Resumo Era Vargas e Dutra Era Vargas (1930 até Intentona)
Final da década de 20, café representava 70% das exportações Política do Café-com-Leite Washington Luís rompe com a política do café-com-leite
PRM (Partido Republicano Mineiro) se une a oligarquia gaúcha ( forma a Aliança Liberal) tem apoio da classe média e de fazendeiros paulistas
A Aliança Liberal lança Getúlio Vargas como candidato e João Pessoa como vice Júlio Prestes vence as eleições ( clima de agitação )
Antonio Carlos Andrada (PRM) dizia “vamos à revolução antes que o povo a faça” O assassinato de João Pessoa precipita as coisas (começa a Revolução) O setor industrial passa a ser encarado com mais seriedade
Governo Provisório (1930-1934) Vargas fecha o Congresso, destituiu os governadores e nomeia interventores As leis eram feitas pelo presidente (decretos)
Os sindicatos deveriam ser leais ao governo ( pelego) Reação
PRP (Partido Republicano Paulista) queria recuperar o poder e inicia a campanha constitucionalista Estoura em SP a Revolução Constitucionalista de 1932 – (MMDC)
São Paulo perde, mas consegue a Constituição é elaborada em 1934 O Período Liberal
foi feita uma Assembléia Constituinte ( Constituição de 1934)
Conquistas: 3 poderes, eleições diretas e secretas para presidente, voto feminino, Criação de Tribunais Eleitorais, Autonomia dos Estados e Leis Trabalhistas.
AIB – AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA – líder : Plínio Salgado – fascistas – Direita – defendia uma ditadura ANL – ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA – líder : Luís Carlos Prestes - Esquerda – defendia a reforma Agrária e desenvolvimento industrial.
Fascista e Comunistas
Em 1935, a ANL tentou dar um golpe comunista (Intentona Comunista), mas o resultado foi frustrado. Vários líderes foram presos, entre eles, Prestes e sua esposa Olga (que foi mandada para a Alemanha Nazista, onde morreu) Vargas - ESTADO NOVO até 1945
Mandato de Vargas iria até 1938. Para permanecer no poder Vargas “descobre ” um plano comunista (PLANO COHEN), que tinha por objetivo transformar o Brasil em um país comunista. Esse plano foi tramado pelos Integralistas e por Vargas Em 10/11/1937, Vargas fecha o Congresso e outorga a nova Constituição (polaca), dando início ao ESTADO NOVO.
Medidas: nomeia interventores partidos foram extintos greves estavam proibidas polícia poderia prender sem nenhum processo criação do DIP ( DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA)
Ministério da Educação
Estado Novo e a Segunda Guerra
EIXO: Alemanha, Itália e Japão
ALIADOS: Inglaterra, França, URSS, EUA... -Vargas tenta tirar proveito da situação e consegue a construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda. -O Brasil entra ao lado dos ALIADOS. -Brasil é atacado por submarinos alemães. -O Brasil declara guerra ao EIXO. -É criada a FEB – Força Expedicionária Brasileira -Em 1944, a FEB parte para Itália para lutar contra o EIXO. -Contradição: como pode um ditador lutar ao lado de países democráticos?
01. (FUVEST) O Brasil recuperou-se de forma relativamente rápida dos efeitos da Crise de 1929 porque: a) o governo de Getúlio Vargas promoveu medidas de incentivo econômico, com empréstimos obtidos no Exterior; b) o País, não tendo uma economia capitalista desenvolvida, ficou menos sujeito aos efeitos da crise; c) houve redução do consumo de bens e, com isso foi possível equilibrar as finanças públicas; d) acordos internacionais, fixando um preço mínimo para o café, facilitaram a retomada da economia; e) um efeito combinado positivo resultou da diversificação das exportações e do crescimento industrial. 02. (FUVEST) A política cultural do Estado Novo com relação aos intelectuais caracterizou-se: a) pela repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais; b) por um clima de ampla liberdade pois o governo cortejava os intelectuais para obter apoio ao seu projetonacional; c) pela indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão e o governo se baseava nas forças militares; d) pelo desinteresse com relação aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados; e ) por uma política seletiva através da qual só os adversários frontais do regime foram reprimidos. 03. A Era Vargas (1930 - 1945) apresentou: a) O abandono definitivo da política de proteção ao café. b) A crescente centralização político-administrativa. c) Um respeito aos princípios democráticos, em toda sua duração. d) Um leve "surto industrial", resultante da conjuntura da Grande Guerra (1914 - 1918). e) Um caráter extremamente ditatorial, em todas as suas três fases. 04. A Europa dos anos 30 conheceu os extremismos resultantes do confronto ideológico entre os totalitarismos de esquerda e de direita. Eram representantes de direita (nazi-fascismo), no Brasil: a) os aliancistas, reunidos em torno da Aliança Nacional Libertadora; b) os "camisas-verdes" liderados por Luís Carlos Prestes; c) os tenentes, que após a Revolução de 1930, tornaram-se defensores do Estado Fascista; d) os integralistas, sob a liderança de Plínio Salgado, sonhavam com um Estado Totalitário; e) os getulistas, adeptos de um Estado Forte, sob a liderança de Vargas. 05. Recuperação da autonomia, reconstitucionalização do País e nomeação de um interventor civil e paulista foram reivindicações que marcaram: a) o movimento tenentista da década de 1920; b) a reação da oligarquia paulista na Revolução de 1932; c) as manifestações integralistas nos anos 30; d) as intentonas comunistas de 1935; e) as rebeliões promovidas pela ANL entre 1934 e 1937.
http://www.youtube.com/user/profadani#p/a/u/2/1RUF5dXFQQY http://www.youtube.com/user/profadani#p/a/u/0/mMynAiFQNFI http://www.youtube.com/user/profadani#p/a/u/1/MhP9gW3zajY
E,e, b,d,b