Prova De Redacao Universidade Federal De Vicosa 2006

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Prova De Redacao Universidade Federal De Vicosa 2006 as PDF for free.

More details

  • Words: 405
  • Pages: 2
PROCESSO SELETIVO/2006

O

3 DIA

CADERNO 10

15

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO ATENÇÃO: Antes de iniciar sua redação leia atentamente as instruções abaixo: 1. Produza um texto coeso e coerente, com um mínimo de 20 linhas e um máximo de 25 linhas; 2. Não se esqueça de dar um título, se necessário, ao seu texto; 3. Faça primeiro a redação na folha de rascunho, utilizando a página amarela encartada no centro do caderno de provas; 4. Passe o texto a limpo, a tinta e em letra legível. As instruções acima serão observadas durante a avaliação de sua redação.

REDAÇÃO • Leia os fragmentos abaixo, extraídos de matéria publicada em O Globo Revista, que remetem a um tema bastante discutido na atualidade. Fragmento 01 Manifestações perversas da cultura da aparência. É assim que psicanalistas analisam os episódios da jovem exposta à revelia na Internet mantendo relações sexuais com o “ficante” e da menina filmada durante a prática de sexo oral num banheiro de uma escola na Zona Sul do Rio. Segundo Sergio Nick, da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), o valor dessa cultura da imagem não é ser, mas aparecer. O que importa não é fazer sexo, mas ser visto fazendo. Esses casos não foram surpresa para os jovens, apenas para os adultos. A garotada está sabendo o que nós não estávamos até agora. Eles são filmados em festas e há muito tempo tomam cuidado para não parar em sites e blogs. Fragmento 02 Para o psicanalista Carlos Saba, a noção de exposição ou de violação da privacidade via Internet é relativa; só dá para medir intelectualmente, mas não afetivamente.

16

CADERNO 10

O

3 DIA

PROCESSO SELETIVO/2006

− Não dá para medir violação afetiva pela Internet porque as pessoas não têm noção do espaço que ocupam quando se exibem pela Internet ou por qualquer outra mídia. Os mesmos adolescentes que transaram diante da câmera talvez não tivessem coragem de repetir a atitude se o espaço fosse outro, por exemplo, um clube, diante de dez pessoas. (MARINHO, Antônio; CEZIMBRA, Marcia; CLÉBICAR, Tatiana. Como proteger sua intimidade. In: O Globo Revista. Rio de Janeiro, n. 51, p. 20 e 23, 17 jul. 2005.)

• Produza um texto coeso e coerente, com um mínimo de 20 linhas e um máximo de 25 linhas, de cunho argumentativo posicionando-se a respeito do tema proposto: A exposição pessoal de adolescentes via Internet: caso de exibicionismo ou violação de privacidade?

Related Documents