Programa Eleitoral

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Programa Eleitoral as PDF for free.

More details

  • Words: 2,851
  • Pages: 17
“Política é a distância que vai da mera gestão da conveniência pessoal ou tribal à real opção pelo bem comum...Na política, só um conselho é útil: não abrandar nunca o exercício do que é suposto dever fazer, nem por mau tempo ou por má sorte.”

Paulo Teixeira Pinto

Mais Vila Nova de Sande

2

Mais Vila Nova de Sande A apresentação de uma candidatura à liderança dos destinos de uma comunidade, por maior ou mais pequena que seja, não é nunca uma decisão fácil. Administrar uma Freguesia é assumir o destino de uma comunidade, interiorizar os seus anseios, materializar as suas esperanças. É com a noção exacta da responsabilidade desta decisão que nos candidatamos. Apresentamo-nos a estas eleições com o único objectivo de através das nossas propostas ganharmos a confiança de todos os Vilanovenses. Acreditamos que temos capacidades para imprimir um novo impulso à nossa Terra. Acreditamos que podemos fazer mais e melhor. Acreditamos que podemos combater eficazmente a descrença, a monotonia, o conformismo, através de um novo discurso, novas acções e uma nova forma de fazer. Queremos acabar com a continuidade. Queremos uma ruptura com o passado. Queremos inspirar. Queremos realizar. Candidatamo-nos

para

construirmos

mais

Vila

Nova,

para

desenvolvermos mais Vila Nova, para termos mais Vila Nova. Candidatamo-nos pela Freguesia que sois Vós, pela Freguesia que somos nós.

Mais Vila Nova de Sande

3

Luciano Rocha

Albano Cruz

Maria do Carmo Fernandes

Jorge Alves

Rui Silva

Isabel Mendes

Fernando Azevedo

Manuel Lopes

Filipa Pereira

Tiago Rodrigues

Luís Azevedo

Manuela Alves

José Martins

César Silva

Susana Ferreira

José Filipe Mendes

Márcio Gonçalves

Helena Silva

Mais Vila Nova de Sande

4

Uma realidade a transformar

A apresentação de uma candidatura à liderança dos destinos de uma comunidade, por maior ou mais pequena que seja, não é nunca uma decisão fácil. Administrar uma Freguesia é assumir o destino de uma comunidade, interiorizar os seus anseios, materializar as suas esperanças. É com a noção exacta da responsabilidade desta decisão que nos candidatamos. É cada vez mais vincada a necessidade de aproximação entre o poder autárquico e as Pessoas, de forma a inverter o sentimento de desconfiança e conformismo que se foi instalando. Perante novos desafios são necessárias novas visões. Não pode Vila Nova de Sande continuar a contentar-se apenas com alcatrão. É necessário mais. Ano após ano fomos confrontados com uma falta de acção cada vez mais gritante. Não são necessários milhões de euros para interagir com as pessoas, perceber o que sentem, o que anseiam, o que desejam. Se não existem recursos para grandes obras, façamos então as pequenas. Se não temos, infelizmente, capacidade para criar novas valências, façamos tudo quanto é possível para apoiar directamente quem delas necessita. O que não podemos é continuar parados, à espera que a sorte seja outra ou que o tempo mude. Vêm ai tempos de decisão. Os Vilanovenses serão chamados a escolher o que pretendem para o seu futuro. Desta Candidatura os Vilanovenses sabem o que podem contar, um conjunto de pessoas da terra, empenhadas num único objectivo: melhorar as nossas condições de vida. Juntos teremos MAIS VILA NOVA DE SANDE!

Mais Vila Nova de Sande

5

Ponto Prévio

Qualquer candidatura que concorra a uma eleição apresenta um programa eleitoral. O problema é que com esta prática os programas passaram a ser encarados como um mero instrumento de campanha, deixando de reflectir o que realmente as candidaturas propõem aos seus eleitores, tornando-se vulgares folhetos de propaganda. Os programas eleitorais deixaram de ser elaborados com base na realidade e assentes no que pode ser efectivamente feito, para passarem a ser uma montra de ilusões e, muitas vezes, um conjunto de mentiras. Esta candidatura não pretende que este programa seja um mero manifesto, Pretendemos antes que seja encarado como um compromisso sério que assumimos com os Vilanovenses. Este programa foi elaborado com base na realidade de Vila Nova de Sande: realidade financeira, social e cultural. Não vendemos ilusões, propomos soluções sérias e exequíveis. Não prometemos sonhos, apontamos caminhos para uma realidade que pode e deve ser alcançada.

