Produzir um TEXTO DESCRITIVO Aquando da produção de um texto descritivo, seja enquanto sequência que compõe um outro tipo de texto seja enquanto dominante textual, propõe-se a adopção da seguinte metodologia de trabalho:
FASE A 1. Definição do tema-título que vai ser descrito (normalmente associado a espaços, paisagens, períodos temporais, retratos, imagens, produtos resultantes de uma sucessão de acções, comparações). 2. Adopção de uma postura ou perspectiva face à descrição a fazer: subjectiva (reflectindo o ponto de vista do emissor)/objectiva (transmitindo informação factualmente comprovável). 3. Esquematização do plano da descrição pela a) enumeração das partes constitutivas do tema-título; b) associação de características/propriedades a cada uma dessas partes; c) definição de campos de descrição/observação: sectores (direita, esquerda, superior, inferior...); planos ( primeiro, segundo..., de fundo); d) construção de relações adequadas à expansão descritiva (comparações, metáforas, metonímias, relações de palavras, estruturas modificadoras); e) escolha do ponto e da ordenação da descrição/observação (estático/dinâmico; geral/de pormenor);
FASE B 1. Elaboração de um primeiro registo escrito que dê conta: a) de uma ordenação no processo de descrição; b) de uma impressão de conjunto da entidade a ser descrita; c) da descrição pormenorizada das partes e das características mais individualizantes (formas, matéria, cheiro, sons, cor, brilho, etc.), tendo em atenção o recurso a: - estruturas nominais; - estruturas adjectivas ou outras equivalentes na função de expansão e modificação da entidade a ser descrita; - processos estilísticos sugestivos para a descrição (recurso a comparações, metáforas, adjectivação, sinestesias...); d) de uma conclusão que utiliza outros dados considerados relevantes ou que corresponde a uma apreciação final de conjunto face à entidade descrita; e) da natureza factual da entidade descrita (predominando o tempo verbal do presente) ou da dimensão ficcional dessa entidade (predominando o pretérito imperfeito).
FASE C 1. Revisão do texto, atentando a) na organização esquematizada (ordenação da descrição, segmentação por parágrafos); b) na correcção linguística do texto.
Produzido o texto descritivo, poderás avaliar o percurso realizado e, com a ajuda do guião de verificação, detectar áreas a que deverás prestar mais atenção.