Realismo E Naturalismo No Brasil

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Realismo E Naturalismo No Brasil as PDF for free.

More details

  • Words: 662
  • Pages: 12
Realismo e Naturalismo no Brasil Aula seminário

Índice: 1. Contexto Histórico do Realismo 2. Contexto Histórico do Naturalismo 3. Características do Realismo 4. Características do Naturalismo 5. Diferenças: Realismo 6. Diferenças: Naturalismo 7. Foto do principal autor (Realismo) 8. Foto do principal autor (Naturalismo)

Contexto Histórico do Realismo 





O Realismo no Brasil teve seu início,oficialmente,em 1881,com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor,Machado de Assis. Esta escola só entra em declínio com o surgimento do Parnasianismo,por volta de 1890. Com a introdução do estilo realista,assim como do naturalista,o romance,no Brasil,ganhou um novo alcance,a observação. Começou-se a escrever buscando a verdade,e não mais para ocupar os ócios dos leitores. Machado de Assis,considerado um dos maiores expoentes da literatura brasileira e o maior do Realismo no Brasil,desenvolve em sua ficção uma análise psicológica e universal e sela, portanto, a independência literária do país.

Contexto Histórico do Naturalismo 

O Naturalismo é a radicalização do Realismo. (1880) Essa nova escola literária baseava-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.



O Naturalismo esboçou o que podemos declarar como os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista.



O Naturalismo expandiu-se para outras artes.



No Brasil, as primeiras obras naturalistas são publicadas em 1880, sendo influenciadas pela leitura de Zola. O primeiro romance é O mulato (1881) do maranhense Aluísio de Azevedo, o escritor que melhor representa a corrente literária do naturalismo entre nós.

Características do Realismo

       



Objetividade : fidelidade ao real Impessoalidade Análise Psicossocial do personagem Contemporaneidade Criticidade : questionamento da burguesia Detalhismo Descritivo Lentidão Narrativa Sensorialismo : Exploração dos sentidos

Marco Inicial: Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis (1881)

Características do Naturalismo



Determinismo : personagem condicionado pelos três fatores : raça-meio-momento Cientificismo : aplicação do método experimental à literatura. O Patológico : destaque às situações e personagens anormais, doentios e desequilibrados, mórbidos.



Marco Inicial: O Mulato de Aluísio de Azevedo (1881)



 

Diferenças: Realismo   

 



Forte influência da literatura de Gustave Flaubert (França). Romance documental, apoiado na observação e na análise. A investigação da sociedade e dos caracteres individuais é feita “de dentro para fora”, por meio de análise psicológica capaz de abranger sua complexidade, utilizando a ironia, que sugere e aponta, em vez de afirmar. Volta-se para a psicologia, centrando-se mais no indivíduo. As obras retratam e criticam as classes dominantes, a alta burguesia urbana e, normalmente, os personagens pertencem a esta classe social. O tratamento imparcial e objetivo dos temas garante ao leitor um espaço de interpretação, de elaboração de suas próprias conclusões a respeito das obras.

Diferenças: Naturalismo   

 



Forte influência da literatura de Émile Zola (França). Romance experimental, apoiado na experimentação e observação científica. A investigação da sociedade e dos caracteres individuais ocorre “de fora para dentro”, os personagens tendem a se simplificar, pois são vistos como joguetes, pacientes dos fatores biológicos, históricos e sociais que determinam suas ações, pensamentos e sentimento. Volta-se para a biologia e a patologia, centrando-se mais no social. As obras retratam as camadas inferiores, o proletariado, os marginalizados e, normalmente, os personagens são oriundos dessas classes sociais mais baixas. O tratamento dos temas com base em uma visão determinista conduz e direciona as conclusões do leitor e empobrece literariamente os textos.

FOTO DO PRINCIPAL AUTOR DO REALISMO NO BRASIL

O Realismo no Brasil tem como marco inicial a obra Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis.

FOTO DO PRINCIPAL AUTOR DO NATURALISMO NO BRASIL Aluísio Azevedo com a obra O mulato, publicado em 1881, marcou o início do Naturalismo brasileiro, a obra O cortiço, também de sua autoria, marcou essa tendência.

Alunos: Rayana Araújo – 33 Jean Felipe – 27 Bianca Nunes – 06 Professor: Osíris Nascimento Matéria: Português Tema: Realismo e naturalismo no Brasil

Related Documents