Como é constituído o sistema nervoso central?
O Sistema nervoso é à parte do corpo humano capaz de captar, processar e emitir reacções que ocorrem ao redor ou no próprio corpo, responsável por toda a nossa sensibilidade e motricidade, este sistema controla e coordena as funções de todos os organismos e ainda, é capaz de interpreta-los e desencadear, eventualmente, respostas adequadas a estes estímulos. Muitas funções do sistema nervoso dependem da vontade e muitas outras ocorrem sem delas tenhamos consciência, divide-se em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico. O encéfalo e a medula formam o sistema nervoso central. Concluindo o sistema nervoso central é constituído por o encéfalo que inclui o cérebro, o cerebelo, e o bolbo raquidiano, a medula espinal, e o sistema nervoso periférico são constituídos pelo sistema nervoso somático e sistema nervoso autónomo. Qual são as funções da espinal medula?
A função de coordenação remete para a responsabilidade em coordenar a actividade reflexa, como, por exemplo, o reflexo sensoriomotor. O acto reflexo é a forma de comportamento mais elementar dado que é uma resposta imediata, involuntária e automática a um estímulo. Entre outros, a espinal medula controla o reflexo rotular e o reflexo pupilar (automaticamente, a pupila modifica a sua abertura com a quantidade de luz). A espinal medula tem também a função de condução, transmite mensagens do cérebro para o resto do corpo e vice – versa, a dor, a temperatura e o toque recebidos pelos órgãos receptores são transportados pelos nervos sensoriais á espinal medula, que, por sua vez, os conduz ao cérebro, que processará estas informações em áreas específicas. Em direcção oposta, a espinal medula conduz as respostas processadas pelo cérebro, por exemplo, aos músculos para produzirem o movimento, a importância da espinal medula torna-se mais evidente quando ocorre uma lesão provocada por um acidente ou por uma doença, os efeitos podem ir desde uma debilidade nas extremidades do corpo ate á paralisia total, á perda dos reflexos e da sensibilidade. Como podemos dividir o cérebro?
É o órgão onde se radicam a sensibilidade consciente, a mobilidade voluntária e a inteligência; por este motivo é considerado como o centro nervoso mais importante de todo o sistema. Apresenta um profundo sulco que chega até o corpo caloso e o divide em dois hemisférios simétricos (esquerdo e direito). O córtex cerebral constitui o nível superior na organização hierárquica do sistema nervoso; se encontra represada apresentando pregas ou circunvoluções e figuras ou canais. O córtex cerebral não é homogéneo, encontrando-se diferenças na espessura total, nas das diferentes capas e na conformação celular fibrilar. O hemisfério direito controla a formação de imagens, as relações espaciais e o pensamento concreto, o hemisfério esquerdo é responsável pelo pensamento lógico, pela linguagem verbal, pelo discurso e pelo cálculo. Cada hemisfério cerebral e composto por quatro lobos, que são o frontal, parietal, occipital, e temporal.
Trabalho realizado por: André Massano Nº4 12ªA David Ragageles Nº5 12ºA