Produzir Um Texto Descritivo E Auto-avaliar

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Produzir Um Texto Descritivo E Auto-avaliar as PDF for free.

More details

  • Words: 334
  • Pages: 3
Produzir um TEXTO DESCRITIVO Aquando da produção de um texto descritivo, seja enquanto sequência que compõe um outro tipo de texto seja enquanto dominante textual, propõe-se a adopção da seguinte metodologia de trabalho:

FASE A 1. Definição do tema-título que vai ser descrito (normalmente associado a espaços, paisagens, períodos temporais, retratos, imagens, produtos resultantes de uma sucessão de acções, comparações). 2. Adopção de uma postura ou perspectiva face à descrição a fazer: subjectiva (reflectindo o ponto de vista do emissor)/objectiva (transmitindo informação factualmente comprovável). 3. Esquematização do plano da descrição pela a) enumeração das partes constitutivas do tema-título; b) associação de características/propriedades a cada uma dessas partes; c) definição de campos de descrição/observação: sectores (direita, esquerda, superior, inferior...); planos ( primeiro, segundo..., de fundo); d) construção de relações adequadas à expansão descritiva (comparações, metáforas, metonímias, relações de palavras, estruturas modificadoras); e) escolha do ponto e da ordenação da descrição/observação (estático/dinâmico; geral/de pormenor);

FASE B 1. Elaboração de um primeiro registo escrito que dê conta: a) de uma ordenação no processo de descrição; b) de uma impressão de conjunto da entidade a ser descrita; c) da descrição pormenorizada das partes e das características mais individualizantes (formas, matéria, cheiro, sons, cor, brilho, etc.), tendo em atenção o recurso a: - estruturas nominais; - estruturas adjectivas ou outras equivalentes na função de expansão e modificação da entidade a ser descrita; - processos estilísticos sugestivos para a descrição (recurso a comparações, metáforas, adjectivação, sinestesias...); d) de uma conclusão que utiliza outros dados considerados relevantes ou que corresponde a uma apreciação final de conjunto face à entidade descrita; e) da natureza factual da entidade descrita (predominando o tempo verbal do presente) ou da dimensão ficcional dessa entidade (predominando o pretérito imperfeito).

FASE C 1. Revisão do texto, atentando a) na organização esquematizada (ordenação da descrição, segmentação por parágrafos); b) na correcção linguística do texto.

Produzido o texto descritivo, poderás avaliar o percurso realizado e, com a ajuda do guião de verificação, detectar áreas a que deverás prestar mais atenção.

Related Documents