Prova De Redacao Una 2007

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Prova De Redacao Una 2007 as PDF for free.

More details

  • Words: 7,416
  • Pages: 20
INSTRUÇÕES LEIA COM ATENÇÃO Este caderno contém provas de Redação e Conhecimentos Gerais com 50 questões. Todas são de múltipla escolha. . Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador de provas, para que ele tome as providências necessárias. . Caso você não observe essa recomendação, não lhe caberá qualquer reclamação ou recursos posteriores. . Use como rascunho das respostas da prova de múltipla escolha a Folha de Respostas reproduzida no fim deste caderno e, para a Redação, a folha de rascunho nele contida. . Ao receber a Folha de Respostas e a Folha de Redação, confira seu nome e número de inscrição. Confira também o curso de sua primeira opção, Assine, A TINTA, no espaço próprio indicado. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: . Use apenas caneta esferográfica azul ou preta( escrita grossa); .Preencha corretamente o círculo reservado à letra correspondente à resposta que julgar correta; . Assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta não será computada se houver marcação de duas ou mais alternativas; . Não deixe nenhuma questão sem resposta. . A Folha de Respostas não deve ser dobrada, amassada ou rasurada. CUIDE BEM DELA, ELA É A SUA PROVA. . No período previsto para a realização das provas, está incluído o tempo necessário para a transferência das respostas para a Folha de Respostas e para a transcrição da prova de Redação a tinta, no formulário específico. . Ao terminar suas provas entregue a Folha de Redação ao fiscal de sala, juntamente com a sua Folha de Respostas devidamente preenchida e com este caderno de provas.

DURAÇÃO TOTAL DAS PROVAS: 4 ( QUATRO ) HORAS 2 de junho de 2007

Nome completo: Inscrição:

Sala: Processo Seletivo/ 2º - 2007

1

QUESTÕES OBJETIVAS (01 a 07) ATENÇÃO: após a proposta de redação, são oferecidas as demais questões objetivas (08 a 50). Leia o texto. Consumo, logo existo Frei Betto*, Terça, 26 de setembro de 2006 Ao visitar em agosto a admirável obra social de Carlinhos Brown, no Candeal, em Salvador, ouvi-o contar que na infância, vivida ali na pobreza, ele não conheceu a fome. Havia sempre um pouco de farinha, feijão, frutas e hortaliças. "Quem trouxe a fome foi a geladeira", disse. O eletrodoméstico impôs à família a necessidade do supérfluo: refrigerantes, sorvetes etc. A economia de mercado, centrada no lucro e não nos direitos da população, nos submete ao consumo de símbolos. O valor simbólico da mercadoria figura acima de sua utilidade. Assim, a fome a que se refere Carlinhos Brown é inelutavelmente insaciável. (...) Marx já havia se dado conta do peso da geladeira. Nos "Manuscritos econômicos e filosóficos" (1844), ele constata que "o valor que cada um possui aos olhos do outro é o valor de seus respectivos bens. Portanto, em si o homem não tem valor para nós." O capitalismo de tal modo desumaniza que já não somos apenas consumidores, somos também consumidos. As mercadorias que me revestem e os bens simbólicos que me cercam é que determinam meu valor social. Desprovido ou despojado deles, perco o valor, condenado ao mundo ignaro da pobreza e à cultura da exclusão. Para o povo maori da Nova Zelândia cada coisa, e não apenas as pessoas, tem alma. Em comunidades tradicionais de África também se encontra essa interação matéria-espírito. Ora, se dizem a nós que um aborígene cultua uma árvore ou pedra, um totem ou ave, com certeza faremos um olhar de desdém. Mas quantos de nós não cultuam o próprio carro, um determinado vinho guardado na adega, uma jóia? Assim como um objeto se associa a seu dono nas comunidades tribais, na sociedade de consumo o mesmo ocorre sob a sofisticada égide da grife. Não se compra um vestido, compra-se um Gaultier; não se adquire um carro, e sim uma Ferrari; não se bebe um vinho, mas um Château Margaux. A roupa pode ser a mais horrorosa possível, porém se traz a assinatura de um famoso estilista a gata borralheira transforma-se em cinderela… Somos consumidos pelas mercadorias na medida em que essa cultura neoliberal nos faz acreditar que delas emana uma energia que nos cobre como uma bendita unção, a de que pertencemos ao mundo dos eleitos, dos ricos, do poder. Pois a avassaladora indústria do consumismo imprime aos objetos uma aura, um espírito, que nos transfigura quando neles tocamos. E se somos privados desse privilégio, o sentimento de exclusão causa frustração, depressão, infelicidade. Não importa que a pessoa seja imbecil. Revestida de objetos cobiçados, é alçada ao altar dos incensados pela inveja alheia. Ela se torna também objeto, confundida com seus apetrechos e tudo mais que carrega nela mas não é ela: bens, cifrões, cargos etc. (...)

