ORGANIZAÇÃO DO PODER ESTATAL 1. CONSIDERAÇÕES NÃO
PRELIMINARES
HÁ TRÊS PODERES, MAS O PODER TEM
2. SEPARAÇÃO
3
FUNÇÕES
- Executivo - Legislativo - Judiciário
DE PODERES
HISTÓRICO AUTOR
ARISTÓTELES
LOCKE
MONTESQUIEU
OBRA
PROPOSTA
A POLÍTICA
2º TRATADO CIVIL
O
DE
- FUNÇÃO
EXECUTIVA
- FUNÇÃO
LEGIFERANTE
- FUNÇÃO
DE JULGAR
- CÂMARA
ALTA
- CÂMARA
BAIXA
GOVERNO
ESPÍRITO DAS LEIS
- EXECUTIVO
MONTESQUIEU LIVRO XI CAPÍTULO VI 1. Qual o principal valor defendido por Montesquieu? O principal valor defendido liberdade, mas a lei figura como o instrumento que pode limitar a liberdade do rei. 2. O que são a faculdade de estatuir e faculdade de impedir? Estatuir é a faculdade de elaborar as leis ou alterá-las. Quem exerce é o poder legislativo. Impedir é a faculdade que possui o poder executivo de executar o que foi definido pelo poder legislativo. 3. Quais são os poderes de que trata Montesquieu? Câmara alta, câmara baixa e executivo. 4. Como deveria ser o processo de elaboração das leis, segundo Montesquieu? O processo de elaboração das leis deveria ser harmonioso entre os três poderes. ORDEM DOS PODERES A ordem em que os poderes são apresentados no artigo. 2º não é fortuita. O legislativo aparece primeiro por elaborar as leis; depois o executivo por executá-las; por fim, o judiciário para julgar com base nelas.
INDEPENDÊNCIA Não significa independência absoluta, mas especialidade em algumas atribuições; significa que cada poder possui funções que lhe são precípuas. Cada poder exerce funções típicas e atípicas. Por exemplo: senado julgando o presidente da república em caso de impeachment função atípica.
HARMONIA Refere-se à forma de relacionamento entre os poderes.
4. FREIOS
E CONTRA-FREIOS
AUTORIA Essa idéia é atribuída aos norte-americanos. Trata-se do controle de um poder sobre o outro. Isso ocorre toda vez que um poder exerce funções não típicas e, nesse exercício, “invade”, “transborda” para fora de seu âmbito.
EXEMPLOS - PL deliberando sobre MP baixada pelo executivo - STF edita seu regimento interno: não estamos diante de 4 porque o judiciário não está “invadindo” outro poder. - CN, por meio de CPI, requisita documentos PR
al de que o parlamentar foi eleito.