Porfolio Do Estudante-professor

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Porfolio Do Estudante-professor as PDF for free.

More details

  • Words: 2,087
  • Pages: 9
PORTFOLIO DO/DA ESTUDANTE-PROFESSOR(A)EM FORMAÇÃO INICIAL Ano Lectivo 2007/2008

Portfolio do estudante-professor em situação de formação inicial

Em modo de introdução… Neste ano em que começa a dar os primeiros passos como professor(a) é importante realçar o seu percurso pessoal e profissional, permitir explorar competências e ajudar a desenvolver uma atitude reflexiva sobre a sua concepção de educação, as suas estratégias de aprendizagem bem como as de ensino. A forma como os alunos aprendem e o saber como actuar para favorecer a tua aprendizagem dependem, sobretudo, da sua reflexão pois é o professor(a) que constrói e organiza o conhecimento didáctico. Um instrumento que analisa, organiza e orienta a acção do professor é o PORTFOLIO. Tal como refere Ceia (2001), este deve representar “um olhar auto-crítico sobre aquilo que ensinou, sobre os métodos de ensino que utilizou e sobre o processo de avaliação a que se sujeitou. Assim proponho-lhe a elaboração deste documento desejando que o mesmo reflicta a sua história, os seus avanços, as suas reflexões, avaliações e reformulações, se necessárias.

O PORTFOLIO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL… … é um utensílio que serve para representar o seu autor em termos profissionais e que permite reagrupar, organizar, apresentar a sua formação, as suas práticas pedagógicas, a sua relação com os alunos e verificar a sua evolução como docente. (Bernardes, C. e Miranda, F.; 2003).

TEM COMO FINALIDADES: ¾ Estimular o pensamento reflexivo; ¾ Incentivar a reflexão na e sobre a acção; ¾ Permitir fazer conexões entre a teoria e a prática. Apoiadas em Seldin e Annis (1992), defendemos que o processo de produção e selecção de documentos e materiais para ser colocado no portfolio permite ao professor: a)

reflectir sobre a sua forma pessoal de ensino, isto é, dar resposta às questões:

porque ensino?, como ensino?, porque ensino desta maneira?;

ESCOLA S/B3 CAROLINA MICHAËLIS Núcleo de Estágio de Biologia/Geologia Orientadora pedagógica – Jacinta Rosa Moreira

2

Portfolio do estudante-professor em situação de formação inicial

b)

reorganizar

as

prioridades

de

ensino;

(c)

repensar

estratégias

de

ensino/aprendizagem ou seja, reflectir e tomar decisões sobre a prática lectiva; c)

projectar o futuro, isto é, definir o que é e o que pretende vir a ser .

Na opinião de Seldin (1997), um portfolio do professor deve conter três tipos de informação: (a) Material do próprio professor (ideias e reflexões sobre a forma pessoal de ensino, leituras, planificações, reflexões críticas sobre planificações, avaliação da sua eficácia de ensino, reflexão sobre a gestão da turma, etc); (b) Material de outrem (observação de aulas realizadas pelos colegas de estágio, opiniões escritas dos seus alunos, materiais utilizados nas aulas e análise da sua utilização, etc); (c) Produtos de ensino/formação (trabalhos dos seus alunos e avaliação do professor com a respectiva justificação, reflexão actividades desenvolvidas na comunidade educativa, reflexão sobre o seu percurso de formação profissional e sobre o trabalho realizado com os outros professores estagiários). O portfolio que lhe propomos construir terá, obrigatoriamente, estas três secções. O PORTFOLIO DEVE CONTER OS SEGUINTES ELEMENTOS: ƒ Capa de Argolas, modelo A4 com separadores ƒ Índice ƒ Estrutura do potefólio ƒ Critérios de Avaliação

ESCOLA S/B3 CAROLINA MICHAËLIS Núcleo de Estágio de Biologia/Geologia Orientadora pedagógica – Jacinta Rosa Moreira

3

Portfolio do estudante-professor em situação de formação inicial

A capa do Portfolio deverá ter os seguintes elementos

1- Identificação da Escola em que estás a realizar o estágio 2- Identificação da Instituição Universitária 3- Nome do Professor Estagiário 4- Data