Agora o supermercado suprime a presença humana. Lá está a gôndola abarrotada de produtos sedutoramente embalados. Ali, a frustração da falta de convívio é compensada pelo consumo supérfluo. "Nada poderia ser maior que a sedução" - diz Jean Baudrillard - "nem mesmo a ordem que a destrói." E a sedução ganha seu supremo canal na compra pela internet. Sem sair da cadeira o consumidor faz chegar à sua casa todos os produtos que deseja. Vou com freqüência a livrarias de shoppings. Ao passar diante das lojas e contemplar os veneráveis objetos de consumo, vendedores se acercam indagando se necessito algo. "Não, obrigado. Estou apenas fazendo um passeio socrático", respondo. Olhamme intrigados. Então explico: Sócrates era um filósofo grego que viveu séculos antes de Cristo. Também gostava de passear pelas ruas comerciais de Atenas. E, assediado por vendedores como vocês, respondia: "Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz." * Frei Betto é escritor e jornalista. Fonte: http://port.pravda.ru/sociedade/cultura/16395-1/ visitado em 02/05/07 QUESTÃO 01 O primeiro parágrafo do texto de Frei Betto tem como objetivo, EXCETO: a) Apresentar um assunto que será desenvolvido nos próximos parágrafos: os males que os eletrodomésticos trouxeram à população. b) Exemplificar, a partir de um depoimento, a análise à qual o texto se dedica: a relação entre a economia de mercado e os valores vigentes numa sociedade. c) Fornecer um ponto de partida para a discussão sobre as aparentes necessidades que o sistema capitalista impõe ao indivíduo. d) Apresentar a idéia de que conceitos como "fome" e "necessidade" são relativos, na medida em que são moldados a padrões de comportamento. e) Apresentar, de antemão, exemplos de necessidades supérfluas, tais como sorvete e refrigerantes. QUESTÃO 02 A linha argumentativa construída pelo autor do texto pretende mostrar que o valor de um indivíduo está intimamente ligado àquilo que ele consome, e não àquilo que ele é. Para tanto, são estabelecidas as seguintes relações, EXCETO: a) O valor social de um indivíduo agregado ao valor simbólico das mercadorias. b) A necessidade de reconhecimento social como propulsora da aquisição de bens. c) O poder de compra de um grupo como motivador de atitudes de discriminação. d) A noção de existência condicionada à prática do consumo. e) A aquisição de bens como possibilidade de conquista de valor social.

Processo Seletivo/ 2º - 2007

3

QUESTÃO 03

QUESTÃO 05

O texto de Frei Betto, no que diz respeito à estrutura, trata-se de um texto:

O discurso acima é uma propaganda - um tipo de texto que constitui, seguramente, um dos motores do capitalismo. É a propaganda que se encarrega de apresentar ao consumidor os produtos "indispensáveis", e por conseqüência, desperta nele o desejo de compra. A respeito das estratégias utilizadas pelo anunciante para vender seu produto - cosméticos e perfumes - , assinale a alternativa CORRETA:

a) Dissertativo, escrito em primeira pessoa b) Narrativo, escrito em primeira pessoa c) Dissertativo, escrito em terceira pessoa d) Descritivo, escrito em terceira pessoa e) Descritivo, escrito em primeira pessoa QUESTÃO 04 Leia novamente: A roupa pode ser a mais horrorosa possível, porém se traz a assinatura de um famoso estilista a gata borralheira transforma-se em cinderela… (4º §) Assinale a alternativa em que o trecho foi adequadamente reescrito, sem comprometimento do sentido e da correção: a) Mesmo que, a roupa for a mais horrorosa possível, se trouxer a assinatura de um famoso estilista a gata borralheira transforma-se em cinderela… b) A roupa pode ser a mais horrorosa possível, entretanto, se trouxer a assinatura de um estilista famoso, a gata borralheira transforma-se em cinderela… c) A roupa que pode ser a mais horrorosa possível, transforma a gata borralheira em cinderela porque traz a assinatura de um famoso estilista... d) A gata borralheira transforma-se em cinderela ao usar uma roupa que trouxer a assinatura de um estilista famoso, mesmo se for a mais horrorosa possível. e) A gata borralheira pode ser a mais horrorosa possível, porém se traz a assinatura de um famoso estilista na roupa transformase em cinderela… As questões 05 e 06 devem ser respondidas com base no anúncio publicitário abaixo:

a) O anúncio tenta transmitir uma imagem negativa das mães que gostam de cozinhar, o que se percebe por meio da sátira a uma panela. b) O anúncio busca criar um vínculo indissociável entre a feminilidade ("ser mulher") e o uso de cosméticos, apresentando, assim, um produto que ofereça tal atributo às mães. c) O anúncio apresenta uma comparação entre as mães de gerações passadas e as mães modernas, sugerindo que usar o produto anunciado é uma atitude moderna. d) O anúncio delega ao filho a responsabilidade de oferecer feminilidade à mãe, que, por sua vez, prefere os utensílios domésticos. e) O anúncio tenta transmitir, por meio da frase "Sua mãe quer ser mulher", as características dos produtos que vende, como durabilidade e qualidade. QUESTÃO 06 A questão 06 deve considerar o anúncio e sua relação com o artigo de Frei Betto. Todos os fragmentos abaixo, retirados do artigo de Frei Betto, exemplificam um aspecto da economia de mercado que pode ser exemplificado pela propaganda, EXCETO: a)"A economia de mercado, centrada no lucro e não nos direitos da população, nos submete ao consumo de símbolos.", já que, preocupado em vender, o anunciante tenta criar no público alvo (no caso, as mães), a necessidade de "ser mulher", que será ilusoriamente suprida pelos produtos que oferece. b)"O valor simbólico da mercadoria figura acima de sua utilidade.", uma vez que, no anúncio, o símbolo da feminilidade merece mais destaque do que as propriedades do produto anunciado. c)"As mercadorias que me revestem e os bens simbólicos que me cercam é que determinam meu valor social.", uma vez que sugere que o valor social "mulher" é associado à utilização do produto. d) "A avassaladora indústria do consumismo imprime aos objetos uma aura, um espírito, que nos transfigura quando neles tocamos.", uma vez que a "aura" da feminilidade está, segundo o anúncio, presente no produto.

