Desenvolvimento Local da Póvoa de Varzim
Valorização da Cultura Popular
Trabalho Elaborado por : Alice Santos e Cândida Rosa
A Segunda-feira depois da Páscoa é tida como o «segundo» feriado municipal. Os poveiros trabalham na Sexta-feira Santa (feriado nacional) para terem a Segunda-feira livre para fazerem um piquenique familiar em conjunto com outras famílias nas bouças— o Dia do Anjo.
Em 15 de Agosto realiza-se a Festa de Nossa Senhora da Assunção, uma das maiores deste género em Portugal, cujo ponto mais alto da procissão acontece em frente ao porto de pesca – nessa altura centenas de foguetes são lançados de barcos engalanados.
Na última quinzena de Setembro, por altura dos festejos da Nossa Senhora das Dores, decorre a centenária e típica Feira da
Louça
da
Senhora
das
Dores,
com
diversas
tendas,
instaladas no largo junto à Igreja da Senhora das Dores, que comercializam louça diversa, em especial louça tradicional portuguesa.
O monte de São Félix é um ponto de referência dos pescadores no mar e de culto antigo. No último Domingo de Maio, a Romaria da Senhora da Saúde percorre uma distância de 7 quilómetros entre a Igreja Matriz e a Capela da Nossa Senhora da Saúde, no sopé do Monte de São Félix.
A festa de Santo André acontece na madrugada do último dia de Novembro, em que grupos de pessoas, envolvidos em mantos pretos e segurando lampiões, vão até à capela pela praia.
Desenvolvimento Local da Póvoa de Varzim
Valorização da Cultura Popular
Trabalho Elaborado por : Alice Santos e Cândida Rosa