Visão Ser a maior rede colaborativa de desenvolvimento de sites para ONGs.
Missão
Desenvolver soluções eficazes de comunicação para as entidades do Terceiro Setor, através da criação de uma rede de voluntários e da capacitação de jovens para desenvolvimento e manutenação do site de ONGs, visando captar mais recursos para as entidades.
www.wikisocial.com.br Idealização:
[email protected]
Projeto Wikisocial Visão geral do terceiro setor e internet..................................................................................... .......3 Cenário Atual dos sites de ONGs....................................................................................... ..............4 Cenário proposta pelo Projeto Wikisocial......................................................................... ................5 Gerenciamento de Conteúdo........................................................................................................... .6 Descrição do Projeto Wikisocial.............................................................................................. .........7 Diagrama ilustrativo................................................................................................................. .........7 Serviços prestados pelo Projeto Wikisocial..................................................................... .................8 Exemplo de estrutura do site................................................................................................ ............9 Institucional....................................................................................................................................... ..............9 Captação de novos recursos..........................................................................................................................9 Atrativos e diferenciais............................................................................................................................ ........9
Sites de Referência........................................................................................................... ...............10 Projeto Site Social – Senac, IG e HPG...................................................................................... .....10 Ajuda Brasil.................................................................................................................................. ...11 Joomla! Sistema de Gestão de Sites......................................................................................... .....12 A força da COMUNIDADE................................................................................................. ...............13 DIFERENCIAL COMPETITIVO............................................................................... ..........................14 Sustentabilidade..................................................................................................... .........................15 Desenvolvimento do site da ONG.................................................................................................................15 Hospedagem do site........................................................................................................................ .............15 Patrocínio de empresas privadas.................................................................................................................15 Banners .................................................................................................................................................... ....16
Anexos.............................................................................................................................. ................17 Marcas e Causas Sociais.............................................................................................. .................17 Responsabilidade Social.......................................................................................... ......................18 Marketing Social............................................................................................................... ..............20 Estatísticas do terceiro setor.................................................................................. ........................21