Fonte: www.aguadecheiro.com.br, acessada em 04/05/07

e) "Não importa que a pessoa seja imbecil. Revestida de objetos cobiçados, é alçada ao altar dos incensados pela inveja

4

Processo Seletivo/ 2º - 2007

alheia.", uma vez que a mãe representada na propaganda é masculinizada, numa sugestão de que não ganhou o produto que lhe garantiria "ser mulher". Leia atentamente o texto abaixo, de Carlos Drummond de Andrade: Eu, etiqueta Em minha calça está grudado um nome Que não é meu de batismo ou de cartório Um nome... estranho Meu blusão traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nessa vida, Em minha camiseta, a marca de cigarro Que não fumo, até hoje não fumei. (...) Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, Minha gravata e cinto e escova e pente, Meu copo, minha xícara, Minha toalha de banho e sabonete, Meu isso, meu aquilo. Desde a cabeça ao bico dos sapatos, São mensagens, Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidências. Costume, hábito, premência, Indispensabilidade, E fazem de mim homem-anúncio itinerante, Escravo da matéria anunciada. Estou, estou na moda. (...) Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, Minhas idiossincrasias tão pessoais, Tão minhas que no rosto se espelhavam E cada gesto, cada olhar, Cada vinco da roupa Sou gravado de forma universal, Saio da estamparia, não de casa, Da vitrine me tiram, recolocam, Objeto pulsante mas objeto Que se oferece como signo de outros Objetos estáticos, tarifados. Por me ostentar assim, tão orgulhoso De ser não eu, mar artigo industrial, Peço que meu nome retifiquem. Já não me convém o título de homem. Meu nome novo é Coisa. Eu sou a Coisa, coisamente.

tradas em vários textos modernistas. II. Pode-se afirmar que o poema exemplifica a idéia apresentada no artigo Consumo, logo existo de que "O capitalismo de tal modo desumaniza que já não somos apenas consumidores, somos também consumidos." III. O poema, apesar de ter sido escrito no período moderno, trata de um assunto que foi exaustivamente abordado na literatura realista: a desigualdade social. Está(ão) correta(s): a) I e II b) II e III c) I e III d) Somente I e) Somente II PROPOSTA DE REDAÇÃO Para redigir sua redação, leia com atenção os textos e/ou fragmentos abaixo. Apóie-se, também, nos textos anteriores oferecidos nesta prova. ATENÇÃO: após a proposta de redação, são oferecidas as demais questões objetivas (08 a 50). Texto 01 Se perguntarmos a um milhão de crianças brasileiras, especialmente aos mais pobres das favelas, se preferem ter um diploma do ensino básico, dente na boca ou tênis nike, muito provavelmente ele preferirá este último. Se tiver que escolher entre dois tênis ou até mais, do mesmo tipo, sem a marca e um único com a marca, ele preferirá este último. Se tiver que escolher entre um confortável mas sem marca e outro que lhe aperte o pé, mas que tenha a marca americana, preferirá este último. Uma deformação do uso do marketing, instrumento do capitalismo moderno, transformou o consumo de bens, que se fazia para ter qualidade de vida, em atos simbólicos. O funcional deu lugar à mística da marca. A felicidade no mundo atual, para cada vez maior número de pessoas, se mede pela capacidade de consumir. Como quanto mais se consome, maior a expectativa de continuar a consumir, a felicidade não se completa nunca, a não ser por breves momentos, e em seu lugar fica sempre a ansiedade. Percival Maricato, no artigo "O conceito de felicidade, marketing e meio ambiente".(texto adaptado)

QUESTÃO 07 Com base nos seus conhecimentos sobre literatura, no texto acima e também no artigo de Frei Betto, julgue os itens a seguir:

Fonte: http://www.vitaecivilis.org.br/default.asp?site_Acao=MostraPagina&PaginaId=1616 &mNoti_Acao=mostraNoticia¬iciaId=62

I. O poema, com versos brancos e livres, aborda um tema cotidiano e de caráter social - características que podem ser encon-

Processo Seletivo/ 2º - 2007

5

Texto 02

QUESTÕES OBJETIVAS (08 a 50) Questões 08 e 09. Leia o trecho abaixo. O consumismo é um dos retratos do mundo da globalização. A respeito da Era da globalização, sabe-se que um de seus efeitos é o fantástico incremento dos transportes e das comunicações, encurtando distâncias, intensificando contatos e reduzindo custos. Sobre isso, observe o gráfico.

Fonte: Revista VEJA, de 29 de maio de 2002

Augusto de Campos (Mercado 2002) QUESTÃO 08 Texto 03

Uma explicação coerente para a tendência à "tarifa zero", em meio a um mundo globalizado, pode ser:

Ao shopping center a) as empresas de telefonia perdem dinheiro com as baixas tarifas, mas ganham com outras atividades às quais são ligadas, como TVs e Internet. b) as baixas lucratividades das redes de telefonia são apenas temporárias, pois seus projetos contemplam grandes lucros no longo prazo. c) o setor de telefonia apresenta-se como uma das raras exceções entre setores típicos da economia globalizada a apresentar prejuízo, o que é compensado com outras atividades. d) os lucros nesse setor estão presentes e ocorrem com a massificação do número de usuários, o que é uma das características da produção em escala global. e) o setor da telefonia é considerado vital, o que acarreta interferências de Estados que pressionam para obtenção de tarifas próximas do zero, em benefício dos usuários.

Pelos teus círculos vagamos sem rumo nós almas penadas do mundo do consumo. Do elevador ao céu pela escada ao inferno: os extremos se tocam no castigo eterno. Cada loja é um novo prego em nossa cruz. Por mais que compremos estamos sempre nus nós que por teus círculos vagamos sem perdão à espera (até quando?) da Grande Liqüidação.

QUESTÃO 09 Sobre o gráfico acima é CORRETO afirmar:

(José Paulo Paes, Prosas seguidas de odes mínimas) A partir dos textos lidos e do seu conhecimento sobre o assunto, redija um texto dissertativo-argumentativo, a ser publicado em um jornal de sua cidade, discutindo o quanto a ânsia pelo consumo pode influenciar os valores de uma sociedade. Mostre, em seu texto, o quanto a imposição de hábitos consumistas, por parte da mídia, pode contribuir para o problema da desigualdade social. Não se esqueça de utilizar uma norma lingüística adequada ao contexto sócio-comunicativo proposto. Máximo de 25 linhas.

