“Felício no Parque Nosso Verde”
RAP DA LIMPEZA Ouve o nosso grito, Não é um cochicho, Papel e casca Só se põem no lixo! Não para sujar! A ordem é limpar, A Mãe Natureza Devemos preservar! Não para a sujeira! Viva a Lixeira! Agora é só lembrar Que a ordem é cuidar, E saber usar! Vais poder ver Que a Mãe Natureza Só vai agradecer!
Sabem quem escreveu esta canção? Foi o Felício e seus amigos, quando perceberam que as crianças podem fazer muito pela natureza e pela limpeza da nossa cidade!!
Felício estava muito contente. Depois de ter feito com o seu grupo de amigos o Rap da Limpeza, todas as crianças começaram a ajudar a manter a cidade limpa. Passavam o dia a cantarolar a canção…….
Felício achou então que era hora de falar sobre a importância da preservação da Natureza. Por isso, chamou todas as crianças e combinaram um piquenique no Parque Nosso Verde.
O dia estava lindo e quase não havia nuvens no céu, mas mesmo assim a cor dele era um azul muito pálido, meio acinzentado. Felício contou que lá na quinta do avô o céu era um azul muito vivo e as crianças quiseram saber porquê.
O ratinho explicou que esse era um dos efeitos da poluição das cidades grandes. Felício contou que os carros, os autocarros e as fábricas estão sempre a mandar fumos para o ar e essa fumaça é muito mas mesmo muito poluente.
Também disse às crianças que as árvores e todas as plantas verdes, de certa forma, respiram esse ar poluído e trocam por ar bom e limpinho.
As crianças ficaram muito curiosas e entenderam uma das razões pelas quais nós devemos cuidar muito bem das nossas amigas plantas. Todos queriam saber mais……..
Os amiguinhos começaram a conversar sobre a importância de colocarmos sempre o lixo no caixote do lixo. Quando o lixo é posto no lugar errado, pode causar muitos problemas, como magoar as pessoas ou atrair animais e insectos que podem nos deixar doentes.
Já que o assunto era lixo, as crianças queriam saber como aproveitar tudo o que era posto no lixo. Felício achou que seria então importante conversar com os amigos sobre a reciclagem.
O ratinho disse aos amigos que todo o lixo, se for correctamente separado quando o colocamos no lixo, não é desperdiçado e pode ser reaproveitado, assim o vidro velho torna-se vidro novo , o papel velho transforma-se num caderno novo e a bola furada pode ser um novo brinquedo!
O reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem faz a Mãe Natureza muito contente! E a conversa continuou por muito tempo, pois as crianças estavam empenhadas em entender melhor como podiam preservar o meio ambiente.
O piquenique foi muito bom, principalmente porque o parque estava muito mais limpo do que das outras vezes. E Felício estava cada vez mais feliz, pois todos os dias cada vez mais pessoas aprendiam como usar a natureza sem abusar dela.