Índice Carta de apresentação Material do Próprio Professor

Material do Próprio Professor

Material de Outrem

Introdução

Prática docente

Materiais Diversos

Avaliação dos Alunos Relações com a Comunidade Educativa Produtos de Ensino /Formação

Relações Interpessoais Percurso de Formação Profissional Avaliação do Portfolio

1 - Organização do portfolio; (Anexo 1) 2 - Importância do portfolio na prática pedagógica; 3 - A importância do Estágio Pedagógico na experiência profissional do professor estagiário 1-Exemplo de uma planificação de unidade didáctica; 2-Planificação da primeira aula dessa unidade; 3-Planificação duma aula assistida; 4-Reflexão crítica sobre cada evidência, devidamente datada. (Anexo 2) 5-Um exemplo dum trabalho realizado por um aluno que represente um momento de sucesso escolar; 6-Reflexão crítica sobre o exemplo, devidamente datada. (Anexo 2) 7-Um exemplo da adaptação do ensino às necessidades individuais; 8-Um exemplo da motivação da turma e da gestão da mesma; (Anexo 3) 9- Reflexão crítica sobre cada evidência, devidamente datada. (Anexo 2) Max. 4 páginas 10-Um exemplo da integração das TIC na aula da área de Biologia/Geologia; 11- Reflexão crítica sobre o exemplo, devidamente datada. (Anexo 2) 1-Um exemplo do registo de observação de aulas e análise de materiais de ensino por parte dos colegas de estágio; 2-Um registo escrito da opinião dos alunos sobre a realização duma actividade; 3-Avaliação dos alunos sobre o ensino do professor estagiário; 4-Um exemplo dum material elaborado por outra pessoa e utilizado pelo professor estagiário; 5-Reflexão crítica sobre cada evidência, devidamente datada. (Anexo 2) 1-Três exemplos de diferentes métodos e instrumentos de avaliação utilizados na turma 1-Descrição objectiva de todas as actividades realizadas; 2-Reflexão crítica sobre cada evidência, devidamente datada. (Anexo 2) 1-Reflexão crítica sobre o trabalho pedagógico realizado em comum com os outros estagiários e professores; 2-Reflexão crítica sobre o trabalho pedagógico e profissional realizado com os orientadores. 1-Breve reflexão sobre o percurso de formação inicial; (Anexo 4, 5, 6) 2-Pontos fortes do Estágio Pedagógico; 3-Pontos fracos do Estágio Pedagógico 4-Expectativas pessoais de futuro na profissão 1-Auto-Avaliação do Portfolio; (Anexo7) 2-Co-Avaliação do Portfolio (Anexo 8)

Max. 5 paginas

Máx. 4 páginas

Máx. 2 páginas

Máx. 4 páginas

Máx. 2 páginas

Máx. 4 páginas

Máx.4 páginas Máx. 3 páginas Max.2 páginas

Max.4 páginas

Adaptado de Ceia (2001) ESCOLA S/B3 CAROLINA MICHAËLIS Núcleo de Estágio de Biologia/Geologia Orientadora pedagógica – Jacinta Rosa Moreira

4

Portfolio do estudante-professor em situação de formação inicial

AVALIAÇÃO DO PORTFOLIO Avaliação do Processo e dos Produtos pelo Estagiário: Objectivos: 1. Evidenciar o seu desenvolvimento metodológico; 2. Seleccionar estratégias adequadas 3. Tomar consciência dos progressos realizados 4. Reconhecer pontos fortes e fracos

Para a avaliação do portfolio o orientador deverá ter em conta os seguintes elementos: ¾ Tipo de organização: ordem cronológica, aspectos mais positivos e menos positivos, tópicos, grau de dificuldade e funções, desafios a superar; ¾ Apresentação do Portfolio; ¾ Tipo e qualidade das evidências incluídas. Serão procuradas respostas para as seguintes questões: ¾ Há coerência visível entre a filosofia articulada à eficácia e à prática demonstrada? (através das amostras seleccionadas) ¾ O Portfolio denota desenvolvimento profissional e reflexão sobre a acção? (reflexão crítica e explicação de estratégias utilizadas) ¾ Há evidências de esforços para melhorar o ensino? (comparação das amostras para reconhecer os progressos) ¾ Há evidências de aperfeiçoamento de métodos, materiais, destrezas comunicativas e avaliativas? (através de documentos que evidenciem os progressos atingidos) Para avaliar os produtos inseridos no portfolio serão realizadas reuniões com os professores em situação de formação inicial com vista a poderem apresentar os seus pontos de vista e as razões das suas opções. A calendarização será objecto de negociação.

