Recurso

  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Recurso as PDF for free.

More details

  • Words: 611
  • Pages: 2
Candidato Fabyo Alexander Westphal Miranda Número de Inscrição 7040102822 Curitiba, 27 de setembro de 2009. Senhor Presidente da Banca Examinadora, Nos termos do item XIII do edital 001/2009, apresento recurso à questão 44 da prova objetiva de Psicologia para o cargo de Analista Judiciário. Abaixo transcrevo a questão em sua totalidade e apresento as justificativas para que a questão seja ANULADA, com a devida fundamentação. Em se tratando de Depressão Bipolar, é correto afirmar que: a) O quadro clínico é semelhante ao do episódio depressivo maior, porém com sintomatologia atenuada e duração mais prolongada (pelo menos 2 anos). São comuns letargia, inércia (piores pela manhã), anedomia, dificuldades de concentração, sentimentos de inadequação e baixa autoestima. b) Em depressão menos acentuada, o paciente pode negar sentimento de tristeza e concentrar suas queixas em dores e desconfortos físicos (cefaléia, epigastralgia, dor precordial), insônia ou inapetência na ausência de doença física. c) Experimentam com maior frequência retardo psicomotor, sintomas atípicos (paralisia em chumbo, hirpersonia e hiperfagia) e sintomas psicóticos. História de resistência ou fracasso do tratamento com antidepressivos e sintomas hipo/maníacos. d) Trata-se de depressão grave, na qual ocorrem sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações), os quais podem ser congruentes ou incongruentes com o humor. Os delírios comumente são de ruína financeira ou moral, doença, culpa, morte ou aniquilação. e) Assim como a depressão, a mania é caracterizada por alterações no humor, na cognição, na psicomotricidade e nas funções vegetativas, porém com características opostas àquelas observadas na depressão. A alternativa indicada pelo gabarito é a C, que está incorreta pelos motivos abaixo:

1)

A alternativa C apresenta redação incorreta: “Experimentam com maior frequência retardo....” De acordo com Maria Helena de Moura Neves, na gramática Guia de Uso do Português,

página 493: “Maior é a forma sintética do COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE do adjetivo grande.” Dessa forma, a sentença em questão perde todo o sentido e correção, pois usa o comparativo de superioridade para comparação alguma. Assim, “Experimentam (retardo psicomotor, sintomas atípicos e sintomas psicóticos) com maior frequência do que o que? Ou do que quem? Ou em relação a quê essa frequência é maior? 2)

A alternativa C apresenta falta de continuidade em relação ao enunciado:

“Em se tratando de Depressão Bipolar, é correto afirmar que: Experimentam com maior frequência retardo psicomotor...” Onde está o sujeito? Quem “experimentam”? Uma alternativa correta não pode utilizar de redação incorreta para confundir o candidato. 3)

A alternativa C apresenta palavra ou expressão incorreta e inexistente: sintomas hipo/maníacos De acordo com Maria Helena de Moura Neves, na gramática Guia de Uso do Português,

página 325: “A barra costuma ter um valor disjuntivo, ou seja, separa elementos que podem ser utilizados em alternativa. Por exemplo: «Jantaremos na sala/cozinha» = «Jantaremos na sala ou na cozinha».A conjunção e costuma ser substituída antes pelo hífen. Por exemplo, um veículo que seja simultaneamente um caminhão e uma cisterna pode ser definido como um caminhão-cisterna.”

Dessa forma, “sintomas hipo/maníacos” seria equivalente a “sintomas hipo OU maníacos”, que é algo inexistente, já que o correto seria “sintomas hipomaníacos” onde a justaposição dos termos equivale à mesma conjunção E do uso do hífen. 4) O Manual Diagnóstico e Estatísco dos transtornos mentais (DSM IV), à página 410, limita-se a afirmar que “o termo “Depressão atípica” … não conota um quadro clínico incomum” , sem nada afirmar sobre sintomas atípicos aparecendo com maior frequência do que quer que seja. Repare-se que o DSM IV fala sobre a frequência de sintomas psicóticos mas nada diz sobre uma maior frequência de sintomas atípicos.

Não é de bom senso, nem aceitável, que uma assertiva que se pretenda correta, recaia no primeiro erro aqui listado, quanto mais no acúmulo de todos eles.

Related Documents

Recurso
July 2020 21
Recurso
May 2020 25
Recurso 1
May 2020 7
Recurso Didactico
May 2020 12
Recurso Natural
July 2020 8
Recurso Natural
June 2020 7