Aluno(a) 01) Sobre a utilização da biomassa como alternativa para a produção de energia é INCORRETO afirmar que a) o uso da biomassa para fins energéticos é extremamente recente, mas já assume uma posição dominante na matriz energética mundial. b) o Brasil, com elevada incidência de radiação solar e uma grande extensão de terras agricultáveis, possui um enorme potencial para a produção desta fonte energética. c) a produção de gás, em biodigestores, representa uma alternativa viável para a geração de energia em propriedades rurais. d) a cana-de-açúcar contribui duplamente na produção de energia pela biomassa, seja com o álcool combustível, seja com a queima da palha e do bagaço. 02) O petróleo é a principal fonte de energia do planeta, da qual depende grande parte da produção industrial mundial. É um recurso não renovável que ocorre somente em locais que apresentam condições naturais específicas, e, por esse motivo, há grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para avaliação e exploração de novas áreas produtoras, bem como ações geopolíticas, como a recente ocupação do Iraque pelos EUA. Pode-se afirmar que são condições naturais necessárias à formação de jazidas petrolíferas I - a decomposição de matéria orgânica associada a detritos inorgânicos em bacia de sedimentação marinha. II - a existência de rochas porosas e permeáveis para migração e armazenamento capeadas por rochas impermeáveis. III - o contato entre duas placas tectônicas convergentes. IV - o metamorfismo de rochas sedimentares, que transformam, sob aumento de temperatura e pressão, fósseis marinhos em óleo. Dentre as alternativas acima, estão CORRETAS apenas: a) I e II b) II, III e IV c) I e IV d) II e IV e) I, II e IV 3) O mapa representa a área que contém cerca de 60% de todo o petróleo mundial (mais de 600 bilhões de barris), com uma produção de 21 milhões de barris/dia, em território composto por cinco países islâmicos:
Assinale a alternativa que contém tais países e a denominação dada a esta área do globo. a) Catar, Kuwait, Arábia Saudita, Irã, Iraque:Golfo Pérsico. b) México, Venezuela, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala: Golfo do México.
data c) Índia, Paquistão, Afeganistão, Kuwait, Iraque: Golfo de Bengala. d) Nigéria, Marrocos, Gana, Iraque, Kuwait: Golfo da Guiné. e) Birmânia, Tailândia, Nepal, Arábia Saudita, Irã: Golfo de Áden. 05) Sobre as fontes de energia utilizadas pelo homem, é possível afirmar, de forma correta, que: a) entre as fontes de energia classificadas como renováveis, destacam-se o carvão mineral, o petróleo, o gás natural e os minerais radioativos. b) as fontes de energia modernas, de rendimento elevado, respondem por quase metade da energia consumida atualmente no mundo. c) o petróleo foi a fonte de energia básica que garantiu a Revolução Industrial, a partir da segunda metade do século XVIII. d) as fontes de energia utilizadas, variaram, através dos tempos, em função do desenvolvimento cultural e técnico-científico das sociedades. e) o uso da energia alternativa, gerada pelo álcool, pelo sol, ou ventos, é crescente, graças à baixo custo tecnológico necessária à sua produção. 04) O apagão que deixou 50 milhões de americanos e mais de 12 milhões de canadenses no escuro está sendo investigado, podendo ocorrer novas crises. NÃO justifica a possibilidade de ocorrerem novas crises: a) A interligação extrema da rede elétrica norteamericana. b) A resistência de empresas quanto à criação de novas redes regionais, por temerem ser alijadas de grandes mercados pelas concorrentes. c) A manutenção da política consumista norteamericana e do modelo de abastecimento energético. d) A ampliação dos investimentos em pesquisas que viabilizem a obtenção de novas fontes de energia. 05) Nos países desenvolvidos, o consumo de petróleo por habitante é, em média, nove vezes maior do que nos países subdesenvolvidos. Isso indica que: a) nos países desenvolvidos existe uma intensa atividade industrial. b) nos países desenvolvidos é que se encontram as maiores reservas de petróleo do mundo. c) os países desenvolvidos têm efetiva participação na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). d) os países subdesenvolvidos priorizam outras fontes de energia, mais baratas que o petróleo. e) nos países subdesenvolvidos a utilização do petróleo como fonte de energia é largamente substituída por fontes alternativas. 6) Entende-se por "matriz energética" de um país a) o total de estações geradoras de energia. b) o potencial energético produzido pelo seu sistema elétrico. c) a rede de linhas e equipamentos de transmissão de energia. d) a quantidade, medida em megawatts (MW), da energia consumida. e) o conjunto de fontes geradoras de energia.