Mais Vila Nova de Sande

6

5 Metas para termos MAIS

Para termos MAIS Vila Nova de Sande é essencial que a freguesia se consolide em cinco eixos fundamentais, que devem nortear a linha de actuação do próximo executivo autárquico. Falamos das 5 metas: I – Humanidade e Solidariedade; II – Organização e Cooperação; III – Ambiente; IV – Conservações e Obras; V – Posicionamento Regional;

Humanidade e Solidariedade: uma questão de princípios e valores fundamentais, para termos uma comunidade mais justa, mais equilibrada e com mais respeito por quem precisa.

Organização e Cooperação: uma questão de método que agilize e aproxime a Junta de Freguesia dos seus cidadãos. Uma questão de dever para quem connosco tenta fazer Mais Vila Nova de Sande.

Ambiente: uma questão de consciência para com a nossa terra. Obras e Conservações: uma questão de capacidade de acção e de seriedade para com os recursos financeiros existentes.

Posicionamento Regional: uma questão de atitude junto de quem tem o dever de colaborar connosco no desenvolvimento local.

Mais Vila Nova de Sande

7

I Humanidade e Solidariedade

Vila Nova de Sande, a exemplo do que acontece a nível nacional, tem hoje uma tendência para o progressivo envelhecimento da população. Temos cada vez mais Vilanovenses com idade avançada, que exigem novos serviços de apoio. Por outro lado, a profunda crise económica que vivemos lançou muitos cidadãos para o desemprego. Quem lutava por uma vida mais desafogada, luta hoje para sobreviver. As dificuldades financeiras foram-se acentuando e empurram um número maior de famílias para o abismo. Perante este cenário, não podemos ter uma Junta de Freguesia de costas voltadas para as suas gentes. Vila Nova de Sande não pode menosprezar quem nela nasceu ou escolheu aqui assentar a sua vida. É imperioso termos uma freguesia que olhe para os seus e os coloque acima de qualquer outra prioridade. É fundamental resolvermos, de uma vez por todas, as necessidades dos Vilanovenses. Já nos foi comprovado que não é possível, no imediato, quer seja por incapacidade financeira, ou por incumprimento de promessas camarárias, a criação de valências de apoio a esta nova realidade etária da população. No entanto, esta situação não justifica que nada mais se tenha feito para contrariar as carências que se verificam na freguesia. Se não dispomos de um Serviço de apoio domiciliário, isto não é razão para que quem necessita não possa usufruir deste serviço. Nesta questão, tal como na questão do desemprego, a Junta de Freguesia deve ter um papel muito claro: não sendo em si mesma a solução, deve por todos os meios auxiliar os Vilanovenses na busca da resolução para os seus problemas.

Mais Vila Nova de Sande

8

As Medidas: 1.

Levantamento exaustivo das necessidades dos habitantes de Vila Nova de Sande, nomeadamente no que concerne às valências de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. 1.1

Na sequência deste levantamento, estabelecer parcerias com

Instituições Particulares de Solidariedade Social da região de forma a conseguir as vagas necessárias para quem necessita destes serviços, comparticipando a própria Junta de freguesia a mensalidade, nos casos que se justifiquem e cumpram os requisitos a determinar. 2.

Criação de um Fundo de Socorro Social, devidamente orçamentado, para intervenções de urgência em situações de grave e justificada necessidade.

3.

Criação de um Banco Alimentar que permita apoiar com bens de primeira necessidade qualquer situação de grave carência económica. Para além deste objectivo, este Banco Alimentar estaria articulado com outras instituições, do mesmo cariz, do Concelho de Guimarães para intervir sempre que necessário.

4.

Reforço do apoio ao transporte escolar.

5.

Criação da Universidade Sénior. Passando pela colaboração com entidades externas, este projecto visa ocupar os tempos livres de Vilanovenses com mais idade, onde poderão desenvolver as suas competências intelectuais.

6.

Elaboração de uma plano anual de actividades vocacionadas para os Vilanovenses com mais idade, tais como: passeios, visitas e convívios.

7.

Criação de um ponto de emprego, com canais de informação e ofertas de trabalho.

8.

Organização de sessões de formação sobre ferramentas e tácticas de procura activa de emprego.

