Os recursos minerais foram fundamentais para a evolução humana. Estes recursos são concentrações naturais de materiais de natureza mineral, têm um longo período de formação, por vezes de milhões de anos, por isso muitos deles esgotam-se.
Os recursos minerais classificam-se em dois tipos: Recursos minerais metálicos Recursos minerais não metálicos
Recursos minerais metálicos – fornecem metais como o ferro, o cobre, o zinco, o alumínio, o chumbo ou o ouro. Os metais entram na composição de inúmeros produtos que tornam a nossa vida mais fácil.
Recursos minerais não metálicos – incluem areias, cascalhos, gesso, argilas e outras rochas e minerais utilizados na construção e em muitas industrias. As pedras preciosas e semipreciosas, usadas na joalharia, também pertencem a este grupo de recursos minerais.
Exploração a Céu aberto
Exploração em Subterrâneo
Rocha Ornamental
Rocha Ornamental
Rocha Industrial; Minérios Metálicos; Minerais Energéticos
Minerais Energéticos; Minérios Metálicos
As consequências da exploração dos recursos minerais são: Qualidade do ar – Durante os trabalhos mineiros são libertadas para a atmosfera poeiras que afectam o ar.
Contaminação dos rios, das aguas subterrâneas, e dos solos – Por vezes, as águas das chuvas, ao passarem pelas zonas escavadas ou pelas escombreiras, arrastam substancias poluentes.
Paisagem - Nas explorações mineira a céu aberto, as escavações no terreno e as escombreiras provocam a perda de solos e de vegetação.