Aluno(a) 1) Com relação a fontes de energia não-renováveis, marque a alternativa CORRETA: a) Os xistos betuminosos são rochas vulcânicas e seus depósitos mais ricos se encontram em regiões temperadas. b) O gás natural, quando submetido a elevadas temperaturas, pode ser transportado através de gasodutos. c) A grande vantagem da hidroeletricidade é o seu altíssimo rendimento e o fato de ser um dos sistemas mais baratos. d) O carvão é grande fonte de dióxidos de enxofre e nitrogênio, o que contribui para a incidência da chuva ácida. e) O petróleo é geralmente encontrado em terrenos do Quaternário, na conjunção das placas tectônicas. 2) Os rios de planalto são ideais para a construção de usinas destinadas à geração de energia elétrica. Na Amazônia, onde o relevo é caracterizado por baixas altitudes, a construção de represas fica comprometida pelo alto grau de impacto ambiental que provoca. Entretanto, no estado do Amazonas, foi construída a usina hidrelétrica de Balbina, ao norte da cidade de Manaus. Aponte o ponto negativo, em relação ao aspecto socioambiental, relacionado à construção dessa usina. a) A grande oscilação na vazão fluvial, o que exige reservatório de maior altura e profundidade para controlála. b) A pequena elevação altimétrica do terreno, o que exige reservatórios mais extensos e reassentamento de maior número de população. c) A apropriação das margens dos reservatórios por posseiros e grileiros, iniciando novos conflitos pela posse da terra. d) A obstrução da navegabilidade do rio Negro, que dá acesso ao norte do Estado. e) A fraca demanda por eletricidade em áreas de extração mineral e vegetal, tornando o empreendimento ocioso. 3) Analise o mapa e as frases sobre o sistema elétrico.
I. No Brasil, apesar de a maior parte da produção de energia elétrica ser originária de hidrelétricas, cerca de metade de seu território utiliza, predominantemente, energia produzida por termelétricas. II. O Brasil apresenta vastas áreas ainda não interligadas ao sistema elétrico, pois a tecnologia para se transportar energia entre grandes distâncias são ainda pouco conhecidas no país. III. O aproveitamento hidrelétrico está próximo de seu limite nas principais regiões consumidoras do Brasil, o que fez aumentar, a cada ano da última década, a geração de energia elétrica por fontes alternativas, como a nuclear e a de carvão. Está correto o que se afirma em
data 4) Nos últimos anos, a política energética brasileira vem apontando a necessidade de diversificação da matriz energética, fazendo com que sejam ampliados os investimentos em fontes de energia renováveis como, por exemplo, a) gás natural, petróleo, energia eólica e energia nuclear. b) petróleo, energia solar, energia geotérmica e energia eólica. c) gás natural, energia geotérmica, energia hidrelétrica e energia biológica. d) energia eólica, energia biológica, energia solar e energia hidrelétrica. e) energia biológica, energia nuclear, energia eólica e gás natural. 5)O uso de energia oriunda dos ventos para produzir energia elétrica é recente no Brasil. Em relação a essa temática, são feitas as seguintes afirmações. I - A energia eólica, por ser uma fonte limpa de energia, não gera nenhum tipo de impacto ambiental. II - No Rio Grande do Sul, desde 2004, há pelo menos cinco grandes parques eólicos em funcionamento, com destaque para o de Osório, que proporciona metade de toda a energia consumida no litoral norte do estado. III - O litoral dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte está entre as áreas brasileiras com maior potencial de instalação de aerogeradores para produzir eletricidade, graças aos ventos que sopram nesse litoral. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas I e III. 5)Desenvolvida com base no enriquecimento do urânio, a energia nuclear tem sido utilizada em nível mundial como alternativa para outros recursos energéticos. Nos últimos 30 anos, teve sua participação aumentada na produção total de energia elétrica, saltando de 0,1% para 17%. Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar: a) A opção pela energia nuclear é considerada uma alternativa na busca de novas fontes energéticas, apesar do alto custo em relação à implantação e a manutenção das usinas, além do risco em potencial que elas representam. b) Embora considerada como energia limpa, os resíduos radioativos da energia nuclear são altamente poluentes, com efeitos que podem atingir longas distâncias e durar muitos anos. c) Recentemente, os governos brasileiro e chinês assinaram um acordo de cooperação nuclear; o projeto prevê a construção de novas usinas e a conclusão de Angra III, o que demonstra a eficiência e a segurança do Programa Nuclear Brasileiro. d) Entre os argumentos favoráveis à utilização da energia nuclear, pode-se citar o desenvolvimento da medicina nuclear e da tecnologia na área de fármacos. em vários outros municípios da região Sudeste.
a) I, apenas. b) II, apenas. apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.