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Vi sã o g er a l d o t er c eir o s eto r e int er net A Internet REVOLUCIONOU os meios de comunicação. A cada dia que passa surgem novas possibilidades de utilizar a Internet, e o melhor, com os custos cada vez menores devido ao avanço tecnológico. Esses benefícios, contudo, estão limitados a uma camada bastante restrita da população. A exclusão digital está presente em todo o mundo e vem preocupando líderes em todos os setores. O Presidente do Banco Mundial, James Wolfesohn, disse: "As comunidades pobres não querem simplesmente um punhado de dinheiro, mas sim a chance de acumular conhecimentos a fim de ficarem aptas a se desenvolver por si mesmas. E não há veículo mais eficiente para a difusão de conhecimentos do que a internet" Um número cada vez maior de pessoas está percebendo que para a sociedade conseguir superar os grandes problemas como a pobreza, a exclusão social, o preconceito, os problemas ambientais e muitos outros, apenas os órgãos governamentais não estão sendo suficientes para um desenvolvimento equilibrado e sustentável. Com isso, é cada vez maior o número de iniciativas privadas, representadas pelas ONGs, movimentos sociais e projetos empresariais, que visam a atender demandas sociais crescentes e que o governo não vem sendo capaz de atender de maneira adequada. O Terceiro Setor, mais conhecida pelas ONG’s, é um setor sem fins lucrativos, formada por organizações de origem privada e com objetivos públicos e sociais. No Brasil, principalmente nos últimos 5 anos, ele vem crescendo rapidamente; em pesquisas recentes verificamos mais de 250 mil organizações do Terceiro Setor no Brasil. A responsabilidade social das empresas tem aumentado na mesma velocidade. Em 2000, o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), verificou que 67% das empresas do sudeste (pequenas, médias e grandes) tem algum tipo de investimento social. O consumidor, a cada dia mais exigente, está valorizando e reconhecendo os investimentos sociais das empresas. Não é à toa portanto, que os principais veículos da mídia do campo de negócios (Exame, Valor Econômico, Você S/A, Gazeta Mercantil, etc.) vem aumentando o espaço para este assunto. O desenvolvimento de sites para a área do Terceiro Setor ainda é um mercado pouco explorado no Brasil, não existindo empresas de desenvolvimento especializadas neste segmento. A Internet já provou (tem todas as características para) ser um eficaz canal de comunicação entre as entidades sem fins lucrativos e os doadores em potencial. Além disso, é preciso considerar que a captação e o gerenciamento do voluntariado torna-se mais eficiente e eficaz.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Cenário Atual dos sites de ONGs O cenário típido do site de uma ONG é o desenvolvimento voluntário por uma empresa ou freelancer. Os problemas desta prática pode ser ilustrado abaixo:
Site 2 Site 3
Site 1
Site 4 Site 5
Site N
Site Cada site é feito de uma forma e não há COMPARTILHAMENTO ou COLABORAÇÃO de recursos. Por exemplo: Um sistema de cadastros de voluntários de um site não pode ser aproveitado por outra ONG, pois as tecnologias ou conhecimentos dos voluntários são diferentes, e falta comunicação entre os voluntários que desenvolvem sites. Existem diversos outros problemas comuns:
Voluntários que demoram para atualizar o site
Sites sem planejamento adequado
Menor captação de recursos por falta de profissionalismo
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Cenário proposta pelo Projeto Wikisocial O cenário proposto pelo Projeto Wikisocial é revolucionar a maneira de desenvolver sites para ONGs através de um foco completamente diferente: Criação de uma rede colaborativa em torno de uma plataforma comum
1 2
N Padronização de PLATAFORMA
Rede de voluntários e colaboradores
7
Gerenciamento de conteúdo
Conteúdo compartilhado
3
Envio de e-mails
4
6 5 A idéia é SIMPLES, o uso de um sistema único de gerenciamento de sites trará os seguintes benefícios:
Compartilhamento de recursos – Um cadastro de voluntários poderá compartilhado pela rede de ONGs que utilizam a mesma tecnologia em seus sites.
ser
Compartilhamento de voluntários – Um voluntário que ajuda a editar o conteúdo de um site poderá ajudar em outro que utiliza a mesma tecnologia sem necessidade de novo aprendizado.
Modelos de Sites – ONGs que possuem diversas unidades independentes podem desenvolver um site MODELO que poderá ser compartilhado entre todas as outras ONGs.
O sistema escolhido para o projeto é o Joomla! que é o sistema OpenSource que mais cresce em todo mundo, e é desenvolvido no conceito de código aberto e livre. Além de não ter custos de licença, já existe uma REDE DE DESENVOLVEDORES que são potenciais voluntários.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Gerenciamento de Conteúdo O gerenciamento de conteúdo pode ser explicado de uma maneira simples através da ilustração abaixo:
Através de uma área administrativa é possível editar textos de modo simplificado com editores similares ao Word e enviar fotos e imagens.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Desc r iç ã o do Pr o jet o W ikiso c ia l O projeto Wikisocial visa atender as principais necessidades de comunicação de uma ONG. Diagrama ilustrativo Diagrama elaborado por Igor Dutra
