O
Sindicato das Indústrias da Alimentação de Brasília – SIAB realizará, no período de 12 a 16 de outubro, um megaevento na Esplanada dos Ministérios para festejar o Dia Mundial do Pão, comemorado no dia 16. Fundado em 27 de dezembro de 1971, o SIAB foi um dos primeiros sindicatos da Capital Federal. Integrante da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria - ABIP, o SIAB tem em seu quadro funcional 90% das empresas que atuam no ramo dentro do Distrito Federal. Para comemorar uma data tão importante nas vidas, não só daqueles que trabalham nesse setor, mas também de cada um de nós, será construído em um dos espaços de maior visibilidade do país uma GRANDE PANIFICADORA, completamente funcional, onde alunos de escolas públicas e privadas terão a chance de aprender a fazer o pão e degustá-lo, acompanhando todo o seu processo de fabricação, desde a massa até o forno. Todos os pães produzidos pelas crianças serão doados a entidades carentes. Durante a semana, a Esplanada dos Ministérios se tornará um grande palco, no qual o centro das atenções será um dos alimentos mais presentes no dia a dia do brasileiro, o pão. No Congresso Nacional se realizará sessão solene em homenagem a essa data. Além da panificadora, mais quatro estruturas serão montadas com um grande saco de farinha, que é o início de todo o processo, o ingrediente que contém o trigo, uma grande amassadeira, equipamento usado pelo panificador para amassar a massa e deixá-la no ponto, grande forno, parte essencial da feitura do pão, quando o pão ganha a cor e aquela casca durinha que todos conhecemos e por último um imenso pão cenográfico será construído completando o ciclo de sua fabricação.
A
ntigamente considerado um alimento nobre, consumido em ocasiões especiais, o pão, aos poucos, se transformou no símbolo da solidariedade. Na Bíblia, sempre esteve presente em comemorações religiosas e sagradas. Com a difusão do cristianismo, o alimento passou a ser relacionado a uma das ações mais belas: a partilha do pão. As técnicas de panificação evoluíram com o passar dos anos, e o pão se popularizou, passando a ser consumido em todo o mundo. Mas, por mais popular que ele tenha se tornado, o pãozinho nunca perdeu sua realeza, e mantém, até hoje, seu caráter de nobreza: o alimento do corpo e do espírito, símbolo de paz e união. O setor de panificação brasileiro é um dos seis maiores segmentos industriais do país, representando aproximadamente 2% do PIB nacional. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria - ABIP, o consumo anual per capita, no Brasil, é de 33,5 kg de pão. 40 milhões de consumidores frequentam diariamente as padarias brasileiras, cada recebe, em média, 700 clientes por dia. O setor emprega direta e indiretamente mais de dois milhões de profissionais e seu faturamento cresceu 12% em relação ao ano de 2008. É, portanto, um setor forte e atuante, de grande representatividade no cenário atual. Por isso mesmo, nada mais justo que homenagear, de forma grandiosa, o alimento e aproveitar a data para praticar caridade e solidariedade: partilhando o pão, no ponto principal da Capital Federal, a Esplanada dos Ministérios, fronte ao Palácio do Planalto, com os olhos de todo o país voltados para o evento. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas passarão pelo local, visitando, conhecendo e aprendendo mais sobre a panificação. Isso fortalecerá o hábito de consumir o pão na panificadora.
A principal função do SIAB é defender o interesse de todas as empresas que representam independente do tamanho e importância no cenário econômico. E é por isso que o sindicato tomará a frente nesse evento que elevará a imagem de seus associados e, principalmente, de seu principal produto.
Objetivo geral Realizar um evento de visibilidade nacional na Esplanada dos Ministérios para celebrar o Dia Mundial do Pão, trazendo crianças de escolas públicas e privadas para aprender sobre sua feitura e ainda contribuir com entidades carentes do Distrito Federal.
Objetivos específicos • Construir uma grande panificadora na Esplanada dos Ministérios, com quatro grandes estruturas, completamente funcional, aberto a visitação, onde crianças matriculadas nas redes públicas e privada de ensino aprenderão a fazer pão; • Os alunos serão levados de ônibus para o evento; • Assar 150.000 pães diariamente que serão distribuídos para entidades carentes do Distrito Federal e também degustados pelos alunos; • Envolver políticos e personalidades de grande visibilidade no evento; • Associar a imagem do pão à da padaria, reavivando o costume de comer e comprar pães em panificadoras. • Os pães feitos pelos alunos serão distribuídos em entidades carentes. • O pão, tradicionalmente, é feito e vendido em panificadoras, porém esse costume tem ficado para trás à medida que outros tipos de estabelecimentos passam a comercializar o produto.
Alunos do ensino básico, fundamental e médio, de escolas públicas e privadas do Distrito Federal, população do Distrito Federal e imprensa em geral.
Segunda-feira, 12/10
Quarta-feira, 14/10
Manhã
Manhã
Abertura da semana da panificação na Esplanada dos Ministérios, com a presença da imprensa e população.
Solenidade no Congresso nacional
Tarde
Quinta-feira, 15/10
Convite aos principais chefs da cidade para mostrar suas receitas especiais de pão. Abertura para imprensa.
Terça-feira, 13/10 Início da visitação de escolas públicas e privadas. Abertura da programação de oficinas e palestras.
Tarde Visitação
Visitação. Oficina para profissionais da área.
Sexta-feira, 16/10 Manhã Encerramento da semana do pão na Esplanada dos Ministérios.
Noite Fe s t a d e e n c e r r a m e n t o p a r a o s a s s o c i a d o s do SIAB, convidados e autoridades.