Aluno(a)
c) I e III,
data
1) Considere a imagem a seguir: Carro alegórico, de Dalcío, publicada no Correio Popular, de 26/02/06.
A leitura atenta da charge permite afirmar que se trata de uma crítica a) às escolas de samba que ainda mantêm carros alegóricos tocados a força humana numa época de significativo conhecimento tecnológico. b) à tendência ecológica das escolas de samba e dos carnavalescos que vêm optando pela utilização de adornos de origem vegetal mais do que de origem animal. c) ao mau funcionamento dos automóveis flex., tanto com gasolina quanto com álcool, novidade recentemente introduzida pela indústria automobilística. d) aos motoristas desavisados que se esquecem de abastecer seus automóveis, causando prejuízo ao tráfego de veículos durante o Carnaval. e) à alta dos preços do álcool combustível que tomou de surpresa os proprietários de automóveis movidos a álcool. 2) Leia o texto a seguir: O país não deve abrir mão da tecnologia das usinas nucleares. Para o Brasil, pode haver a oportunidade a médio e longo prazos de exportar urânio enriquecido, usado na produção de reatores. (...) Além dos pequenos reatores, um outro desafio é o domínio de tecnologias para o tratamento de rejeitos. Também seria bom para o país ir avançando até a produção de grandes reatores. (Rogério C. Cerqueira Leite. "Gazeta do Povo", 1/04/2004) Na análise do autor desse texto, o uso da tecnologia nuclear no Brasil a) faz parte do atual projeto geopolítico nacional, prevendo inclusive a construção de armas nucleares. b) tem sido estimulado, apesar de o país ser signatário de tratado de não-proliferação de armas nucleares. c) constitui-se na única alternativa para a crise na produção de energia elétrica no país, apesar dos riscos. d) tem impedido investimentos nesta área por causa da produção e eliminação de rejeitos radiativos. e) não deve ser negligenciado, face às vantagens econômicas e científico-tecnológicas que oferece. 3) Os reservatórios para abastecimento de água da área metropolitana de São Paulo atingiram o mais baixo nível dos últimos anos. O mesmo aconteceu Sobre este problema, assinale a alternativa que contém o argumento válido. a) Os níveis das represas da região tendem a baixar .
durante o período de estiagem do inverno e o aumento do consumo e o crescente desperdício contribuíram para o esvaziamento dos reservatórios. b) Como a água desses reservatórios também é usada pelas hidrelétricas, além do desabastecimento de água potável, ocorrerá também uma crise de fornecimento de energia elétrica, só superável se a energia do Nordeste for desviada para o Sudeste. c) O alto nível de impermeabilização dos solos das áreas metropolitanas do Sudeste é o principal responsável pelo esvaziamento das represas. d) A queda no nível dos reservatórios evidencia o descaso governamental com a questão, pois, ao final do inverno, deveriam estar completos, devido às abundantes chuvas que ocorrem nessa estação. e) O problema de abastecimento de água no Sudeste é insolúvel, pois nem mesmo a irrigação das lavouras para exportação está garantida. 4) Desde a década de 1990, o Brasil vem incrementando a importância do gás natural na matriz energética nacional, abrindo-se, a partir daí, a possibilidade de integração econômica com países vizinhos. A prova disto está a) no esforço do Brasil para aumentar a importação de gás natural do Paraguai, sendo que o enfraquecimento recente do MERCOSUL tem causado obstáculos para essa proposta. b) nos novos acordos com o governo uruguaio, no âmbito do MERCOSUL, dobrando a importação de gás natural efetuada pelo Brasil, em troca do aumento de exportação de carros brasileiros para o Uruguai. c) nos novos investimentos feitos pela Petrobrás em território venezuelano, constituindo parceria com a estatal da Venezuela, estreitando assim a relação do Mercosul com o Pacto Andino. d) na construção do gasoduto Brasil-Bolívia, que, todavia, tem encontrado dificuldades, em função da recente nacionalização dos hidrocarbonetos, realizada pelo governo boliviano. e) no consórcio TRANSIERRA, empresa constituída pela Petrobrás, pela Repsol YPF e pela TotalfinaELF, com a finalidade de intensificar a exploração de gás natural em território peruano. 5) No Brasil, o investimento em energia nuclear sempre foi um ponto de discussão, pois um país continental com cursos de rios que favorecem a hidroeletricidade e com solo favorável à produção da biomassa não precisaria investir em uma fonte tão onerosa. Quanto à situação dessa fonte energética, no Brasil, é correto afirmar que a) teve as primeiras duas usinas instaladas em governos democráticos e desde o início recebeu o apoio da população. b) as Usinas de Angra I, II e III já estão produzindo 100% de sua potência total. c) os acordos para a construção de Angra I, II e III foram assinados entre o Brasil e a República Popular da China. d) a Usina de Angra III abastece sozinha toda a Região Sudeste. e) a produção de eletricidade a partir da energia nuclear é inferior a 5% da energia consumida no Brasil.
