faço para o bem desta África negra, sobre a qual pesa desde há tantos séculos o tremendo anátema de Cam e pela qual, estou certo, o senhor eleva do seu coração eminentemente católico e caritativo as mais fervorosas preces a esse Deus, que quis morrer na cruz também pelos negros. 3004 As últimas palavras dos meus irmãos e minhas serão sempre «Nigrícia ou Morte». Tudo isso pelo amor àquele que derramou todo o seu divino sangue na cruz também pela Nigrícia.