6

a) Sendo a curva uma hipérbole, a função que pode representála é uma função exponencial f(x)= kax com 0 < a < 1. b) Sendo a curva uma hipérbole, a função que pode representála é uma função logarítmica f(x)=logbx, onde b é a base e b>1. c) Em 1940, cada minuto da ligação custava aproximadamente 100 dólares. d) Em 1970, cada minuto da ligação custava um quarto de cada minuto do ano de 1950. e) Nas primeiras décadas do século XXI, a ligação terá custo zero. QUESTÃO 10 O consumismo é uma característica da sociedade contemporânea que produz impactos preocupantes sobre o ambiente natural e

Processo Seletivo/ 2º - 2007

construído. No caso da China, o consumismo é uma característica sócioeconômica relativamente nova, mas, com um ritmo de crescimento vertiginoso, a China desponta como uma das potências mundiais e já assusta outros gigantes comerciais, como os Estados Unidos, com sua voracidade em consumir e dominar mercados.

"Em 01/05/07, os governos da Bolívia e Venezuela, em conjunto, declaram que estão nacionalizando os setores de petróleo e gás, em todas as etapas da produção e distribuição desses produtos. A partir desses anúncios de nacionalização, o gás natural brasileiro ficou mais caro. Minas Gerais consome cerca de 50% do gás brasileiro. Por isso, o Estado teve reajuste menor, se comparado ao do Rio de Janeiro. Os postos do Rio de Janeiro registraram um aumento de aproximadamente 11% no gás veicular, já no dia seguinte." QUESTÃO 11 Com base nessa notícia, um posto de combustível do Rio de Janeiro que passou o gás para R$ 1,776, vendia esse gás, antes do aumento, por:

Fonte: Revista EXAME, de 14 de abril de 2004.

O fragmento de texto e a tabela acima demonstram o crescimento chinês. A partir destas informações e outros conhecimentos assinale a única ERRADA a respeito do crescimento da China. a) o crescimento chinês está associado à sua grande população, que representa enorme potencial de consumo. b) o país vem se abrindo à iniciativa privada e aos investimentos externos, de forma gradativa, nas últimas décadas. c) com o colapso mundial dos regimes comunistas, a China também vem se inserindo na economia de mercado. d) ao se transformar num exemplo de crescimento com respeito ao meio ambiente, o país atrai mais capitais de todo o mundo. e) a maior participação da China no comércio mundial deve-se, também, à sua entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC).

a) R$ 1,580 b) R$ 1,600 c) R$ 1,614 d) R$ 1,706 e) R$ 1,660 QUESTÃO 12 No início do século XXI, os presidentes Evo Morales e Hugo Chavez são autênticos representantes de uma tendência típica de algumas nações da América Latina deste século, denominada: a) Neozapatismo b) Socialismo liberal c) Marxismo nacionalista d) Neopopulismo e) Nacionalismo democrata QUESTÃO 13

Para responder às questões 11, 12, 13, 14 e 15 observe o mapa abaixo e leia a notícia em seguida.

A nacionalização dos setores, mencionada no enunciado, pode ser vista como uma tendência inversa à do mundo globalizado porque: a) para existir globalização não pode haver Estados. b) o setor petrolífero exige investimentos que o Estado não é capaz de executar. c) a atuação do Estado na economia é cada vez menor na atualidade. d) as empresas nacionalizadas são rejeitadas em todo o mundo. e) não há investimentos em empresas estatizadas. QUESTÃO 14 A partir da análise do mapa, da notícia e da utilização de outros conhecimentos sobre a Bolívia, julgue os itens e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

Fonte: Revista Isto É, de 11 de setembro de 2005.

I - A primeira reação do governo brasileiro foi a de recorrer a instâncias internacionais de arbitragem para defender seus interesses. II - A Petrobrás, a maior empresa petrolífera a atuar na Bolívia,

Processo Seletivo/ 2º - 2007

7

oficialmente, reconheceu como soberana a decisão do país vizinho. III - Em 2003, no inicio da crise energética boliviana, houve uma proposta da elite do país de divisão territorial, o que não chegou a ir adiante. IV - Em maio de 2007, após o anúncio da nacionalização do petróleo e do gás, a Petrobrás vendeu 100% de suas duas refinarias para a Bolívia, que pagará pelas instalações, menos do que foi investido pela Petrobrás. Estão CORRETAS as seguintes afirmativas:

A distância percorrida pelo corpo até o instante t = 5s é a) 6,0m b) 15m c) 30m d) 75m e) 150m QUESTÃO 18 Um automóvel sobe uma rua com forte aclive, em linha reta e com velocidade constante, como representado na figura.

a) I e III b) II e IV c) I e IV d) II e III e) III e IV QUESTÃO 15

A alternativa que representa corretamente a força resultante que atua sobre o automóvel nessa situação é:

A observação do mapa anterior e o uso de conhecimentos permite identificar alguns problemas pelos quais a Bolívia passa, ao longo de sua História. Dentre esses, NÃO se pode identificar: a) a ausência de saída para o mar. b) a profunda desigualdade socioeconômica. c) a sucessão de crises políticas. d) a presença de reduzido número de riquezas. e) a exclusão do país da ONU. QUESTÃO 16 Na transição das décadas de 80 e 90 do século XIX, a Bolívia foi derrotada pelo Chile na Guerra do Pacífico e perdeu sua saída para o mar. Esse conflito é também conhecido como a Guerra do Salitre, uma importante riqueza das áreas em litígio. O nitrato de sódio ou salitre do Chile é um sólido branco, de fórmula, NaNO3, solúvel em água. É um sal nitrogenado muito

QUESTÃO 19 Observe as figuras:

comum. É obtido de depósito de caliche, ou pode ser preparado por reação de ácido nítrico com hidróxido de sódio. O salitre do Chile é utilizado como: a) Inseticida. b) Desinfetante. c) Fertilizante. d) Sal de cozinha. e) Anti-tóxico. QUESTÃO 17 O gráfico ao lado representa a velocidade v em função do tempo t para um corpo que se movimenta em uma trajetória retilínea.