Aluno(a) 1) Mais de 90% do sistema elétrico brasileiro está integrado por linhas de transmissão a longa distância. Logo, tornou-se possível contornar as "secas regionais", na medida em que o sistema pode ser manobrado para diminuir a utilização das usinas do vale do rio São Francisco e compensar com as usinas das bacias dos rios Paraná e Uruguai, por exemplo. Considerando a infra-estrutura brasileira para energia elétrica, é correto afirmar que a) o sistema elétrico brasileiro tem como geração dominante a hidroeletricidade, mas trata-se de uma forma que vem sofrendo concorrência dos fortes investimentos, principalmente em usinas térmicas de base nuclear. b) a despeito da evolução na geração e na circulação da energia elétrica, cerca da metade do território brasileiro não se beneficia do sistema elétrico integrado e só pode contar com a produção local de energia. c) a integração do sistema elétrico no país articula bem apenas as regiões produtoras de energia, pois a integração e distribuição para as áreas consumidoras são bem precárias, o que está na origem do recente "apagão". d) as usinas do vale do São Francisco não bastam nem para a metade do abastecimento do Nordeste, em razão de sua baixa capacidade de geração, já que as usinas ali instaladas são usinas de médio porte. e) para que o sistema elétrico brasileiro venha a se tornar mais eficiente, a dependência em relação à hidroeletricidade deve diminuir, visto que há apenas um reduzido potencial hidráulico a ser explorado no território. 2) Atualmente, um dos objetivos da Petrobrás é aumentar, até 2010, a participação do gás natural dos atuais 7,5% para 12%. Sobre esse combustível, é correto afirmar que a) a descoberta de reservas no Recôncavo Baiano deve tornar o país auto-suficiente e beneficiar os setores automotivo e residencial, principais consumidores de gás. b) novos acordos com a Venezuela e com o Equador devem ampliar a oferta de gás natural e propiciar a instalação de novas usinas termelétricas. c) a instabilidade política do nosso maior fornecedor preocupa principalmente o setor industrial que consome cerca de metade do gás oferecido. b) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material. c) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos. d) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos. e) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.
Data d) a Bolívia, nossa principal fornecedora de gás natural, tem subsidiado a construção de novos gasodutos com o objetivo de aumentar o consumo brasileiro do combustível. e) as usinas térmicas brasileiras, abastecidas com o gás boliviano, trabalham com capacidade máxima e consomem pouco mais da metade do combustível importado. 3) Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado "lixo atômico". Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de a) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente. b) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material. c) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos. d) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos. e) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa. 4) Nos países desenvolvidos, o consumo de petróleo por habitante é, em média, nove vezes maior do que nos países subdesenvolvidos. Isso indica que: a) nos países desenvolvidos existe uma intensa atividade industrial. b) nos países desenvolvidos é que se encontram as maiores reservas de petróleo do mundo. c) os países desenvolvidos têm efetiva participação na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). d) os países subdesenvolvidos priorizam outras fontes de energia, mais baratas que o petróleo. e) nos países subdesenvolvidos a utilização do petróleo como fonte de energia é largamente substituída por fontes alternativas. 5) As reservas petrolíferas estão relacionadas a um tipo de formação geológica. Indique, corretamente, esse tipo de formação. a) Escudos cristalinos. ) Bacias sedimentares. c) Dobramentos cenozóicos. d) Placas tectônicas. e) Aluviões quaternários.