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Serviços prestados pelo Projeto Wikisocial A base do projeto será a capacitação de jovens de entidades sociais a utilizarem o Joomla! e outras ferramentas para gerenciarem o site de ONGs ou de empresas. Estes jovens trabalharão em parceria com voluntários que ajudam a criar o site da ONG. O diferencial do projeto é criar uma nova atividade profissional que é o GESTOR DE CONTEÚDO DE SITES que é uma pessoa capacitada a tratar textos/imagens e organizálos no site de um modo eficaz. Os serviços previstos para serem oferecidos para comunidade são: Treinamento contínuo de jovens de entidades sociais – Programa de treinamento para capacitar jovens selecionados em oficinas de informática a utilizar o Joomla!, tratar fotos, planejar o site, etc. Este programa tem como objetivo capacitar o jovem a trabalhar em empresas ou ONGs como responsável pelo gerenciamento do site. Treinamento de Voluntários – Voluntários que desejem participar do projeto devem ser capacitados a usar o Joomla!. Este treinamento será gratuito desde que seja comprovado que o voluntário tem um compromisso com o desenvolvimento do site da ONG. Desenvolvimento de sites para ONGs – Muitas ONGs preferem pagar para que o site seja desenvolvido de forma profissional. O projeto terá toda metodologia focada no desenvolvimento de sites para ONGs com isso o custo será menor e a eficácia do site será maior. Hospedagem de sites para ONGs – A oferta da hospedagem para ONGs terá uma parceria com o site www.Dinamiko.com.br que é especializado em hospedar sites com Joomla! A vantagem é que a ONG terá suporte para uso do Joomla! e uma oferta de módulos adicionais específicos para ONGs como cadastro de voluntários, doações, banco de necessidadesetc. O site Wikisocial tende a criar em torno de si uma comunidade de entidades, empresas, voluntários, estudantes e outras pessoas ligadas o Terceiro Setor interessadas no desenvolvimento da Wikisocial. Em resumo, o site cumpre a função de ser uma ferramenta facilitadora da comunicação entre estes atores, utilizando muitos dos recursos tecnológicos que a internet permite.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Exemplo de estrutura do site Enquanto a grande maioria de sites das entidades resume-se apenas à parte institucional (quem somos, nossa missão, nossa história, etc), propomos um conjunto de serviços que busquem a melhoria de resultados da organizações. Em cada um dos sites criados através do Wikisocial, estaremos estimulando: a doação de recursos materiais, financeiros e outros, a adesão de novos voluntários, a venda de produtos e/ou serviços da entidade e uma comunicação institucional atraente e personalizada. Apresentamos abaixo os serviços que estaremos disponibilizando às entidades sociais: Institucional Espaço para criação de sites dentro de uma estrutura padrão – quem somos, nossa missão e objetivos, nossa história, o que fazemos e entre em contato conosco – haverá espaço para o logotipo da entidade e algumas fotos. Calendário de eventos – reuniões, palestras e eventos em geral promovidos pela entidade Espaço reservado aos apoiadores institucionais da entidade Prêmios e reconhecimento público Informações ao público sobre: se a entidade participa e já se capacitou na gerência do trabalho voluntário, se ela é auditada e se ela participa de alguma rede de entidades sociais Captação de novos recursos Lojinha da entidade – venda de produtos e/ou serviços da entidade Banco de necessidades – o que a entidade está precisando Banco de dados de colaboradores e voluntários – voluntários necessários à entidade Atrativos e diferenciais Notícias e informações de interesse da entidade – estaremos fornecendo estes dados à todas as entidades participantes do Wikisocial de acordo com a área de atuação da entidade. Links – relacionados à área de atuação da entidade e todos aqueles que considerar útil – com atualização mensal Legislação – disponibilização de Leis e códigos referentes à área de atuação da entidade Enquetes – realização de enquetes de interesse da entidade Fóruns de discussão – com temas previamente escolhidos
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Sit es d e Refer ê nc ia
Projeto Site Social – Senac, IG e HPG
Endereço Patrocinadores Conceito
Pontos Fortes
www.sitesocial.hpg.ig.com.br IG, HPG e Senac O projeto tem como objetivo capacitar as ONGs a criarem e gerenciarem o site usando a tecnologia do HPG. O IG apóia com a divulgação no portal Estrutura de treinamento e salas do Senac Força da marca HPG e IG.
Pontos Fracos
Os sites terminam com hpgvip.ig.com.br O site não incentiva a aproximação de voluntários para apoiar o desenvolvimento do site.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Ajuda Brasil
Endereço
www.ajudabrasil.org
Patrocinadores Conceito
O AjudaBrasil é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo facilitar o encontro entre potenciais doadores e/ou voluntários e entidades que necessitem deste tipo apoio, usando a Internet como principal meio. Foi idealizado por Marcos Wettreich (Fundador do IBEST)
Pontos Fortes
Grandes parceiros de mídia com a Globo, Abril, Terra, etc. Sistema eficiente de aproximação de voluntários e entidade Ficha da entidade com dados completos e necessidades de doações.