Mais Vila Nova de Sande

9

II Organização e Cooperação O actual ritmo de vida e o grau de exigência cada vez maior fazem com que os cidadãos esperem da sua autarquia respostas rápidas e facilidade no acesso à informação. Como tal, não pode a Junta de Freguesia continuar a negligenciar as novas tecnologias e a democratização da informação que estas permitem alcançar. É necessário revolucionar a forma como a Junta de Freguesia transmite a informação aos seus cidadãos, para termos um verdadeiro órgão ao serviço das pessoas e das suas causas. Esta revolução comunicacional, a somar a uma reorganização e simplificação dos procedimentos autárquicos, serão instrumentos fulcrais para um serviço mais eficiente, de melhor qualidade e mais próximo dos Vilanovenses. Simultaneamente, a Junta de Freguesia deve ser um instrumento de diálogo entre todos. Autarcas e cidadãos devem ter como princípio fundamental o diálogo. Os autarcas existem apensa para servir os seus eleitores. Assim sendo, não faz sentido decidir longe dos cidadãos. Uma decisão só é justa se tomada tendo em conta os pontos de vista de todos. Desta forma, pretendemos ter uma Junta de Freguesia partilhada com todos os Vilanovenses. Dos cidadãos individuais às Associações e Movimentos existentes na Freguesia, todos serão tidos em conta, todos serão convidados a participar na administração da nossa Terra. O diálogo é um bem essencial que não deve ser posto de parte. A Democracia participativa é um objectivo que podemos e devemos conseguir.

Mais Vila Nova de Sande

10

As Medidas:

1.

Criação de um sitio na Internet que aproxime a Junta de Freguesia dos Vilanovenses. Uma ferramenta que possa ser consultada por todos, na tranquilidade do lar, que contenha toda a informação autárquica essencial, bem como disponibilize documentos e formulários que poderão ser impressos e preenchidos antecipadamente, aumentando a rapidez e eficiência dos serviços da Junta de Freguesia.

2.

Criação de canais de divulgação de informação autárquica, ou outra de interesse público, em pontos distintos da freguesia.

3.

Reorganização dos procedimentos da Junta de Freguesia, agilizando os mesmos em benefício de um atendimento célere e eficaz para o cidadão.

4.

Criação de uma Rede Social em Vila Nova de Sande. Esta rede consiste na constituição de um plenário em que se façam representar todas as Instituições e Movimentos da freguesia, a reunir de forma periódica, de forma a criar uma plano de actividades concertado para Vila Nova de Sande.

5.

Criação de uma base de consulta pública na Internet de todas as empresas estabelecidas em Vila Nova de Sande, bem como dos produtos e/ou serviços prestados. Esta será, por um lado, uma forma de publicitação das empresas, mas também, por outro uma informação útil para todos os Vilanovenses, que assim ficarão a saber com mais pormenor do que dispõem em termos industriais e de comércio.

6.

Elaboração de um plano de apoio à prática desportiva, quer através da cooperação com entidades existentes na freguesia e que propiciem a actividade desportiva, quer através do programa “Mexa-se” do Instituto do Desporto de Portugal.

Mais Vila Nova de Sande

11

7.

Desenvolvimento de iniciativas culturais e recreativas, tais como espectáculos musicais, exposições, teatro, etc.

8.

Organização de sessões de esclarecimento e debate sobre temas de interesse para a freguesia.

Mais Vila Nova de Sande

12

III Ambiente Qualquer comunidade que ambicione ao progresso deve ter as questões ambientais no centro das suas preocupações. A qualidade de vida de uma população está intimamente relacionada com aquilo que faz em termos ambientais. Assim, não poderia esta Candidatura descurar este ponto, estando comprovado que em Vila Nova de Sande, em termos ambientais, as politicas se têm limitado ao trabalho dos serviços municipais de recolha do lixo, achamos que deve existir uma mudança neste ponto, com a introdução de políticas de reorganização do sistema de recolha do lixo e acções de sensibilização para esta problemática.

As Medidas: 1.

Introdução do saneamento básico nas zonas ainda não abrangidas da freguesia.

2.

Reforço do desempenho das actividades de limpeza e salubridade a cargo do município.

3.

Reforço da rede de ecopontos e contentores de lixo.

4.

Criação de pontos de recolha de óleos alimentares usados.

5.

Organização de campanhas de sensibilização para a importância da separação de lixo e limpeza de matas e terrenos agrícolas.

. 6.

Criação de um parque de lazer. Sabemos que existe um projecto da Câmara Municipal para a implantação deste equipamento, logo tudo será feito para que não voltemos a ter mais um projecto sem concretização.