Aluno(a)
data
01) Sobre a utilização da biomassa como alternativa para a produção de energia é INCORRETO afirmar que a) o uso da biomassa para fins energéticos é extremamente recente, mas já assume uma posição dominante na matriz energética mundial. b) o Brasil, com elevada incidência de radiação solar e uma grande extensão de terras agricultáveis, possui um enorme potencial para a produção desta fonte energética. c) a produção de gás, em biodigestores, representa uma alternativa viável para a geração de energia em propriedades rurais. d) a cana-de-açúcar contribui duplamente na produção de energia pela biomassa, seja com o álcool combustível, seja com a queima da palha e do bagaço. 02) O petróleo é a principal fonte de energia do planeta, da qual depende grande parte da produção industrial mundial. É um recurso não renovável que ocorre somente em locais que apresentam condições naturais específicas, e, por esse motivo, há grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para avaliação e exploração de novas áreas produtoras, bem como ações geopolíticas, como a recente ocupação do Iraque pelos EUA. Pode-se afirmar que são condições naturais necessárias à formação de jazidas petrolíferas I - a decomposição de matéria orgânica associada a detritos inorgânicos em bacia de sedimentação marinha. II - a existência de rochas porosas e permeáveis para migração e armazenamento capeadas por rochas impermeáveis. III - o contato entre duas placas tectônicas convergentes. IV - o metamorfismo de rochas sedimentares, que transformam, sob aumento de temperatura e pressão, fósseis marinhos em óleo. Dentre as alternativas acima, estão CORRETAS apenas: a) I e II b) II, III e IV c) I e IV d) II e IV e) I, II e IV 3) O mapa representa a área que contém cerca de 60% de todo o petróleo mundial (mais de 600 bilhões de barris), com uma produção de 21 milhões de barris/dia, em território composto por cinco países islâmicos:
Assinale a alternativa que contém tais países e a denominação dada a esta área do globo. a) Catar, Kuwait, Arábia Saudita, Irã, Iraque:Golfo Pérsico. b) México, Venezuela, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala: Golfo do México.
Aluno(a)
c) Índia, Paquistão, Afeganistão, Kuwait, Iraque: Golfo de Bengala. d) Nigéria, Marrocos, Gana, Iraque, Kuwait: Golfo da Guiné. e) Birmânia, Tailândia, Nepal, Arábia Saudita, Irã: Golfo de Áden. 05) Sobre as fontes de energia utilizadas pelo homem, é possível afirmar, de forma correta, que: a) entre as fontes de energia classificadas como renováveis, destacam-se o carvão mineral, o petróleo, o gás natural e os minerais radioativos. b) as fontes de energia modernas, de rendimento elevado, respondem por quase metade da energia consumida atualmente no mundo. c) o petróleo foi a fonte de energia básica que garantiu a Revolução Industrial, a partir da segunda metade do século XVIII. d) as fontes de energia utilizadas, variaram, através dos tempos, em função do desenvolvimento cultural e técnico-científico das sociedades. e) o uso da energia alternativa, gerada pelo álcool, pelo sol, ou ventos, é crescente, graças à baixo custo tecnológico necessária à sua produção. 04) O apagão que deixou 50 milhões de americanos e mais de 12 milhões de canadenses no escuro está sendo investigado, podendo ocorrer novas crises. NÃO justifica a possibilidade de ocorrerem novas crises: a) A interligação extrema da rede elétrica norteamericana. b) A resistência de empresas quanto à criação de novas redes regionais, por temerem ser alijadas de grandes mercados pelas concorrentes. c) A manutenção da política consumista norteamericana e do modelo de abastecimento energético. d) A ampliação dos investimentos em pesquisas que viabilizem a obtenção de novas fontes de energia. 05) Nos países desenvolvidos, o consumo de petróleo por habitante é, em média, nove vezes maior do que nos países subdesenvolvidos. Isso indica que: a) nos países desenvolvidos existe uma intensa atividade industrial. b) nos países desenvolvidos é que se encontram as maiores reservas de petróleo do mundo. c) os países desenvolvidos têm efetiva participação na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). d) os países subdesenvolvidos priorizam outras fontes de energia, mais baratas que o petróleo. e) nos países subdesenvolvidos a utilização do petróleo como fonte de energia é largamente substituída por fontes alternativas. 6) Entende-se por "matriz energética" de um país a) o total de estações geradoras de energia. b) o potencial energético produzido pelo seu sistema elétrico. c) a rede de linhas e equipamentos de transmissão de energia. d) a quantidade, medida em megawatts (MW), da energia consumida. e) o conjunto de fontes geradoras de energia.