Pontos Fracos
Não oferece apoio na criação do site da entidade.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Jo om la ! Sist em a d e Gest ã o d e Sit es A evolução da internet possibilitou o surgimento do conceito OpenSource no qual um software é desenvolvido por milhares de programadores em todo mundo. Na área web, surgiram dezenas de sistemas de gerenciamento de conteúdo, sendo um dos mais conhecidos o Joomla! que é um CMS (Content Management System) que reúne características que possibilitam utilizá-lo para sites de diversos portes. Além disso, o Joomla! é um dos CMS que mais crescem no mundo. Ele foi escolhido como principal plataforma do Projeto Wikisocial pelas razões abaixo: Facilidade de uso – O gerenciamento de conteúdo é feito facilmente por qualquer usuário com poucos conhecimentos de internet. Níveis de usuários – Diversos níveis de usuário permitem dividir a gestão do site de acordo com o perfil de cada responsável. Modelo pré-programados – Sites previamente estruturado, bastando a troca de poucas imagens para customizar para a ONG. Flexibilidade para novas funcionalidades – É possível adicionar funcionalidades de acordo com a necessidade da entidade de maneira INDEPENDENTE do Projeto Wikisocial. Rede de Programadores – O Joomla! possui uma COMUNIDADE de programadores em todo mundo, isso possibilita que a criação de novas funcionalidades sejam compartilhadas por todas ONGs. Voluntários Capacitados na Gestão de Conteúdo – Com o crescimento do Joomla! no âmbito empresarial, aumenta-se o número de pessoas com conhecimento para ajudar a gerenciar o conteúdo das ONGs.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
A for ç a d a COM UNI DA DE A grande falha de todos projetos que tentam ajudar as entidades a terem um site na internet é não aproveitar a força das COMUNIDADES que a internet potencializou a níveis jamais imaginados. Além disso, esqueceram de planejar e criar valor do ponto de vista do voluntário. Devemos lembrar que todo voluntário é motivado por vários fatores ao ajudar uma ONG: Identificação com a causa social Identificação com a ONG ou os outros voluntários Aprender uma atividade ao mesmo tempo que ajuda Conhecer novas pessoas com interesse pessoal ou profissional Adicionar valor ao seu currículo Ser reconhecido pelos amigos/familiares O Projeto Wikisocial tem como objetivo agregar outros fatores de motivação para o voluntário participar: Aprendizado - Conhecer e aprender a utilizar uma ferramenta de gerenciamento utilizada por diversas empresas. Oportunidades de trabalho – Empresas que já utilizam o Joomla! em seus sites ou desejam implantar um novo site com Joomla! irão buscar voluntários no Projeto Wikisocial. Visibilidade – Os voluntários mais ativos serão destacados no Projeto Wikisocial com objetivo de torná-los mentores de voluntários que estão iniciando o uso do Joomla! e permitir que ONGs de maior porte solicitem a sua ajuda (ou eventualmente os contratem como funcionários remunerados).
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
DI FER EN CI AL COM P ETI TI VO Apenas utilizar o Joomla! não cria um diferencial para o projeto de hospedagem, o valor agregado será a rede de contatos e customizações oferecidas através de nossos parceiros.
Modelos PréAmbientalismo Educação Progamados Crianças
Designers Voluntários Programadores Conteúdo
O nosso diferencial é a Integração de Pessoas e Tecnologias
Rede de OpenSource Desenvolvimento mundial
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
MÓDULOS
Banco de Voluntários ESPECIAIS Banco de Doações
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Sust ent a b ilid a d e Para manter o serviço que estaremos oferecendo o site em funcionamento serão utilizadas algumas formas de captação de recursos: Desenvolvimento do site da ONG O serviço de desenvolvimento do site da ONG terá como base modelos de sites préprogramados que agilizam a implantação. Será necessário ter um voluntário CAPACITADO ou um jovem atendido pelo projeto CONTRATADO pela ONG para que este serviço possa ser contratado. Custo estimado: R$ 500,00 para implantação do site. Hospedagem do site A hospedagem terá como foco não apenas o espaço de hospedagem e e-mails, e sim a oferta de treinamentos e serviços: Suporte no uso do Joomla! Pesquisa da rede de voluntários Desconto na contratação de jovens do projeto Treinamentos presenciais gratuitos Custo estimado: R$ 30,00/mês. Patrocínio de empresas privadas Empresas interessadas em investir uma verba anual em projetos sociais. O número de patrocinadores é variável, mas todos terão direito a:
Divulgação de sua marca em seções definidas no site;
Divulgação na Home Page do Wikisocial e dos sites das entidades;
Material promocional (impressos, folders, banners, cartazes, etc.);
Direito de utilizar o nome Wikisocial como projeto patrocinado pela empresa.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Banners Para um site gerar receitas através de banners é necessário gerar um número de page views elevado. No modelo de negócios do Wikisocial os page views serão conseguidos pela soma dos page views de cada entidade que utiliza o projeto, a tabela abaixo mostra uma estimativa para atingir este número: Tabela 1 – Estimativa de page views 1 mês
2 meses
4 meses
6 meses
1 ano
2 anos
Wikisocial
2.000
8.000
20.000
30.000
50.000
100.000
Entidades
3
10
40
100
400
1.000
Page views/mês
1.500
5.000
20.000
50.000
200.000
500.000
Faturamento R$
R$ 70,00
R$ 260,00
R$ 800,00
R$ 1.600,00 R$ 5.000,00
R$ 12.000,00
* Considerando como média um CPM dos banners de R$ 20,00 e uma média de 500 visitas/mês para cada entidade.
