Produzir Um Texto Narrativo E Avaliar

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Produzir Um Texto Narrativo E Avaliar as PDF for free.

More details

  • Words: 351
  • Pages: 3
Produzir um TEXTO NARRATIVO Sempre que surgir a oportunidade de produção de um texto narrativo, deverá proceder de forma faseada, tomando opções que orientarão o processo de escrita.

Assim, propõe-se a adopção da seguinte metodologia de trabalho:

FASE A 1. Definição de um tema-título (intriga de acção, de espaço, de personagem, entre outros). 2. Proposta das linhas gerais da história baseada nesse tema-título. 3. Construção da intriga e dos seus pontos-chave, seguindo a lógica apresentada: a) uma situação inicial; b) um factor de desequilíbrio; c) um ponto culminante na intriga; d) um desenlace que retoma nova situação de equilíbrio. 4. Localização da acção num espaço e num tempo, acompanhados ou não de descrição funcional à sua importância na história concebida. 5. Concepção e caracterização das personagens a inserir na história (as personagens principais e as secundárias; comportamento plano, redondo; traços físicos e psicológicos; papéis a desempenhar). 6. Determinação das relações a estabelecer entre as personagens (coadjuvantes, opositoras). 7. Orientação da narrativa segundo momentos narrativos, descritivos, dialogais e, eventualmente, com situações de monólogo. 8. Opção por um tipo de narrador (presente/ausente no discurso; com/sem relação explícita com o narratário; participante/não participante; crítico/não crítico relativamente ao que vai narrando). 9. Recurso a estratégias de linguagem relacionadas com: adequação do registo de língua, tempos verbais narrativos (Pretérito Imperfeito, Pretérito Perfeito, Pretérito Mais-QuePerfeito, Condicional), articuladores (temporais, adversativos, causais, consecutivos) e recursos estilísticos.

FASE B 1. Segmentação do texto em parágrafos, segundo a lógica de progressão textual adoptada na fase anterior (distribuição do ponto 3 por parágrafos). 2. Textualização de acordo com as opções tomadas, orientando para a) a coerência lógica das acções; b) a coesão da escrita; c) as especificidades dos diferentes modos de expressão; d) a correcção linguística, a nível da ortografia, da acentuação, da pontuação, da morfossintaxe e da selecção vocabular.

FASE C 1. Revisão do texto, atentando a) na organização esquematizada (lógica das acções narradas, segmentação por parágrafos); b) na correcção linguística do texto.

Para verificares até que ponto o teu trabalho respeita o que é esperado na produção de um texto narrativo, no final avalia o percurso e os processos utilizados.

Related Documents