8

João coloca três blocos em recipientes contendo água e observa que esses ficam em equilíbrio nas posições indicadas nas figuras. Sejam d1, d2 e d3 as densidades dos blocos das figuras 1,2 e 3 respectivamente. Nessas condições é correto afirmar que a) d1 < d2 = d3. b) d1 < d2 < d3. c) d1 > d2 > d3. d) d1 = d2 = d3. e) d1 > d2 = d3.

Processo Seletivo/ 2º - 2007

QUESTÃO 20

OBS.: pH de soluções, nas condições ambientais:

Também chamado de Opará, como era conhecido pelos indígenas antes da colonização, ou popularmente de Rio da Integração Nacional, é um rio brasileiro que nasce na Serra da Canastra no estado de Minas Gerais, a aproximadamente 1200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo a divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas. Por fim, deságua no Oceano Atlântico, na região nordeste do Brasil. Atualmente discute-se o polêmico e antigo projeto de transposição de parte de suas águas para o Sertão Nordestino. A descrição apresentada refere-se ao rio:

Soluções ácidas Soluções básicas 0------------------------------ 7 ------------------------------ 14 Soluções neutras

a) Rio Paraná b) Rio Tocantins c) Rio Amazonas d) Rio São Francisco e) Rio Grande

Os valores CORRETOS obtidos foram, respectivamente,

QUESTÃO 23 Para fazer o almoço do seu filho Gabriel, uma sopa muito nutritiva, Valéria tem que usar exatamente 2 tipos de legumes, 1 tipo de carne e 1 tipo de verdura. Se ela dispõe de 5 tipos de legumes, 4 tipos de carne e 3 tipos de verdura, então de quantas maneiras distintas ela poderá fazer a sopa para seu filho?

QUESTÃO 21 Recentemente, diversas reportagens vêm denunciando a gasolina adulterada com excesso de etanol. Sabendo-se que a gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, analise a figura ao lado, que representa o esquema de um experimento para determinação do teor de álcool em gasolina a ser testada. Pelo experimento, tem-se: * Recipiente I: gasolina para teste, misturada com etanol, num total de 50mL; * Recipiente II: apenas água destilada, num total de 50 mL; * Recipiente III: resultado da mistura de I + II (61 mL de solução aquosa de álcool e 39 mL de gasolina). Qual o teor de álcool presente na gasolina testada? a) 78%. b) 50%. c) 11%. d) 18% . e) 22%.

a) 12 b) 24 c) 60 d) 120 e) 240 QUESTÃO 24 O gráfico ao lado representa o resultado das notas obtidas pelos alunos do curso de Administração da UNA na prova de Matemática, cujo valor era de 100 pontos. De acordo com o gráfico e seus conhecimentos sobre o assunto, podemos afirmar que a nota média dessa turma foi igual a: a) 68 pontos. b) 70 pontos. c) 72 pontos d) 74 pontos e) 76 pontos QUESTÃO 25

QUESTÃO 22 Em um laboratório químico, um aluno identificou três recipientes com as letras A, B e C. Utilizando água destilada (pH = 7), o aluno dissolveu quantidades suficientes para obtenção de soluções aquosas 0,1mol/L de: cloreto de sódio, NaCl, ácido acético, CH3COOH, e hidróxido de amônio, NH4OH, nos recipientes A, B e C, respectivamente. Após a dissolução, o aluno mediu o pH das soluções dos recipientes A, B, C.

Um recipiente que tem a forma de um cubo cuja aresta mede 2 decímetros está completamente cheio de água. Um buraco foi feito no fundo desse recipiente e, em exatamente 40 minutos, o recipiente estava totalmente vazio. Podemos afirmar que a vazão da água, em litros por minuto, é igual a: a) 0,1 b) 0,2 c) 0,3 d) 0,4 e) 0,5

Processo Seletivo/ 2º - 2007

9

QUESTÃO 26

Pode-se justificar a frase anterior a partir do seguinte exemplo, historicamente CORRETO:

Existe uma variedade de ostra que tem a capacidade de produzir pérolas em seu interior, como mecanismo de defesa.A pérola é formada pela superposição de camadas alternadas de Aragonita (carbonato de cálcio) e de conchiolina (substância semelhante à quitina). Relativamente resistente, tem emprego na confecção de jóias e enfeites. No Oriente Médio, acreditam que possa ser usada, na forma de pó, como medicamento contra várias enfermidades. Marque a alternativa que contém o nome do filo ao qual as ostras pertencem: a) Anelídeo b) Molusco. c) Celenterado. d) Porífero. e) Equinoderma.

QUESTÃO 29 "... mas, por vezes, como num resgate do passado distante, retorna após longo período."

QUESTÃO 27 Nas últimas décadas tem-se registrado um aumento no número de marés vermelhas no nordeste brasileiro.O fenômeno da maré vermelha é devido ao crescimento exagerado de algas, notadamente Pirrófitas ou Dinoflagelados. Em grande quantidade, o material orgânico do esgoto contribui para a proliferação descontrolada de algas no mar. As toxinas por elas elaboradas e lançadas no meio aquático, resultante de seu metabolismo, têm provocado enormes mortandades de peixes e outros animais marinhos. O aumento se refere não só em número e sua distribuição geográfica, mas também em virulência. Todas as alternativas abaixo incluem possíveis explicações para o aparente aumento desse evento, EXCETO: a) utilização de áreas costeiras para despejo de esgoto doméstico. b) mudanças nos padrões das correntes marinhas trazendo muitas algas para o litoral brasileiro. c) utilização dos rios para eliminação de esgoto industrial. d) aumento da temperatura favorecendo a reprodução das algas. e) proibição da pesca com redes de arrasto. Para resolver as questões 28 e 29, leia o trecho abaixo. Leia o trecho que se segue. "O tempo histórico é aquele que nos faz perceber tendências, influências, relações, modismos ... Trata-se da percepção de uma ligação de causa-efeito, por vezes distantes no espaço geográfico. Em geral, está inserido em uma linha de tempo tradicional na qual a distância entre os períodos de um mesmo tempo histórico é de alguns anos ou, no máximo, algumas décadas ... mas, por vezes, como num resgate do passado distante, retorna após longo período." QUESTÃO 28 "A distância entre os períodos de um mesmo tempo histórico é de alguns anos ou, no máximo, algumas décadas ..."