data
1) Com relação a fontes de energia não-renováveis, marque a alternativa CORRETA: a) Os xistos betuminosos são rochas vulcânicas e seus depósitos mais ricos se encontram em regiões temperadas. b) O gás natural, quando submetido a elevadas temperaturas, pode ser transportado através de gasodutos. c) A grande vantagem da hidroeletricidade é o seu altíssimo rendimento e o fato de ser um dos sistemas mais baratos. d) O carvão é grande fonte de dióxidos de enxofre e nitrogênio, o que contribui para a incidência da chuva ácida. e) O petróleo é geralmente encontrado em terrenos do Quaternário, na conjunção das placas tectônicas. 2) Os rios de planalto são ideais para a construção de usinas destinadas à geração de energia elétrica. Na Amazônia, onde o relevo é caracterizado por baixas altitudes, a construção de represas fica comprometida pelo alto grau de impacto ambiental que provoca. Entretanto, no estado do Amazonas, foi construída a usina hidrelétrica de Balbina, ao norte da cidade de Manaus. Aponte o ponto negativo, em relação ao aspecto socioambiental, relacionado à construção dessa usina. a) A grande oscilação na vazão fluvial, o que exige reservatório de maior altura e profundidade para controlála. b) A pequena elevação altimétrica do terreno, o que exige reservatórios mais extensos e reassentamento de maior número de população. c) A apropriação das margens dos reservatórios por posseiros e grileiros, iniciando novos conflitos pela posse da terra. d) A obstrução da navegabilidade do rio Negro, que dá acesso ao norte do Estado. e) A fraca demanda por eletricidade em áreas de extração mineral e vegetal, tornando o empreendimento ocioso. 3) Analise o mapa e as frases sobre o sistema elétrico.
I. No Brasil, apesar de a maior parte da produção de energia elétrica ser originária de hidrelétricas, cerca de metade de seu território utiliza, predominantemente, energia produzida por termelétricas. II. O Brasil apresenta vastas áreas ainda não interligadas ao sistema elétrico, pois a tecnologia para se transportar energia entre grandes distâncias são ainda pouco conhecidas no país. III. O aproveitamento hidrelétrico está próximo de seu limite nas principais regiões consumidoras do Brasil, o que
4) Nos últimos anos, a política energética brasileira vem apontando a necessidade de diversificação da matriz energética, fazendo com que sejam ampliados os investimentos em fontes de energia renováveis como, por exemplo, a) gás natural, petróleo, energia eólica e energia nuclear. b) petróleo, energia solar, energia geotérmica e energia eólica. c) gás natural, energia geotérmica, energia hidrelétrica e energia biológica. d) energia eólica, energia biológica, energia solar e energia hidrelétrica. e) energia biológica, energia nuclear, energia eólica e gás natural. 5)O uso de energia oriunda dos ventos para produzir energia elétrica é recente no Brasil. Em relação a essa temática, são feitas as seguintes afirmações. I - A energia eólica, por ser uma fonte limpa de energia, não gera nenhum tipo de impacto ambiental. II - No Rio Grande do Sul, desde 2004, há pelo menos cinco grandes parques eólicos em funcionamento, com destaque para o de Osório, que proporciona metade de toda a energia consumida no litoral norte do estado. III - O litoral dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte está entre as áreas brasileiras com maior potencial de instalação de aerogeradores para produzir eletricidade, graças aos ventos que sopram nesse litoral. Quais estão corretas? a) Apenas I. d) Apenas I e II.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
e) Apenas I e III.
5) Desenvolvida com base no enriquecimento do urânio, a energia nuclear tem sido utilizada em nível mundial como alternativa para outros recursos energéticos. Nos últimos 30 anos, teve sua participação aumentada na produção total de energia elétrica, saltando de 0,1% para 17%. Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar: a) A opção pela energia nuclear é considerada uma alternativa na busca de novas fontes energéticas, apesar do alto custo em relação à implantação e a manutenção das usinas, além do risco em potencial que elas representam. b) Embora considerada como energia limpa, os resíduos radioativos da energia nuclear são altamente poluentes, com efeitos que podem atingir longas distâncias e durar muitos anos. c) Recentemente, os governos brasileiro e chinês assinaram um acordo de cooperação nuclear; o projeto prevê a construção de novas usinas e a conclusão de Angra III, o que demonstra a eficiência e a segurança do Programa Nuclear Brasileiro. d) Entre os argumentos favoráveis à utilização da energia nuclear, pode-se citar o desenvolvimento da medicina nuclear e da tecnologia na área de fármacos. em vários outros municípios da região Sudeste.
fez aumentar, a cada ano da última década, a geração de energia elétrica por fontes alternativas, como a nuclear e a de carvão. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.
