Prova de Microbiologia Curso: Biomedicina Turma: 118.4 (manhã) Professora: Willma Santana
1. As bactérias são classificadas em Gram positivas ou Gram negativas de acordo com a quantidade de certas substâncias presentes na sua parede. As Gram negativas possuem como característica peculiar: a) alta quantidade de mureína b) baixa quantidade de lipídios c) alta quantidade de ribossomos d) baixa quantidade de mureína e alta taxa de lipídios (LPS) e) parede celular 2. A não produção de viscosidade no teste de Gram sem coloração indica que: a) a bactéria é catalase positiva b) a bactéria é Gram positiva c) a bactéria é catalase negativa d) a bactéria é Gram negativa e) NDR 3. As bactérias produzem endotoxinas e exotoxinas. Um exemplo de cada uma delas é: a) Ácido hialurônico e hialuronidase b) Lipopolissacarídeos (LPS) e enterotoxinas c) Toxina alfa e toxina beta d) Estreptoquinase e estafiloquinase 4. O gênero Staphylococcus e o gênero Streptococcus são considerados respectivamente: a) cocos Gram positivos dispostos aos pares b) bacilos Gram negativos dispostos em cachos c) cocos Gram positivos anaeróbios facultativos d) cocos Gram negativos catalase negativa e) N.D.R. 5-Os microrganismos recebem uma classificação quanto à tolerância à temperatura. Complete o quadro abaixo de acordo com esta classificação: GRUPO
6. Assinale V ou F:
TAXA DE TEMPERATURA (ºC) MÍNIMA ÓTIMA MÁXIMA -20 a 5 19 a 35 20 a 40 35 a 47 40 a 45
( ) A curva de crescimento populacional p/ qualquer espécie de bactéria pode ser denominada pelo crescimento do organismo em cultura. ( ) O primeiro estágio da curva de crescimento e a fase inicial durante o qual a bactéria absorve nutriente, sintetiza enzimas e se prepara para a reprodução. ( ) Considerando-se o consumo dos nutrientes e do oxigênio no tubo de cultura, e a produção de substâncias residuais a partir do metabolismo da bactéria, a mudança de pH do meio, a velocidade de divisão diminui, de modo que o número de bactérias que estão se dividindo torna-se igual ao número de mortes. ( ) Quando células bacterianas são observadas em culturas velhas, na fase de morte, algumas delas aparecem com aspecto diferente dos organismos saudáveis observados na fase de crescimento. 7 – Quanto à preparação, acondicionamento e controle de qualidade dos meios de cultura: a) Ao meios de cultura não precisam ser esterilizados. b) Os meios de cultura enriquecidos inibem o crescimento de microrganismos não existentes. c) O ágar é a substância utilizada para dar consistência sólida aos meios. d) As condições de pH, pressão osmótica e grau de umidade são indispensáveis ao desenvolvimento dos microrganismos. e) As alternativas C e D estão correstas. 8 – As bactérias são classificadas em Gram-positivas ou Gram-negativas de acordo com a quantidade de certas substâncias presentes na sua parede. As Gram-negativas possuem como características peculiares: a) b) c) d)
Alta quantidade de mureína Baixa quantidade de lipídios Alta quantidade de ribossomos Baixa quantidade de mureína e alta taxa de lipídios (LPS)
9. Sobre a parede celular das bactérias Gram negativas é correto afirmar que: a) Não existe. b) Não possui peptidoglicano e ácidos teicóico e lipoteicóico. c) Possui esses componentes, além de N – acetilglicosamina. d) Não possui N – acetilglicosamina. e) Localiza-se externamente à membrana externa. 10. Uma bactéria anfilofotríquia é: a) Uma bactéria com apenas um flagelo. b) Uma bactéria com apenas um tufo de flagelos. c) Uma bactéria totalmente cercada de flagelos. d) Uma bactéria com tufos de flagelos em ambos os pólos da célula. e) Uma bactéria sem flagelos. 11. Sobre as bactérias, é incorreto afirmar que: a) Seus genes são iguais ao dos eucariotos. b) Sua estrutura gênica é composta de éxons.
c) Seu material genético é de forma circular. d) Algumas têm a capacidade de produzir estruturas de resistência. e) Podem sofrer recombinação genética 12. Sobre a resistência aos antibióticos, é incorreto afirmar que: A )Ela é gerada pelos antibióticos. a) Ela pode ser difundida pelos sistemas de recombinação bacteriana. b) Ela é decorrente de eventos de mutação. c) Apenas algumas bactérias podem desenvolver essa resistência. d) O principal responsável por sua disseminação é o próprio homem. 13. Sobre os sítios-alvo dos antibióticos é incorreto afirmar que: a) Eles devem fazer parte de algum sistema vital para sobrevivência da célula. b) Eles devem se localizar no interior da célula. c) Eles devem ser específicos para as bactérias. d) A resistência aos antibióticos surge devido a proteção desses sítios. e) Cada antibiótico ataca um sítio – alvo e interfere na fisiologia normal da célula bacteriana. 14. São mecanismos de resistência aos antibacterianos, exceto: a) Produção de beta lactamases. b) Bombas de efluxo multidrogas (MDRs). c) Mutações do sítio – alvo. d) Alteração da constituição da membrana. e) Incapacidade de internalização do antibiótico. 15- Desenhe a célula bacteriana, citando todos os componentes com suas respectivas funções. 16- Descreva o método de Gram pela coloração e não coloração, descreva o que ocorre em cada etapa.
Método de Gram pela coloração
17- Cite quatro sítios de atuações dos antibióticos na célula bacteriana. 18- Cite alguns métodos agentes antimicrobianos: químicos e físicos
19- a) Descreva o método de difusão em disco ou método de kirby- Bauer (etapas).
b) Faça uma interpretação dos halos de inibição da placa abaixo: Quantos antibióticos as bactérias serão: sensíveis, intermediários e resistentes ao tratamento da infecção bacteriana?
20- a) Qual a importância do ANTIBIOGRAMA para o tratamento da infecção bacteriana? b).Sabemos que o antibiograma ainda não é tão utilizado pelo médico, salvo em casos de resistência bacteriana. Que ações o biomédico poderia realizar para chamar a atenção do médico para uma maior utilização deste diagnóstico?
21- Descreva as etapas da curva de crescimento microbiano:
Bom desempenho!