Regime Militar: Uma Outra Perspectiva

  • Uploaded by: FabioPaulaDuarte
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Regime Militar: Uma Outra Perspectiva as PDF for free.

More details

  • Words: 534
  • Pages: 9
Regime Militar

Uma outra perspectiva

Por que ocorreu o Regime Militar?

Alguns autores defendem que 1964 foi um golpe. É assim que aprendemos em jornais, revistas e livros. É assim que é ensinado nas escolas. Porém, por um outro lado, podemos chamar esse período de Contra Golpe. Pode-se responder que o Brasil estava sob o risco de tornar-se uma ditadura comunista, tal qual aconteceu em Cuba.

O que o regime militar nos trouxe?

Alguns pontos positivos: -

Criação de 13 milhões de empregos; Crescimento do PIB de 14%; Desenvolvimento das INDÚSTRIAS AERONÁUTICA e NAVAL Implantação do PRÓ-ÁLCOOL em 1976 Programa de merenda escolar e alimentação do trabalhador; Construção de 4 milhões de moradias; Matrículas do ensino superior de 100 mil em 1964 para 1,3 milhões em 1981; Criação da EMBRATEL e TELEBRÁS MOBRAL;

Entrevista

Como era a sua vida no regime militar?

Sobre a Segurança

1: As pessoas eram assaltadas com frequência? Não. Na época, nós podíamos sair sem medo na rua à noite, pois tinha muito mais policiais na rua do que vemos hoje em dia. 2: E a criminalidade? Definitivamente, os ladrões e assaltantes tinham medo dos militares, de serem presos. Assalto era um assunto muito pouco falado na época, pois quase nunca acontecia. Os presídios não eram tão lotados como são hoje.

Sobre a saúde

1: Como era a saúde durante o Regime? Ah, sobre a saúde nem se fala. Tinha muitos pronto-socorros, como: Beneficência, Santa Casa, São Francisco, Santa Teresa. Não havia filas para conseguir o atendimento, e a qualidade era excepcional. Não tenho nada de ruim para falar sobre a saúde.

Sobre o trabalho

1: Havia muito desemprego? Ao meu ver, não havia tanta gente desempregada. Sempre tinha várias fábricas e indústrias que empregavam muita gente. 2: E o salário? Era bom? Era bom sim. Posso dizer que os pobres tinham uma qualidade de vida boa. Até porque as leis trabalhistas já vigoravam naquela época, e eram as mesmas até o início desse ano quando teve a Reforma Trabalhista.

Sobre a educação

1: A qualidade do ensino era bom? Sim. Tinha que estudar MUITO! Sem falar que, a qualidade do ensino era muito forte, mesmo sendo em escola pública. Se você não aprendesse algo, era claro que não ia passar de ano. 2: Os alunos respeitavam os professores? Respeitavam, e muito. Na época, se você desse uma resposta torta para um professor, tinha risco de levar uma “reguada” na mão. Por isso que os alunos tinham tanto respeito pelo professor. 3: Havia educação moral e cívica? Todos os dias tínhamos que hastear a bandeira e cantar o hino nacional.

Conclusão

Por que é tão importante ouvir os dois lados da história? Para julgar uma situação, devemos conhecer todas as versões de uma história, e assim formar uma opinião sobre ela. Se você não viveu na época, deveria ouvir os envolvidos, as testemunhas, para ter uma visão correta da situação. Por isso que eu fiz uma pesquisa a mais sobre o Regime Militar, entrevistei a minha vó para mostrar que não foi o Show de horrores que todo mundo nos ensina, seja na internet, na escola e até nos livros. Teve o seu lado bom, e o seu lado ruim.

Related Documents

Br Regime Militar
June 2020 7
Regime
May 2020 24
Perspectiva
June 2020 18

More Documents from ""