Deve-se considerar a possibilidade de utilizar os banners como forma de divulgação apenas de campanhas, eventos e outros banners relacionados à captação de recursos, e remunerar o Wikisocial com uma porcentagem dos resultados obtidos. Desta maneira os recursos continuariam a ser gerados pelos banners, mas além disso, haveria uma maior divulgação das entidades do projeto e de seções do site Wikisocial.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
A nex o s
Marcas e Causas Sociais O Marketing vem sofrendo grandes alterações no decorrer da história, e há alguns anos a divulgação de causas sociais tem ocupado gradativamente um espaço cada vez maior nas mídias. Vários fatores colaboram para este crescimento, mas os principais deles são a exigência cada vez maior por parte dos consumidores por uma postura ética das empresas e o fato de que a publicidade gerada por uma causa social ser muito maior do que ela poderia pagar. A construção de marcas vinculadas a causas sociais é uma estratégia que traz resultados efetivos para as empresas tiveram uma visão à frente dos seus concorrentes, por exemplo: http://www.mcdonalds.com.br - Mc’Donalds – Fundação do Instituto Ronald McDonald, braço filantrópico da rede. A principal campanha comunitária da rede, o McDia Feliz, bateu em 1999 um novo recorde em arrecadação (R$ 4,68 milhões, 46,7% acima do arrecadado em 1998). A Internet amplia o alcance de causas sociais a um nível jamais imaginado, pois com poucos investimentos é possível criar uma comunidade em torno de um site. Alguns exemplos de sites exemplares na sua área de atuação: http://www.amigosdaescola.com.br (Educação) – A Rede Globo, maior empresa de comunicação do país, está colocando seu potencial de mobilização a serviço de um projeto de apoio à educação: AMIGOS DA ESCOLA, uma iniciativa destinada a fortalecer a participação comunitária no esforço de melhoria da escola pública.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Responsabilidade Social A responsabilidade social é um tema que está crescendo a cada dia que passa, mas ao contrário do que alguns dizem não é uma moda passageira, é uma tendência irreversível. Para entender isto basta analisar alguns momentos do passado:
Tecnologia - Houve uma época em que o diferencial entre produtos eram as suas características tecnológicas e a marca do fabricante indicava a qualidade do produto, mas com o passar do tempo isso virou commodity*. Na realidade, o diferencial tecnológico de hoje vira commodity de amanhã. Veja o que aconteceu com o telefone, os aparelhos "3 em 1", acesso à internet, etc. Design - Qual o seu critério para comprar um aparelho de som hoje? Imagino que se não for o principal, o design tem um grande peso na decisão de compra. Isso é natural, uma vez que não existem diferenciais tecnológicos. Serviços - Outro aspecto importante é que escolhemos muitos produtos pela assistência pós-venda, atendimento, velocidade na entrega, ou seja, pelos serviços agregados do que necessariamente pelo produto. Marca - Um outro fator que influencia a decisão de compra de um produto ou serviço é a marca, mas a campanha cujo slogan é: “Não existem grandes empresas sem grandes marcas. Anuncie”, ilustra que o consumidor está adotando novos critérios de escolha. Atualmente, a emoção está se fortalecendo como um dos critérios de escolha de produtos/serviços adotados pelo consumidor de forma consciente ou incosciente. Com isso, a tecnologia, o design e os serviços tendem a perder o diferencial com o passar do tempo e a marca se torna um fator de escolha mais forte. Note que a palavra "marca" está associado a qualquer tipo de organização ou idéia. Exemplos de grandes marcas: Abrinq, Greenpeace, AACD, PROCEL, Natura, Coca-Cola, Instituto Ayrton Senna. Quais mais te atraem a atenção e te trazem algum tipo de emoção? Esta emoção é que faz o consumidor adotar outros critérios de escolha. E hoje, sem dúvida nenhuma, o aspecto ecológico e social está sendo cada vez mais utilizado. Vide o exemplo da Fundação Abrinq, Instituto Ayrton Senna, Greenpeace. Talvez a campanha “Não existem grandes empresas sem grandes marcas. Anuncie” deve-se ser atualizada para: “Não existem grandes empresas sem responsabilidade social ” ou “Não existe empresa pequena, mas sim empresa sem responsabilidade social”
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
O fato é que grande ou pequena toda empresa pode e deve dar sua colaboração social. Agora que já sabemos a importância das empresas cumprirem o seu papel social fica a pergunta: E qual o nosso papel como consumidores? Nos tornarmos consumidores conscientes! O consumidor consciente fecha o ciclo virtuoso com as empresas socialmente responsáveis.
