Relatorio Fabiane E Elizangela

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Relatorio Fabiane E Elizangela as PDF for free.

More details

  • Words: 509
  • Pages: 5
3 MATERIAL E MÉTODOS 3.1 Materiais Amostra de óleo Clorofórmio Ácido acético Iodeto de potássio Tiossulfato de sódio Amido Éter: álcool Fenolfetaleína Erlenmeyer Proveta Balança analítica Pipeta graduada Bureta, haste universal e garras Béquer

3.2 Metodologia 3.2.1 Índice de peróxido Pesou-se 5,007 g de óleo de girassol em erlenmeyer. Adicionou-se 30ml de solução de clorofórmio (CHCI3): Acido acético (H3CCOOH) / (3:2) e 0,5ml de KI saturada. A amostra repousou por 1 minuto e adicionou-se 30ml de água. Titulo-se a amostra com solução padronizada de tiossulfato de sódio (Na2S2O3) 0,02 N, ate que a cor amarela estive-se quase desaparecido. Adicionou-se 1ml de solução de amido 1% (indicador), continuou-se a titulação ate o desaparecimento da cor azul. Efetuou-se a prova em branco, repetindo os procedimentos anteriores, porém sem a adição do óleo de girassol, subtraindo-se seu resultado do volume gasto na titulação da amostra.

3.2.2 Índice de acidez Pesou-se 5,005g de óleo de girassol. Adicionou-se 20ml de solução de éter: álcool (2:1). Adicionou-se 4 gotas de fenolfetaleína e agitou-se ate a completa dissolução da amostra. Titulou-se a amostra com solução padrão de NaOH 0,01N e anotou-se o volume gasto. Efetuou-se a prova em branco, repetindo os procedimentos anteriores, porém sem a adição do óleo de girassol, subtraindo-se seu resultado do volume gasto na titulação da amostra.

4 RESULTADOS Amostras Branco 3 4

Peso (g) 5,004 5,006

Na2S2O3 0,1 2,5 2,7

IP(mg/Kg) 9,052 9,816

Tabela1: Resultados Índice de peróxido

Amostras

Massa

Volume

Ac.

Graxo %

Branco 5 6

5,005 5,014

NaOH 0,5 1,8 2,2

predominante/MM 280 280

ácidos

graxos livres 0,066% 0,087%

Tabea 2:Índice de acidez

De acordo com a resolução nº482 (ANVISA) que identidade as características mínimas de qualidade a que devem obedecer os Óleos e Gorduras Vegetais, define que para óleo de girassol refinado, o Índice de peróxido deve ser de no Maximo 10mgROOH/Kg de óleo e o Índice de acidez deve ser de no Maximo 0,3 % de ácidos graxos livres. O valor encontrado entre a média das duas amostras para o índice de peróxido é igual a 9,434mgROOH/Kg de óleo e a média entre as duas amostras para o índice de acidez é de 0,0765% de ácidos graxos livres, Ambos os valores são permitidos pela legislação, isso significa que este óleo é de boa qualidade, e seus baixos valores de índice de peróxido e acidez indicam que esta numa velocidade muito baixa de oxidação e ñ foi submetido a temperaturas elevadas.

5 CONCLUSÃO Concluímos que as analises realizadas são importantes para garantir a qualidade de óleos e gorduras, pois se estes alimentos estiverem deteriorados não serão prejudicados somente no seu componente lipídico, mas também no seu componente protéico e vitamínico. Sendo assim de acordo com a Resolução n° 482(ANVISA) as amostras analisadas estão em bom estado de conservação já que os índices de peróxido e acidez encontrados nas amostras estão abaixo dos valores estabelecidos pela Legislação vigente, e por isso podem ser comercializados e consumidos sem causar prejuízos a saúde da população em geral.

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS •

BRASIL; Resolução nº 482, de 23 de Setembro de 1999.

Related Documents