Perguntas E Respostas Sobre O Namoro E O Noivado (fichamento).docx

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Perguntas E Respostas Sobre O Namoro E O Noivado (fichamento).docx as PDF for free.

More details

  • Words: 694
  • Pages: 3
MENDES, A.; MERKH, J. D. Perguntas e respostas sobre o namoro e o noivado (que Deus sempre quis). São Paulo: Hagnus, 2015. LOCAL Pág. 25

CITAÇÃO

UTILIDADE

Questionamos como dois adolescentes poderiam A idade ideal para começar a começar um relacionamento em idade com namorar. poucas chances de progredir até o casamento. Embora não haja nenhuma "regra" bíblica a esse respeito, desaconselham os o namoro entre adolescentes.

Pág. 27

O namoro entre duas pessoas com grande A diferença de idades em um diferença de idade precisa considerar o relógio relacionamento. biológico (podendo causar um desencontro da idade fértil entre os dois) e a distorção de papéis (pois uma moça mais velha pode querer "tomar as rédeas" do relacionamento).

Pág. 33

Provavelmente ao nos apaixonarmos, na primeira Sobre amor à primeira vista. vista, estamos atraídos por algo que não é fundamental, pois o que é fundamental não se conhece "à primeira vista" (Pv 31.30).

Pág. 45-

Você precisa observar como a pessoa reage a 2 Em quê prestar atenção.

47

relacionamentos principais que compõem a essência do indivíduo: com Deus (através da oração, leitura e meditação da Palavra), e com os outros (o seu trato com as pessoas - pais, comunidade. Isso nos dá pistas do seu relacionamento com Deus - 1Jo 1.7). Lembrando que não deve procurar perfeição (Fp 1.6). O importante não e onde a pessoal está hoje, mas para onde está caminhando.

Pág. 185

O namoro cristão é uma fase na qual dois crentes Pré-requisitos para o namoro. trabalham juntos a ideia de se unirem em casamento. Portanto, os pré-requisitos ou competências para o namoro giram em torno da

avaliação da real possibilidade de os envolvidos crescerem em maturidade para o casamento. Pág. 186

Esperar por um relacionamento não significa ficar Espera ativa. parado aguardando a pessoa "especial" bater na porta de sua casa. A espera ativa leva o solteiro a servir a Deus exercitando seus dons enquanto constrói o caráter para o casamento e interage com pessoas candidatas ao casamento (cf. Pv 31.10-31; 1Tm 2.9-10; 5.22; 2Tm 2.22; 1Pe 3.3-6; Ap 19.7-8).

Pág. 187

O envolvimento emocional precoce leva o jovem O atraso emocional do namoro a

exaltar

emoções

em

detrimento

do precoce.

compromisso que conduz os cristãos ao casamento. O resultado é um atraso emocional que aprisiona jovens adultos em sonhos de adolescentes, esperando a concretização de romances infantis. Pág. 191

Nós mesmo somos incapazes de resistir aos Quanto as tentações sexuais. desejos tão fortes da carne. Jesus deixou claro que sem ele nada podemos fazer (Jo 15.5).

Pág. 199

Quem

"fica"

normalmente

entra

num Sobre o ficar.

relacionamento que inclui envolvimento físico sem nenhum compromisso duradouro. Essa atitude acaba minando a pureza moral da juventude, neutralizando o seu testemunho e, potencialmente, corrompendo os seus futuros lares. Pág. 199

A verdadeira amizade exige constância (Pv Amizade bíblica. 17.17; 18.24), lealdade (17.10) e compromisso (17.17). Não é influenciada pelo "exterior" (bens e aparências - 19.4, 6-7; 14.20-21). Sempre pensa no bem-estar alheio, e não mede esforços para

promover melhoras no caráter do outro (27.17; cf. 27.5-6). Pág. 205

A adoração genuína envolve o louvor e muito Adoração genuína. mais, pois ela consome a alma por completo (Dt 6.5; Lc 4.8; 14.25-33). Ou seja, o adorador irá gastar grande parte de seu tempo e energia direcionado ao objeto de adoração.

Pág. 207

Mt 5.29-30 parece sugerir a mutilação de órgãos Amputação radical. como meio de santificação. No entanto, o conselho da "amputação radical" ensina que o cristão tomará medidas drásticas para livrar seu coração de tentações (Pv 4.23; Fp 4.8).

Pág. 208

A indústria do entretenimento na comunicação A mídia. cria um padrão de diversão que aos poucos vende um estilo de vida deturpado e longe dos ideais bíblicos. Esse tipo de comunicação executa um eficiente trabalho no implante de pressões malignas e falsos ídolos que desviam a atenção dos cristãos para o que é falso.

Pág. 224



Não correr ou fazer bagunça;



Não atrapalhar o andamento do culto público por: chegar atrasado, levantar e sair, passar recados e bilhetes, conversar, deixar seu bebê chorar, usar roupa indecente, mexer com o cabelo, enviar SMS.

Regras de boa conduta na igreja.

Related Documents