A responsabilidade social, portanto está intimamente relacionada com uma tomada de consciência individual. Link relacionado:
www.akatu.net - Organização não-governamental que acredita que o consumidor consciente tem um enorme poder de transformar o mundo, e os seus valores.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Marketing Social
O termo Marketing Social tem sido utilizado por muitas pessoas para definir o marketing realizado por uma empresa para agregar um valor social a usa imagem ou aos seus produtos através da associação a uma causa social que ela patrocina com a finalidade de aumentar os lucros. Na realidade o Marketing Social tem como objetivo promover mudanças sociais de um determinado segmento através da mudança de crenças e valores que cada indíviduo tem em relação a um tema, e com isso conseguir que ocorram mudanças de atidudes e comportamentos que sustentem a mudança social desejada. Um bom exemplo seriam os Doutores da Alegria que tem a seguinte crença divulgada no seu site: O humor é recurso essencial para: "Auxiliar a superar os traumas inerentes aos processos de enfermidade e internação, e restituir a alegria como parte integrante de suas vidas. " Quem não se sente influenciado pelo trabalho deles? Existem várias definições para Marketing Social, mas creio que esta é uma das melhores: “Marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento. Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing”. KOTLER, Philip e ROBERTO, Eduardo
Links relacionados:
Marketing Social: Usos e Abusos http://www.rits.org.br/gestao_teste/ge_testes/ge_tmes_novembro2001.cfm Marketing Sem Fins Lucrativos e Marketing de Idéias http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/c4-art4.pdf Socialtec - Artigos relacionados a Marketing Social http://www.socialtec.org.br/mktsocial/conceito.htm
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br
Estatísticas do terceiro setor De acordo com a pesquisadora Leilah Landim, 50% da população brasileira faz algum tipo de doação (de bens ou dinheiro) para instituições, enquanto são 22,6% os que doam parte do seu tempo para ações voluntárias, seja dentro de instituições ou em atuação independente. Terceiro Setor já ocupa 1,5 milhão de pessoas no Brasil, sendo 1,1 milhão remuneradas e 300 mil voluntárias. De acordo com a CPM Marketing Research, apenas 7% dos jovens fazem algum tipo de atividade voluntária, mas que mais de 50% gostaria de fazer alguma coisa e não sabe como. Estudo recém-divulgado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) verificou-se que 48% de um universo de 445 mil empresas do Sudeste realizam ações junto à comunidade por intermédio de Organizações Não-Governamentais (ONGs). Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Ethos e pelo Jornal Valor junto a consumidores brasileiros, mostrou que a postura ética da empresa está começando a ter um peso muito forte nas suas decisões de compra. De acordo com Oded Grajew, Presidente do Instituto Ethos, 31% dos consumidores brasileiros já levam em conta a responsabilidade social da empresa na hora de comprar produtos e serviços. E 50% dos formadores de opinião também consideram essa questão. Responsabilidade social hoje é um grande fator de sucesso das vendas e a irresponsabilidade um grande fator de risco Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor da USP, mostra que 48% das empresas têm voluntários entre seus funcionários e que em 17% delas a ação voluntária é realizada durante o horário de trabalho. Foi proclamado em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Ano Internacional do Trabalho Voluntário. Em nosso país, onde o movimento social é muito importante, o InvestShop.com aposta na cidadania e lança o InvestShop Voluntário. De acordo com o site Registro.br, que gerencia os domínios na internet brasileira, há pouco mais de 7.000 projetos ORG.BR, ou seja, menos de 3% das organizações sem fins lucrativos no Brasil. Em praticamente todos os leilões virtuais no mercado brasileiro há um espaço reservado e em destaque às entidades sociais.
Rua Machado Bitencourt, 205, cj. 32 04.044-904 São Paulo – SP
Tel: 5080-3563 www.wikisocial.com.br