Pn

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Pn as PDF for free.

More details

  • Words: 633
  • Pages: 13
«Os portugueses ousaram cometer o grande mar oceano, descobriram novas ilhas, novas terras, novos mares, novos povos, e o que mais é: novo céu, novas estrelas.» Pedro Nunes

Lisboa, Março de mil quinhentos e setenta e dois do ano da Graça de Deus Nosso Senhor: De uma janela do Paço Real, D. Sebastião, El-Rei de Portugal e dos Algarves, D`Aquém e Além-Mar em África, observa atentamente mais um dia desassossegado em volta da Ribeira das Naus. Por ali deambulam marinheiros, grumetes, artífices e restantes elementos das tripulações, que vão e vêm, muitos à espera de uma oportunidade para embarcarem pela primeira vez, tendo sempre presente na ideia as muitas riquezas situadas mais além na curva do oceano. O rio Tejo, aquela hora continua repleto de naus e caravelas que partem e chegam numa pressa, como se dum espectáculo festivo se tratasse. … A olhar sem ver o rio, nem nota que a seu lado há uns minutos se encontrava, respeitosamente em silêncio, o CosmógrafoMor do Reino, Pedro Nunes, o maior matemático ibérico quinhentista, já com setenta anos.

Ao longo dos séculos XV a XVI, os portugueses envolveram-se na expansão Portuguesa que os levou a países longínquos. As viagens de descobrimento e colonização de novas terras eram feitas em caravelas e naus. Até ao começo da Idade Moderna, navegava-se à vista da costa. Os Portugueses começaram a estudar o movimento dos astros, para preverem a posição em que se encontravam e aperfeiçoarem as técnicas de navegação, a fim de poderem regressar ao porto de partida ou voltar de novo à terra descoberta.

Pedro Nunes viveu em plena época dos Descobrimentos Portugueses, sendo um dos protagonistas através do desenvolvimento de regras e instrumentos de astronomia, geometria e auxiliando a navegação no alto mar.

Petrus Nonius Salaciensis nasce no anno Domini de 1502 em Alcácer do Sal.

Quando tinha apenas 27 anos, em 1529 recebeu o convite para ser cosmógrafo do reino. Em 1547 foi nomeado Cosmógrafo - Mor do Reino cargo que ocupou até à sua morte (1578), poucos dias antes da batalha de Alcácer Quibir (ou dos Três Reis), onde morreu o rei de Portugal, D. Sebastião, o Desejado. O seu trabalho de cosmógrafo consistiu em proceder ao exame dos navegadores, ao seu aconselhamento técnico, a ajudar na cartografia das terras e mares descobertos e resolver assuntos científicos importantes para o reino.

Como cosmógrafo deixou importantes trabalhos de matemática (álgebra, geometria, trigonometria), geografia, física, cosmologia e também uma grande obra poética e literária. A sua obra encontra soluções para problemas inerentes à Arte de Navegar, por exemplo, explica que a distância mínima a percorrer por um barco entre dois pontos da Terra é um arco de círculo máximo e não uma linha recta, o que vai dar maior rigor à navegação, permitindo medições com uma precisão até à dezena de quilómetros.

Em 1537 publicou o "Tratado da Sphera”, único livro escrito em Português, sobre a Náutica, onde referiu problemas sobre rotas marítimas. Curiosamente, sendo uma das suas obras mais conhecidas, este livro é uma tradução de outro autor.

O nónio foi o invento que tornou Pedro Nunes mais conhecido. Trata-se de um instrumento que permite obter medidas mais rigorosas dos ângulos. O nome atribuído deve-se ao seu apelido Nonius, em Latim.

Pedro Nunes será considerado o grande navegador do século XVI, embora jamais tenha ido aos mares. Ao mesmo tempo foi muito contestado pelos navegadores, existindo a novidade de as suas aulas contemplarem lições teóricas para obtenção da carta de marear e cálculos aritméticos, demasiado complexos. O seu nome será dado a uma cratera lunar e a um asteróide.

Imagem de Pedro Nunes na face das antigas moedas de cem escudos

Selo de 5$00 de 1978

Selo comemorativo do 4º centenário da sua morte

Selo comemorativo dos 500 anos do nascimento de Pedro Nunes

Related Documents

Pn
August 2019 41
Pn
July 2020 17
Pn
June 2020 16
Pn
April 2020 26
Pn Zaridah
August 2019 34
Pn 1998
October 2019 33