10

a) A teoria iluminista contribui para a eclosão das Revoluções Inglesas do século XVII. b) A Revolução Francesa influencia a independência das Treze Colônias inglesas. c) A Guerra de Secessão inicia a Revolução Industrial nos Estados Unidos. d) A industrialização antecede o socialismo. e) As independências latino-americanas são simultâneas ao Imperialismo afro-asiático.

Pode-se justificar a frase anterior a partir de muitos exemplos, historicamente marcantes. Um deles, é a ação dos detentores do poder, em diversos momentos da História do Brasil, de se cortar cabeças de seus inimigos. São exemplos, Zumbi, Tiradentes, Antônio Conselheiro e Lampião. Para os casos mencionados, a decapitação pode ser MELHOR interpretada como: a) o uso desmedido da força sempre elimina rebeliões no futuro. b) a prática de castigos exemplares pode intimidar novos levantes. c) não havia outros métodos de punição nesses momentos da História do Brasil. d) a decapitação representa o primitivismo das sociedades que deveriam ser reprimidas. e) o Brasil se inspirou na Europa, onde a decapitação era a prática comum de condenação. QUESTÃO 30 O saneamento é a prática de métodos higiênicos e manter ambientes sanitários para evitar doenças. A fossa séptica é uma forma de disposição de esgoto comum em áreas rurais, onde não há sistema de tratamento desses efluentes. Observe no desenho ao lado, a manutenção da distância da casa e da cisterna que serve ao suprimento de água, para evitar qualquer possibilidade de contaminação. Assinale a alternativa que contenha uma doença que pode ser evitada ao ingerirmos água desta cisterna. a) osteoporose. b) dengue. c) doença de Chagas. d) gastroenterite. e) leishmaniose.

Processo Seletivo/ 2º - 2007

QUESTÃO 31

organização de territórios em escala macrorregional, continental ou mundial.

Sabe-se que o termo petróleo significa ÓLEO DA PEDRA, visto que foi encontrado entre os poros de determinadas rochas sedimentares no subsolo. O petróleo é muito importante não só como combustível, como também na produção de matéria prima. Sua formação se deu há, no mínimo, 10 milhões de anos, e é constituído principalmente por compostos orgânicos, predominantemente hidrocarbonetos. Dentre as substâncias a seguir, todas são obtidas diretamente a partir do petróleo, EXCETO: a) querosene b) óleo diesel c) gasolina d) álcool etílico e) gás de cozinha QUESTÃO 32 Alguns países ricos têm sérios problemas relacionados à escassez de água. A água utilizada em vários desses países é hoje reciclada quimicamente e reutilizada. Tal procedimento tem provocado questionamentos da sociedade e dificuldades na aceitação do consumo. Contudo, a quase totalidade da água disponível no planeta Terra tem sido naturalmente reciclada, desde a formação do planeta, há bilhões de anos. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA: a) A chuva, um processo de reciclagem natural da água, é um fenômeno físico. b) A água é uma substância química que entra em ebulição a 100ºC, a 1 atm de pressão. c) A água das chuvas é uma mistura heterogênea de hidrogênio e oxigênio. d) A água é considerada um líquido volátil, pois, a 25ºC, ela experimenta o processo de evaporação. e) A água pura é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. QUESTÃO 33 As cidades globais, devido às funções que desempenham na economia internacional, são pólos de fluxos de tráfego aéreo muitos intensos, pois elas figuram como destinos privilegiados das viagens de negócios. Sobre as cidades globais assinale a opção ERRADA. a) São centros onde se situam muitas sedes de corporações transnacionais. b) Abrigam as principais instituições internacionais como ONU, OMC, FMI e o Banco Mundial. c) Suas bolsas de valores dominam a economia mundial como as de São Paulo, Kabul e Caracas. d) Em comparação com os outros continentes, percebe-se que a África está fracamente conectada à economia mundial. e) Nessas cidades, são tomadas decisões capazes de afetar a

QUESTÃO 34 Belo Horizonte situa-se no domínio do clima tropical de altitude. As chuvas concentram-se no verão e o inverno é a estação de estiagem. As médias térmicas de inverno caem abaixo de 19o C, em função do efeito da altitude. Sobre a análise climática assinale a afirmativa ERRADA. a) A amplitude térmica diária é a diferença de temperatura entre a hora mais quente e a hora mais fria do dia. b) Genericamente, as amplitudes anuais aumentam com o aumento das latitudes. c) No Brasil as menores amplitudes anuais são registradas na Amazônia e as maiores na parte meridional do território. d) Grande parte do território brasileiro está situada na região mesotérmica, sob domínio de climas tropicais e temperados. e) As quedas de temperatura, que provocam geadas e nevadas no sul do Brasil, resultam, na maioria das vezes, da chegada da massa polar atlântica (mPa). QUESTÃO 35 A cartografia é um instrumento de poder, pois oferece informações especiais sobre a superfície terrestre e a organização do espaço geográfico. Seu desenvolvimento foi fundamental para que o homem se lançasse na aventura das Grandes Navegações, a partir do século XV. As projeções cartográficas foram desenvolvidas para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações e seu desenvolvimento serviu aos interesses de diversas potências. Sobre o tema, assinale a opção ERRADA. a) A cartografia é uma atividade quase artística, pois representar a Terra em um mapa é impossível, devido à esfericidade do planeta. b) Os mapas revelam a distribuição espacial dos objetos naturais e sociais. c) Os mapas funcionam como meios para controle intelectual e material do espaço e dos territórios. d) A projeção de Mercator mostra um grande aumento das áreas mapeadas nas altas latitudes. e) Na projeção de Peters, as formas são distorcidas, gerando o alongamento dos continentes. QUESTÃO 36 Os especialistas têm observado que a temperatura média anual está aumentando. Uma das causas desse aumento é o "efeito estufa". A seu respeito, são feitas as seguintes afirmativas: I - O dióxido de carbono é liberado em grandes quantidades pela queima de combustíveis fósseis, tais como carvão, petróleo e gás natural.