Aluno(a) 1) Considere a imagem a seguir: Carro alegórico, de Dalcío, publicada no Correio Popular, de 26/02/06.
A leitura atenta da charge permite afirmar que se trata de uma crítica a) às escolas de samba que ainda mantêm carros alegóricos tocados a força humana numa época de significativo conhecimento tecnológico. b) à tendência ecológica das escolas de samba e dos carnavalescos que vêm optando pela utilização de adornos de origem vegetal mais do que de origem animal. c) ao mau funcionamento dos automóveis flex., tanto com gasolina quanto com álcool, novidade recentemente introduzida pela indústria automobilística. d) aos motoristas desavisados que se esquecem de abastecer seus automóveis, causando prejuízo ao tráfego de veículos durante o Carnaval. e) à alta dos preços do álcool combustível que tomou de surpresa os proprietários de automóveis movidos a álcool. 2) Leia o texto a seguir: O país não deve abrir mão da tecnologia das usinas nucleares. Para o Brasil, pode haver a oportunidade a médio e longo prazos de exportar urânio enriquecido, usado na produção de reatores. (...) Além dos pequenos reatores, um outro desafio é o domínio de tecnologias para o tratamento de rejeitos. Também seria bom para o país ir avançando até a produção de grandes reatores. (Rogério C. Cerqueira Leite. "Gazeta do Povo", 1/04/2004) Na análise do autor desse texto, o uso da tecnologia nuclear no Brasil a) faz parte do atual projeto geopolítico nacional, prevendo inclusive a construção de armas nucleares. b) tem sido estimulado, apesar de o país ser signatário de tratado de não-proliferação de armas nucleares. c) constitui-se na única alternativa para a crise na produção de energia elétrica no país, apesar dos riscos. d) tem impedido investimentos nesta área por causa da produção e eliminação de rejeitos radiativos. e) não deve ser negligenciado, face às vantagens econômicas e científico-tecnológicas que oferece. 3) Os reservatórios para abastecimento de água da área metropolitana de São Paulo atingiram o mais baixo nível dos últimos anos. O mesmo aconteceu Sobre este problema, assinale a alternativa que contém o argumento válido. a) Os níveis das represas da região tendem a baixar .
data durante o período de estiagem do inverno e o aumento do consumo e o crescente desperdício contribuíram para o esvaziamento dos reservatórios. b) Como a água desses reservatórios também é usada pelas hidrelétricas, além do desabastecimento de água potável, ocorrerá também uma crise de fornecimento de energia elétrica, só superável se a energia do Nordeste for desviada para o Sudeste. c) O alto nível de impermeabilização dos solos das áreas metropolitanas do Sudeste é o principal responsável pelo esvaziamento das represas. d) A queda no nível dos reservatórios evidencia o descaso governamental com a questão, pois, ao final do inverno, deveriam estar completos, devido às abundantes chuvas que ocorrem nessa estação. e) O problema de abastecimento de água no Sudeste é insolúvel, pois nem mesmo a irrigação das lavouras para exportação está garantida. 4) Desde a década de 1990, o Brasil vem incrementando a importância do gás natural na matriz energética nacional, abrindo-se, a partir daí, a possibilidade de integração econômica com países vizinhos. A prova disto está a) no esforço do Brasil para aumentar a importação de gás natural do Paraguai, sendo que o enfraquecimento recente do MERCOSUL tem causado obstáculos para essa proposta. b) nos novos acordos com o governo uruguaio, no âmbito do MERCOSUL, dobrando a importação de gás natural efetuada pelo Brasil, em troca do aumento de exportação de carros brasileiros para o Uruguai. c) nos novos investimentos feitos pela Petrobrás em território venezuelano, constituindo parceria com a estatal da Venezuela, estreitando assim a relação do Mercosul com o Pacto Andino. d) na construção do gasoduto Brasil-Bolívia, que, todavia, tem encontrado dificuldades, em função da recente nacionalização dos hidrocarbonetos, realizada pelo governo boliviano. e) no consórcio TRANSIERRA, empresa constituída pela Petrobrás, pela Repsol YPF e pela TotalfinaELF, com a finalidade de intensificar a exploração de gás natural em território peruano. 5) No Brasil, o investimento em energia nuclear sempre foi um ponto de discussão, pois um país continental com cursos de rios que favorecem a hidroeletricidade e com solo favorável à produção da biomassa não precisaria investir em uma fonte tão onerosa. Quanto à situação dessa fonte energética, no Brasil, é correto afirmar que a) teve as primeiras duas usinas instaladas em governos democráticos e desde o início recebeu o apoio da população. b) as Usinas de Angra I, II e III já estão produzindo 100% de sua potência total. c) os acordos para a construção de Angra I, II e III foram assinados entre o Brasil e a República Popular da China. d) a Usina de Angra III abastece sozinha toda a Região Sudeste. e) a produção de eletricidade a partir da energia nuclear é inferior a 5% da energia consumida no Brasil.
