Disciplina: Química Orgânica II Prof. Iago Maciel
Nome:______________________________________________________________ Data:____/____/____
Aula prática 06 Síntese do iodofórmio
1.
INTRODUÇÃO
O iodofórmio possui fórmula molecular CHI3; trata-se de uma substância que ainda hoje é utilizada como antisséptico nos hospitais, e apresenta grande importância na odontologia. Apresenta-se sob a forma de cristais de coloração amarelo-pálido e brilhantes. Possui efeito semelhante ao clorofórmio, mas com ação de átomos de iodo. O iodofórmio é um medicamento empregado como antisséptico e agente anti-infeccioso de uso tópico. Tem uso veterinário como antisséptico e como desinfetante para lesões superficiais. O iodofórmio apresenta as seguintes propriedades: 1. 2. 3. 4.
Provoca uma ação local sobre os tecidos, diminuindo a secreção e a exsudação; Estimula a proliferação celular; Tem leve poder antisséptico, porém de ação prolongada; Decompõe-se lentamente à temperatura corporal e ativa a fagocitose de resíduos irritantes aos tecidos; 5. É intensamente radiopaco, ou seja, os raios-x de exame médio não conseguem
atravessá-las. 2.
OBJETIVOS
3.
Sintetizar o iodofórmio e a partir da propanona.
EXPERIMENTO 01 3.1 MATERIAIS E REAGENTES
Acetona (propanona); Iodeto de Potássio (KI); Hidróxido de sódio (NaOH) 1 mol/L Água destilada; Hipoclorito de Sódio (NaClO); Funil de Decantação; 1 béquer 250 mL; 1 béquer 50 mL
1 béquer 100 mL; 1 kitassato 250 mL; Papel filtro; Funil de Buchner; Bomba de vácuo; Bastão de vidro; Agitador magnético; Suporte universal e argola.
Disciplina: Química Orgânica II Prof. Iago Maciel
3.2 PROCEDIMENTOS 1) Montar um sistema gotejamento utilizando um funil de decantação apoiado por uma argola em um suporto universal conforme figura ao lado;
2) Adicionar ao funil de decantação aproximadamente 100 mL de hipoclorito de sódio; 3) Em um béquer de 250 mL adicionar 10 mL de acetona, 2 g de iodeto de potássio (KI) e 50 mL de água; 4) A mistura preparada na etapa 3 deve ser posta sob agitação magnética ao passo que o hipoclorito presente no funil seja gotejado constantemente; 5) Após 1 minuto de gotejamento e agitação, adicionar lentamente 10 mL de solução de hidróxido de sódio (NaOH) 1 mol/L; 6) Verificar presença de precipitado na reação após o gotejamento de todo o volume de hipoclorito de sódio (NaClO) e proceder filtração à vácuo utilizando funil de Buchner e papel filtro previamente pesado. 7) Lavar o precipitado filtrado, ainda no funil, com água destilada.
4.
QUESTIONÁRIO Apresente a equação química relacionada a reação de síntese do iodofórmio, com representação em fórmulas estruturais.
5.
REFERENCIAS
SILVA, André Luís Silva da. Síntese Orgânica do Iodofórmio. Infoescola. Disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/sintese-organica-do-iodoformio/. Acesso: 21/07/2015 CLAYDEN, J. et. al. Organic Chemystry. Oxford Press. ed. 02, 2012.