Processo Seletivo/ 2º - 2007

11

II - As queimadas e derrubadas de árvores levam ao aumento da taxa de CO2 atmosférico.

d) aumentada 25 vezes. e) aumentada 5 vezes.

III - Com a elevação da temperatura da Terra, ocorre o derretimento das geleiras e o aumento do nível dos oceanos, promovendo inundações litorâneas.

QUESTÃO 39

As afirmativas CORRETAS são:

Numa população a freqüência relativa nos grupos sanguíneos ABO são as seguintes: 15 % da população possuem os genes A e B (grupo sanguíneo AB). 39 % da população possuem o gene A (grupo sanguíneo A ou AB). 48 % da população possuem o gene B (grupo sanguíneo B ou AB).

a) I, II, III. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) Apenas I.

De acordo com os dados e com seus conhecimentos de matemática e biologia, escolhendo-se aleatoriamente um doador na população citada, a probabilidade de sucesso numa transfusão de sangue em que o receptor é do tipo B é de

QUESTÃO 37 Um estreito feixe de luz monocromática incide em uma superfície plana de separação entre o ar e um vidro como representado na figura:

a) 76 % b) 60 % c) 33 % d) 48 % e) 61 % QUESTÃO 40 Leia o trecho. "O Milagre Brasileiro e os Anos de Chumbo foram simultâneos. Ambos reais, coexistiram negando-se. Passados mais de trinta anos, continuam negando-se. Quem acha que houve um, não acredita (ou não gosta de admitir) que houve o outro." GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. São Paulo: Cia das Letras, 2002. p. 13. A análise mais coerente da última frase encontra-se na seguinte alternativa: a) em todas as ditaduras do mundo não houve crescimento econômico. b) os governos militares não desejavam o crescimento econômico. c) os números do Milagre foram forjados pelo governo brasileiro. d) à época, ninguém acreditava na existência do Milagre econômico. e) o Milagre foi utilizado pelos militares para justificar a ditadura.

QUESTÃO 38

QUESTÃO 41

De acordo com o recenseamento realizado no Brasil entre 1970 e 1980, a população brasileira cresceu, neste período, com a taxa de 2,5% ao ano. Supondo que o crescimento da população até os dias de hoje tenha continuado o mesmo que no período entre 1970 e 1980, podemos afirmar que de 1980 até 2008 a população do Brasil provavelmente terá sido (use, se necessário, (1,025)28 ~ = 2,01) a) quadruplicada. b) triplicada. c) dobrada.

12

A malária é uma doença infecto-contagiosa, de contágio indireto, isto é, exige a participação de um vetor, que é representado pelos mosquitos do gênero Anopheles. É de natureza febril, com acessos intermitentes de febre alta, com calafrios intensos, sudorese profusa e notável hemólise. Marque a alternativa abaixo que apresenta o nome correto do grupo ao qual pertence a malária: a) Bactéria. b) Vírus.

Processo Seletivo/ 2º - 2007

c) Fungo. d) Protozoário. e) Artrópode. QUESTÃO 42 A cadeia alimentar é a seqüência de transformações por que passa a matéria orgânica, desde a sua formação pelos produtores, que são sempre autótrofos, num ecossistema, até a sua decomposição, pelos decompositores, que podem ser micro ou macrorganismos, passando, nesse meio-termo pelos diversos níveis de consumidores que podem ser predadores ou parasitos. Já as pirâmides ecológicas, são representações quantitativas da passagem da matéria e da energia através dos diversos níveis tróficos das cadeias e teias alimentares, nas comunidades bióticas. Observe o exemplo de uma teia alimentar:

I polipropileno

II polietileno

Em relação aos polímeros, todas as alternativas estão corretas, EXCETO: a) O propileno e o etileno são hidrocarbonetos, formados de C e H. b) Como a maioria dos plásticos, o propileno e o etileno são derivados do petróleo. c) O propileno e o etileno, por serem polímeros, são formados de cadeias longas. d) O propileno e o etileno são plásticos e, portanto, biodegradáveis. e) O propileno e o etileno são substâncias saturadas. QUESTÃO 45

Sobre as relações nas teias alimentares, marque a alternativa CORRETA: a) Os animais invertebrados nunca se alimentam dos vertebrados. b) Em qualquer ecossistema, os vertebrados, estão sempre no topo das teias alimentares. c) Na teia alimentar, os animais invertebrados, são sempre consumidores primários. d) No ecossistema marinho, os invertebrados, formam a base das teias alimentares. e) Tanto nas cadeias ou teias alimentares, os vertebrados podem se alimentar dos invertebrados e vice-versa. QUESTÃO 43 Para limpar-se um tecido sujo de graxa, resíduo de petróleo, recomenda-se usar: a) Água, o solvente universal, H2O. b) Vinagre, o ácido acético, CH3COOH(aq) c) Álcool etílico, C2H5OH. d) Gasolina, uma mistura de hidrocarbonetos. e) Soda cáustica, NaOH(aq)

