Processos de Usinagem
Torno Mecânico • (do latim tornus, e este do grego τόρνος, gire, vuelta). É uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar (presa em um cabeçote ou fixada entre os contra-pontos de centragem) enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material de acordo com as condições técnicas adequadas
Torneamento • É o processo metalúrgico em que uma peça é fixada a uma placa, onde esta sofrendo rotação controlada, permite que este material sofra corte por meio de ferramental adequado às características desta peça. Associado ao avanço tecnológico as operações de torneamento são cada vez mais complexas podendo agregar no mesmo equipamento processos de fresamento, soldagem, laser, dentre outros, além de ser torneada.
FRESAMENTO • Processo que utiliza ferramentas chamadas de fresas. Permite a obtenção de peças com geometrias complexas. Pode ser fresagem cilíndrica ou de topo.
Brochamento • Brochamento é o processo de corte feito com uma brocha, ou seja uma seqüência de cinzéis que aumentam em tamanho, de modo que cada cinzel corta um pouco mais fundo do que o anterior.
Aplainagem • O aplainamento é uma operação de usinagem que utiliza uma plaina, equipamento que corta o material usando uma ferramenta de corte com movimentos de alternativos montada sobre um torpedo. Sua principal função é remover irregularidades da superfície plana.