ESCOLA S/B3 CAROLINA MICHAËLIS Núcleo de Estágio de Biologia/Geologia Orientadora pedagógica – Jacinta Rosa Moreira

5

Portfolio do estudante-professor em situação de formação inicial

ANEXO 1 Reflexão sobre as evidências a incluir no Portfolio 1. Que evidências de capacidades e competências devo incluir para dar uma imagem de mim enquanto professor? 2. Que imagem espero transmitir de mim e do meu trabalho? 3. O que pretendo que o portfolio reflicta de mim enquanto aprendiz de professor? Adaptado de Bernardes, C e Miranda, F (2003)

ANEXO 2 Ficha de Reflexão Crítica 1. Descrição da evidência: 2. Porque seleccionei esta evidência? 3. O que aprendi com a análise desta evidência (dificuldades sentidas, aspectos melhorar, pontos fortes e fracos)? Adaptado de Nunes, J (2001)

ANEXO 3 Reflexão crítica sobre a gestão da turma Descrição de evidências relativas ao processo de acompanhamento dos alunos: 1. Informação e orientação dos alunos 2. Detecção de dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias para a sua superação 3. Gestão de conflitos comportamentais e de índole disciplinar Adaptado de Bernardes, C e Miranda, F (2003)

ESCOLA S/B3 CAROLINA MICHAËLIS Núcleo de Estágio de Biologia/Geologia Orientadora pedagógica – Jacinta Rosa Moreira

6

Portfolio do estudante-professor em situação de formação inicial

ANEXO 4 Reflexão crítica sobre meu Percurso de Formação Inicial 1. Aspectos positivos da metodologia de ensino 2. Aspectos a melhorar 3. Aspectos positivos no meu relacionamento com os demais professores e com a orientadora 4. Aspectos a melhorar 5. Aspectos positivos do meu saber científico e pedagógico 6. Aspectos a melhorar 7. Qual o objectivo que atingi? 8. Onde, quando e como o atingi? Que objectivos devo melhorar? Adaptado de Bernardes, C e Miranda, F (2003)

ANEXO 5 Auto-Avaliação da minha Prática Docente 1. Assinale com X: RP

Áreas de Desenvolvimento

R

RC

Competência Científica Competência Pedagógico- Didáctica Competências de Avaliação Competências de Comunicação Pedagógica Responsabilidade Capacidade de Análise Crítica e Auto-Crítica Relações Humanas (RP) revela pouco; (R) revela; (RC) revela claramente.

2. Quais são os pontos fortes ou os elementos a melhorar e como os posso colocar em evidência no portfolio? 3. Que caminhos de actuação sugerem as auto-avaliações em relação ao percurso profissional? Adaptado de Bernardes, C e Miranda, F (2003)

ESCOLA S/B3 CAROLINA MICHAËLIS Núcleo de Estágio de Biologia/Geologia Orientadora pedagógica – Jacinta Rosa Moreira