"A Toyota foi protagonista de duas revoluções em menos de vinte anos. Na primeira, no início dos anos 90, seus métodos de trabalho revolucionaram em escala mundial o conceito de linha de produção. A segunda, no final de abril deste ano, revirou a ordem estabelecida no mundo das grandes corporações. De janeiro a março, a empresa japonesa vendeu 2,35 milhões de veículos, enquanto a General Motors, líder entre os fabricantes de automotores desde 1931, só chegou aos 2,26 milhões. Pela primeira vez desde que os modelos Ford T começaram a sair da fábrica, em 1908, uma companhia estrangeira ousou quebrar a hegemonia americana." Fonte: http://veja.abril.com.br/020507/p_090.shtml

Sobre os sistemas de produção industrial, assinale a opção INCORRETA. a) No Toyotismo, o operário modelo é aquele que melhor obedece às diretrizes superiores, em uma hierarquia rígida. b) No Fordismo, os defeitos só são identificados no final da linha de produção. c) No Toyotismo, a maioria das peças é feita por outras companhias terceirizadas. d) No Fordismo, peças são produzidas em excesso, para evitar faltas, mas gerando enormes estoques. e) No Toyotismo, busca-se a qualidade total 5S: senso de organização, limpeza, utilização, saúde e auto-disciplina.

QUESTÃO 44 QUESTÃO 46 Sabemos hoje a importância dos plásticos, polímeros sintéticos, no dia-a-dia. São substâncias indispensáveis, mas podem causar sérios problemas ao meio ambiente, por serem de difícil reciclagem. Considere estas fórmulas de dois polímeros:

Dois instrumentos produzem uma mesma nota musical, e as ondas sonoras produzidas por eles têm os perfis representados nas figuras abaixo (em escala).

Processo Seletivo/ 2º - 2007

13

De acordo com as figuras, é CORRETO afirmar que a característi-

pela mudança da capital para o Rio de Janeiro. d) PECUÁRIA: como o rebanho bovino é nativo da terra, é sempre rejeitada pelos portugueses, que não vêem lucro nessa atividade. e) DROGAS DO SERTÃO: são exploradas na região amazônica, com utilização de mão-de-obra indígena, sob os jesuítas. QUESTÃO 49

ca que permite a um ouvinte diferenciar os sons emitidos por esses instrumentos é: a) a freqüência. b) a velocidade de propagação. c) o timbre (perfil da onda). d) a amplitude. e) o comprimento de onda.

Alexander Fleming, bacteriologista inglês, na década de 1920, fez uma das maiores descobertas do mundo científico e da medicina.Cultivando linhagens de estafilococos, notou que uma de suas culturas foi contaminada por um tipo de fungo.Ao transferir o fungo para outro meio de cultura, Fleming verificou que não se desenvolviam vários tipos de bactérias, devido à ação de substâncias produzidas pelo fungo.A industrialização dessas substâncias, só ocorreu, entretanto, em 1941, após os trabalhos de Howard Florey e Ernest Chain, que, juntamente com Fleming, receberam o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1945. Este prêmio foi recebido por estes cientistas por terem aberto as portas para a produção e a industrialização de:

QUESTÃO 47 Após trocar a resistência do chuveiro de sua casa, André representou de forma esquemática o circuito elétrico desse aparelho com a figura abaixo: Analisando a figura feita por André, é CORRETO afirmar que:

a) quimioterápicos, utilizados na imunização contra doenças fúngicas e bacterianas. b) antibióticos, utilizados para se prevenir contra doenças viróticas. c) vacinas, utilizadas para imunização de doenças bacterianas. d) antibióticos, utilizados no tratamento de doenças genéticas. e) antibióticos utilizados no tratamento de doenças infecciosas. QUESTÃO 50 Entidades ligadas à preservação ambiental têm exercido fortes pressões para a redução da produção de gases CFC's (clorofluorcarbono). Esses produtos são usados em motores de geladeiras, aparelhos de ar condicionado e como propelentes em aerossóis. Tais pressões se devem principalmente ao fato de os CFC's:

a) Independente da posição da chave seletora (B ou C), a intensidade da corrente que passa pelo chuveiro é a mesma. b) Com a chave seletora na posição Inverno a potência do chuveiro será maior e portanto haverá maior consumo de energia elétrica. c) A tensão elétrica fornecida ao chuveiro varia com a posição da chave seletora. d) Com a chave seletora na posição C, a resistência elétrica do chuveiro é menor do que na posição B. e) Não é possível identificar na figura qual das posições da chave corresponde à maior potência dissipada pelo chuveiro.

a) Agravarem o efeito estufa. b) Provocarem o fenômeno de inversão térmica. c) Serem tóxicos e contaminarem o ar atmosférico. d) Produzirem "buracos" na camada de ozônio e) Aumentarem a acidez das chuvas.

QUESTÃO 48 A respeito das riquezas do Brasil-Colônia e seus desdobramentos para a vida colonial, assinale a alternativa INCORRETA: a) PAU-BRASIL: considerada a primeira riqueza brasileira, encontra-se no litoral e é utilizada para fabrico de corantes. b) CANA-DE-AÇÚCAR: é a riqueza que mais lucros gera para Portugal e atrai invasores holandeses para o Nordeste. c) OURO: responsável pelo surgimento de diversos povoados e

14

Processo Seletivo/ 2º - 2007

RASCUNHO

REDAÇÃO - RASCUNHO

Processo Seletivo/ 2º - 2007

15

RASCUNHO

REDAÇÃO - RASCUNHO

16

Processo Seletivo/ 2º - 2007

RASCUNHO

REDAÇÃO - RASCUNHO

Processo Seletivo/ 2º - 2007

17

18

Processo Seletivo/ 2º - 2007

Folha de respostas - Rascunho

01

A B C D E

26

02

27

03

28

04

29

05

30

06

31

07

32

08

33

09

34

10

35

11

36

12

37

13

38

14

39

15

40

16

41

17

42

18

43

19

44

20

45

21

46

22

47

23

48

24

49

25

50

A B C D E

Processo Seletivo/ 2º - 2007

RASCUNHO

Nome completo: Inscrição: Sala:

19

20

Processo Seletivo/ 2º - 2007

Related Documents