Aluno(a) 1) Mais de 90% do sistema elétrico brasileiro está integrado por linhas de transmissão a longa distância. Logo, tornou-se possível contornar as "secas regionais", na medida em que o sistema pode ser manobrado para diminuir a utilização das usinas do vale do rio São Francisco e compensar com as usinas das bacias dos rios Paraná e Uruguai, por exemplo. Considerando a infra-estrutura brasileira para energia elétrica, é correto afirmar que a) o sistema elétrico brasileiro tem como geração dominante a hidroeletricidade, mas trata-se de uma forma que vem sofrendo concorrência dos fortes investimentos, principalmente em usinas térmicas de base nuclear. b) a despeito da evolução na geração e na circulação da energia elétrica, cerca da metade do território brasileiro não se beneficia do sistema elétrico integrado e só pode contar com a produção local de energia. c) a integração do sistema elétrico no país articula bem apenas as regiões produtoras de energia, pois a integração e distribuição para as áreas consumidoras são bem precárias, o que está na origem do recente "apagão". d) as usinas do vale do São Francisco não bastam nem para a metade do abastecimento do Nordeste, em razão de sua baixa capacidade de geração, já que as usinas ali instaladas são usinas de médio porte. e) para que o sistema elétrico brasileiro venha a se tornar mais eficiente, a dependência em relação à hidroeletricidade deve diminuir, visto que há apenas um reduzido potencial hidráulico a ser explorado no território. 2) Atualmente, um dos objetivos da Petrobrás é aumentar, até 2010, a participação do gás natural dos atuais 7,5% para 12%. Sobre esse combustível, é correto afirmar que a) a descoberta de reservas no Recôncavo Baiano deve tornar o país auto-suficiente e beneficiar os setores automotivo e residencial, principais consumidores de gás. b) novos acordos com a Venezuela e com o Equador devem ampliar a oferta de gás natural e propiciar a instalação de novas usinas termelétricas. c) a instabilidade política do nosso maior fornecedor preocupa principalmente o setor industrial que consome cerca de metade do gás oferecido. b) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material. c) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos. d) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos. e) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.
Data d) a Bolívia, nossa principal fornecedora de gás natural, tem subsidiado a construção de novos gasodutos com o objetivo de aumentar o consumo brasileiro do combustível. e) as usinas térmicas brasileiras, abastecidas com o gás boliviano, trabalham com capacidade máxima e consomem pouco mais da metade do combustível importado. 3) Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado "lixo atômico". Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de a) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente. b) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material. c) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos. d) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos. e) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa. 4) Nos países desenvolvidos, o consumo de petróleo por habitante é, em média, nove vezes maior do que nos países subdesenvolvidos. Isso indica que: a) nos países desenvolvidos existe uma intensa atividade industrial. b) nos países desenvolvidos é que se encontram as maiores reservas de petróleo do mundo. c) os países desenvolvidos têm efetiva participação na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). d) os países subdesenvolvidos priorizam outras fontes de energia, mais baratas que o petróleo. e) nos países subdesenvolvidos a utilização do petróleo como fonte de energia é largamente substituída por fontes alternativas. 5) As reservas petrolíferas estão relacionadas a um tipo de formação geológica. Indique, corretamente, esse tipo de formação. a) Escudos cristalinos. ) Bacias sedimentares. c) Dobramentos cenozóicos. d) Placas tectônicas. e) Aluviões quaternários.