7

Portfolio do estudante-professor em situação de formação inicial

ANEXO 6 Avaliação dos Alunos relativamente à Metodologia de Ensino Preencha a tabela utilizando uma escala de 1 (valor mínimo) a 5 (valor máximo) Relação aluno-professor ----- Revela sentido de justiça em relação aos alunos ----- Possui sentido de humor ----- Gosta daquilo que faz ----- Ouve-nos com atenção ----- Sorri com frequência ----- Explica o porquê de uma repreensão ou de uma ----- Aborda assuntos quotidianos ----- Respeita os alunos recompensa ----- Chama-nos à atenção sem se zangar ----- Dá um bom exemplo aos alunos ----- Aceita as ideias dos alunos mesmo quando são ----- Felicita-nos e valoriza-nos diferentes das suas ----- Transmite aos alunos o gosto de trabalhar Gestão do Processo de Ensino ----- Ensina-nos muitas coisas ------ Aceita os nossos erros sem dramatizar ----- Utiliza uma linguagem acessível ------ Fornece-nos instrumentos para aprender ----- Faz-nos participar nas aulas ------ Propõe-nos projectos interessantes ----- Está sempre disponível para nos ajudar ------ Respeita a nossa forma de aprender ----- Utiliza material adequado para nos fazer compreender a matéria Gestão de Conteúdos ------ Mostra-se disponível para reformular as -------- Desenvolve-nos as competências necessárias questões sempre que um aluno não compreende para o futuro ------ Domina bem a matéria ------ Explica a matéria de forma viva e interessante ------ Propõe tarefas ligadas ao quotidiano Gestão da Turma ------ Dá-nos liberdade para que possamos ser ------ Deixa-nos gerir o nosso trabalho autónomos ------ Faz-nos participar na dinâmica da turma ------ Permite-nos que façamos escolhas ------ Favorece a aprendizagem pela entreajuda e ------ Respeita o nosso ritmo de aprendizagem cooperação

ANEXO 7 Auto-Avaliação do Portfolio Assinale com X: I

S

B

MB

Organização lógica do Portfolio Qualidade dos trabalhos Qualidade da selecção dos documentos Qualidade das reflexões Realização das reformulações sugeridas Cumprimento das tarefas solicitadas Cumprimento dos prazos definidos (I) Insuficiente; (S) Suficiente; (B) Bom; (MB) Muito Bom.

Comentário: Adaptado de Bernardes, C e Miranda, F (2003) ESCOLA S/B3 CAROLINA MICHAËLIS Núcleo de Estágio de Biologia/Geologia Orientadora pedagógica – Jacinta Rosa Moreira

8

Portfolio do estudante-professor em situação de formação inicial

ANEXO 8 Co-Avaliação do Portfolio Assinale com X: I

S

B

MB

Organização lógica do Portfolio Qualidade dos trabalhos Qualidade da selecção dos documentos Qualidade das reflexões Realização das reformulações sugeridas Cumprimento das tarefas solicitadas Cumprimento dos prazos definidos (I) Insuficiente; (S) Suficiente; (B) Bom; (MB) Muito Bom.

Comentário: Adaptado de Bernardes, C e Miranda, F (2003)

BIBLIOGRAFIA: Alves, M. (2003). Portfólios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem. Lauriti, N. (2003). O portfólio como instrumento de sistematização e de avaliação de projectos. Bernardes, C. e Miranda, F. (2003). Portfolio: uma Escola de Competências. Porto: Porto Editora Ceia, C. (2001). A construção do Porta-Fólio da Prática Pedagógica: um modelo dinâmico de Supervisão e Avaliação Pedagógicas. http://www.educ.fc.ul.pt/ (02/03/2005). Lima, L (2003) Portfólio de Estágio. http://lurdeslima.no.sapo.pt/Estagio.htm (10/03/2005) Nunes, J. (2001). O professor e a acção reflexiva. Portfolios, “Vês heurísticos e mapas de conceitos como estratégias de desenvolvimento profissional. Colecção Cadernos do CRIAP: Porto:Asa. .Seldin, P. e Annis, L. (1992). The teaching portfolio. Teaching excellence toward the best in the academy. Vol.3, nº2 Seldin, P. (1997). The teaching portfolio: a pratical guide to improve performance and promotion/tenure decisions. MA: Anker Publishing Company.

ESCOLA S/B3 CAROLINA MICHAËLIS Núcleo de Estágio de Biologia/Geologia Orientadora pedagógica – Jacinta Rosa Moreira

9

Related Documents

Porfolio Web
April 2020 8
Porfolio Architecture
June 2020 5
Ingles Porfolio 1
November 2019 8
E-porfolio 1
July 2020 6
Dacschool Graphic Porfolio
December 2019 10