Definição Poesia01

  • Uploaded by: gbfl recife
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Definição Poesia01 as PDF for free.

More details

  • Words: 744
  • Pages: 2
O QUE É POESIA?

Trata-se de uma questão para a qual não existe uma resposta única e definitiva, muito menos satisfatória, pois desde a Antiguidade até nossa época atual, vários intelectuais e filósofos desenvolveram inúmeras teorias sobre a sistematização do estudo da Poesia, bem como a sua definição propriamente dita. Partindo do princípio de que a palavra "poesia" vem do grego poíesis, que significa ação de fazer, criar alguma coisa, podemos começar pela teoria proposta pelo filósofo Aristóteles em sua Arte poética. Para ele, a poesia está intimamente ligada à idéia de imitação, pois esta seria "instintiva no homem, desde a infância", adquirindo através dela "seus primeiros conhecimentos”. Ainda, segundo Aristóteles: "sendo o poeta um imitador, como o é o pintor ou qualquer outro criador de figuras, perante as coisas será induzido a assumir uma das três maneiras de as imitar: como elas eram ou são, como os outros dizem que são ou como devem ser, ou como deveriam ser", exprimindo-as "por meio da elocução, que comporta a glosa, a metáfora e muitas outras modificações dos termos, visto como as admitimos nos poetas". Segundo o Dicionário Aurélio, Poesia é: 1. Arte de escrever em verso. 2. Composição poética de pequena extensão. 3. Entusiasmo criador; inspiração. 4. Aquilo que desperta o sentimento do belo. 5. O que há de elevado ou comovente nas pessoas e nas coisas. 6. Encanto, graça, atrativo. Enquanto expressão artística Poesia é uma forma de linguagem mais direcionada à imaginação e à sensibilidade do que propriamente ao raciocínio lógico. Em vez de comunicar principalmente apenas informações objetivas e precisas, a poesia transmite sobretudo emoções, trabalhando-as e/ou transfigurando-as através das palavras. As metáforas, a linguagem conotativa (a abstração, a associação de ideias) são recursos constantes na arte poética. Quanto às suas origens, no aspecto que a conhecemos hoje, a Poesia surgiu intimamente ligada à música. A poesia dos aedos gregos e trovadores medievais promovia a união entre a letra do poema e o som. Ao longo dos anos, este vínculo foi se intensificando, mas houve uma distinção técnica entre a música (que passou a ser escrita em pautas) e a poesia que preservou a rítmica natural, e passou a ser construída por meios gramaticais. Posteriormente, a poesia ganhou fundamentos e regras próprias. Existe alguma divergência entre o que significa poema e poesia. Para efeito geral, considera-se que são sinônimos; mas para a definição acadêmica, poesia é o gênero de composição poética e poema é a obra deste gênero.

Aprofundando um pouquinho mais: o poema é um objeto empírico e a poesia é uma substância imaterial – é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe per se, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser. Em ambos os casos – poema, resultado do fazer poético e poesia, gênero literário – pelas simbologias e linguagens próprias podem desdobrar-se em infindáveis interpretações, tanto para o leitor comum como para os estudiosos do tema. Quanto ao gênero literário “poesia” em sua expressão é possível encontrar o uso da rima, bem como a construção em formas determinadas como o soneto, a trova, o cordel; versos livres (sem métricas e rimas), o haikai, o poetrix (apenas três versos) etc. Ou a própria desconstrução do texto dando ênfase ao grafismo (como o poema–visual, a poesia concreta) visando à elaboração de novas linguagens, tendo como referência uma das das principais características da Poesia: dizer menos é dizer mais.

Definição de Poesia de acordo com alguns poetas: Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa): É isto a poesia: cantar sem música. Garcia Lorca: Todas as coisas têm seu mistério, e a poesia é o mistério que todas as coisas têm. Jean Cocteau: Sei que a poesia é indispensável, mas não sei a quê. João Cabral de Melo Neto: A poesia é a linguagem para a sensibilidade. José Luis Hidalgo: A poesia não é nem pode ser lógica. A raiz da poesia assenta precisamente no absurdo. Pablo Neruda: A poesia tem comunicação secreta com o sofrimento do homem. Robert Frost: é tudo aquilo que ficou para trás na tradução (ou: tudo que não pode ser traduzido ao pé da letra). Victor Hugo: A poesia é tudo o que há de íntimo em tudo. Simônides: A pintura é poesia silenciosa, a poesia é pintura que fala. T. S. Eliot: Aprendemos o que é poesia lendo poesia.

Pesquisa e texto: Raimundo de Moraes [email protected]

More Documents from "gbfl recife"

April 2020 2
May 2020 4
Texto Jornalistico
May 2020 3
April 2020 3