Mais Vila Nova de Sande

13

IV Conservações e Obras Vila Nova de Sande sempre foi uma terra empreendedora. Desde cedo que nos pudemos orgulhar de possuir grandes obras, como são exemplo o Centro Social ou o Centro Paroquial de Vila Nova de Sande. À custa do nosso suor conseguimos colmatar algumas das nossas principais necessidades, apesar de termos sido sempre excluídos dos grandes apoios camarários, as gentes de Vila Nova de Sande, através do seu enorme espírito associativo, sempre responderam activamente às promessas nunca cumpridas de apoios. No entanto, esta realidade tem sido difícil de manter. A complexidade dos tempos actuais torna muito improvável a repetição desses episódios passados. Este facto, a somar ao reduzido orçamento da freguesia, tornam este capítulo um verdadeiro desafio para qualquer candidatura, pois a elevada dependência de apoios financeiros que a freguesia tem para a realização de obras de vulto torna muito delicado o acto de assumir compromissos nesta área. Conforme dissemos antes, não pretendemos de todos vender ilusões ou enganar os Vilanovenses. Neste ponto a escolha é clara: assumir um compromisso sério e propor o que é possível, ou esquecer os princípios da honestidade e prometer obras faraónicas que nunca se realizarão. Nós escolhemos a verdade. Mas não são apenas as grandes obras que tornam uma comunidade melhor. Muitas vezes, as pequenas coisas propiciam bem-estar, e no que se refere a este aspecto, pretendemos uma autarquia activa, que através de intervenções “cirúrgicas” reconcilie os Vilanovenses com a sua Freguesia. Para isso é necessária gente que conheça bem a freguesia e nisso esta candidatura oferece todas as garantias.

Mais Vila Nova de Sande

14

As Medidas:

1. Construção da Casa Mortuária de Vila Nova de Sande. Uma obra há muito prometida que urge a sua concretização. 2. Reestruturação do Parque Desportivo de Vila Nova de Sande. Sabendo de antemão que a Câmara Municipal de Guimarães tem um projecto de intervenção para aquela área, é função da Junta de Freguesia levar à concretização do mesmo, envolvendo o Centro Social Cultural Desportivo e Recreativo de Vila Nova de Sande, acreditamos ser possível, em conjunto com a autarquia, modernizar aquele espaço, criando verdadeiras condições para usufruto de todos os Vilanovenses. 3. Realização de uma verdadeira política do cuidar, através de um programa de conservação do espaço público e pavimentos. Um programa criterioso e com alto rigor, que promova as pequenas obras em termos financeiros, mas de grande importância para a população. Naturalmente esta candidatura estará atenta a todo e qualquer apoio ou programa de desenvolvimento que possa surgir por parte da Câmara Municipal ou Governo, pois sabemos que muito mais há a fazer.

Mais Vila Nova de Sande

15

V Posicionamento Regional

Vila Nova de Sande deve constituir-se como uma referência no Concelho de Guimarães. Através das nossas actividades temos de nos destacar das restantes freguesias para podermos ambicionar um lugar de destaque e que nos possibilite reclamar apoios junto da edilidade e de entidades governamentais. Por outro lado, devemos ser incisivos no que respeita ao acompanhamento de projectos que terão influência nos destinos da nossa freguesia. Não podemos continuar afastados dos centros de decisão que, directa ou indirectamente, se reflectem na nossa vida enquanto comunidade.

As Medidas:

1. Acompanhamento exaustivo do processo de revisão do PDM, de forma a conseguir o máximo proveito para Vila Nova de Sande. 2. Aumento da cultura de exigência para com a Câmara Municipal de Guimarães. 3. Participação intensiva na Rede Social, procurando trazer o maior número possível de iniciativas para Vila Nova de Sande. 4. Estabelecimento de relações de cooperação para com as restantes Juntas de Freguesia do concelho, especialmente com aquelas que fazem fronteira com Vila Nova de Sande.

Mais Vila Nova de Sande

16

Nota Final

Este programa eleitoral é o resultado de um trabalho de equipa empenhado e de grande espírito de abertura. Procuramos dar sentido e uma perspectiva a um conjunto de ideias inovadoras, capazes de transformar Vila Nova de Sande e de colocar esta freguesia no patamar que todos desejamos. Não é, naturalmente, um programa fechado, é sim um ponto de partida para uma discussão séria sobre o que pretendemos para Vila Nova de Sande. Contamos com todos para este debate, para a melhoria deste documento orientador. Vila Nova de Sande deposita o futuro nas nossas mãos. Em breve seremos chamados a decidir o que queremos fazer com ele. Este programa é a nossa resposta perante tamanho desafio. Acreditamos que só com este conjunto de medidas poderemos ter aspirações fundamentadas a um futuro de progresso e desenvolvimento. Vila Nova de Sande confia em nós. Nós confiamos nos Vilanovenses.

Mais Vila Nova de Sande

17

Related Documents