Revolta dos Duendes O que foi a revolta dos duendes? Foi um movimento que surgiu em 1287, quando o duende Louis Parret se irritou com seu dono, Grilly Bell e fugiu de casa, motivando muitos duendes a seguir seu exemplo. O fim desse movimento foi em 1313, o que vamos aprender lá para o final do livro.
Como tudo começou Como eu disse, a revolta dos duendes começou em 1287, com a revolta de Louis Parret. Ele convocou todos os duendes para uma reunião urgente, e fez eles se darem conta do mal que seus donos provocavam a eles. Começou assim a maior revolta da história dos duendes. A "comissão" do movimento era composta pelos duendes Louis o irritado, Erasmo o pigmeu, Mariante o selvagem e Botelho o barbudo. Eles espalhavam cartazes contra os maus tratos aos duendes, assombravam trouxas e derrubavam famílias de bruxos.
Os problemas Os duendes alegaram que seus donos os maltratavam, batiam neles e os feriam com um ferro em brasa nas orelhas com a marca da fazenda de seu dono. O ministério bem que tentou ajudar, fazendo leis de proteção aos duendes, milhões de artigos, mas o que eles queriam era que seus donos fossem presos por maus tratos a criaturas mágicas. Mas o ministério não tinha porquê prender os homens, já que não existira uma lei de proteção aos duendes até então.
O fim Um dia o ministério teve que tomar medidas drásticas. Levou Louis a um "julgamento", para que seu dono fosse preso. Mas na verdade estava o levando para o local de sua morte, a comissão de eliminação de criaturas perigosas, onde o decapitaram. Desde então os duendes se aquietaram.