Salmo 46.1-3 -em Deus Podemos Sempre Confiar

  • Uploaded by: ELI ROCHA SILVA
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Salmo 46.1-3 -em Deus Podemos Sempre Confiar as PDF for free.

More details

  • Words: 645
  • Pages: 2
EM DEUS PODEMOS SEMPRE CONFIAR SALMO 46. 1-3 “Este salmo celebra a segurança de Jerusalém (e do povo de Deus) como a cidade de Deus. Serviu de inspiração para a composição do grandioso hino de exaltação ao Senhor, chamado Castelo Forte, escrito por Martinho Lutero (1483-1546). Depois de excomungado e desterrado pelo Imperador da Alemanha, Carlos V, Lutero foi amparado por seu amigo Frederico da Saxônia, refugiando-se no castelo de Wartburg, onde compôs diversos escritos e dedicou-se à tradução da Bíblia” (NKJ COMENTADA). Nós aprendemos desde muito cedo em quem podemos confiar. Aprendemos que podemos confiar na família, mas vez por outra decepcionamos e somos decepcionados; que podemos confiar nos amigos, mas parece que quando não podiam falhar, falham. Mesmo quando passamos ao pessimismo de não mais acreditar nas pessoas, podemos perceber que não é possível generalizar. Não dá para dizermos: Não acredito em mais ninguém. O próprio salmista Davi em algum momento da vida falou da possibilidade de ficarmos sozinhos: “Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá” (Sl 27.10).

O Salmo 46, dos filhos de Corá, a composição ressalta a certeza da presença de Deus em todas as situações e o seu ‘cuidado constante para com todos aqueles que nele crêem (vv. 1, 7 e 11; Rm 8.31-39) (NKJ COMENTADA)’. v. 1 Deus é nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. 1. O início do salmo é o que realmente acreditamos. “Deus é o nosso refúgio e a nossa força” (NTLH). O refúgio é o local de esconderijo quando nos sobrevém algum perigo; nele aguardamos até que tudo passe. Assim fez Elias quando temeu Acabe e Jezabel (1 Rs 19.1-10).

2. Deus é também a fortaleza, o local intransponível pelo inimigo. É por isso que o salmista quer estar nesse refúgio e fortaleza. Mas Ele é também a nossa força (NTLH). Quando Davi enfrentou Golias, enfrentou-o na força que não era dele. Muitas batalhas de Israel foram vencidas na força que não era deles, mas de Deus. 3. Quando todos parecem nos abandonar, Deus é o “socorro que não falta em tempos de aflição” (NTLH). A vida não é só de bons momentos, mas também de muitos momentos ruins, de dores e aflição. E há momentos que não conseguimos ver ninguém que possa nos socorrer; por culpa nossa ou dos outros, precisamos nos

virar sozinhos. Mas o alívio é sabermos que Deus não nos falta nos momentos de aflição. v.2 - Portanto, nada temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, v.3 - ainda que se encrespem as águas e se lancem com fúria contra os rochedos. 1. NENHUM MEDO POR VARIAÇÕES NATURAIS. Ainda que a terra se mude. É possível que um tsunami mude a geografia; nem assim o salmista temeria mal algum (Sl 23.4). 2. A nota forte da canção é a seguinte: “Nada temeremos”. Os compositores do salmo deixam transparecer a todos a firmeza que têm no Senhor. O destemor deles, não era em razão do que podiam fazer para mudar o quadro, mas da confiança que tinham em Deus. 3. Algumas vezes vivemos situações ‘tsunâmicas’; verdadeiras catástrofes que podiam em poucos minutos acabar qualquer chance de sobrevivência. Mas nessas horas vêm à nossa mente as expressões deste salmo, que nos ensina que a presença constante de Deus conosco, nos faz recitar: nada temeremos. Nada para o salmista é nada mesmo. 4. Transcrevo a nota da Bíblia Shedd: “Deus é refúgio no perigo; força para levar a nossa vida para finalidades construtivas, socorro e consolo nas preocupações. A presença e o poder de Deus, reconhecidos e aceitos em nossas vidas, constituem a diferença entre derrotas e vitórias, entre fracassos e êxitos, entre o medo e a fé”.

PR. Eli da Rocha Silva 08.08.2009 Igreja Batista em Jd. Helena – Itaquera – São Paulo - SP

Related Documents


More Documents from ""

April 2020 0
May 2020 1
April 2020 1
Neemias 3
June 2020 6
April 2020 5
May 2020 4