Sistema Endócrino
Tronco Hormonal G lâ n d u la H ip o t á la m o G lâ n d u la P in e a l G lâ n d u la H ip ó fis e G lâ n d u la S u p r a - r e n a l
G lâ n d u la T ir e ó id e
P â n c re a s
P a r a t ir e ó id e
G lâ n d u la o v á r io G lâ n d u la T e s t í c u lo
Sistema Endócrino • O sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, controla as funções orgânicas do nosso corpo. • Compõe-se de glândulas que secretam hormônios, que por sua vez, são mensageiros químicos. O órgão específico capaz de responder a determinado hormônio é chamado de órgão-alvo.
Sistema Endócrino
Hipotálamo • O hipotálamo é parte do sistema nervoso, localizado no diencéfalo. Nesta região ocorre a interação entre sistema nervoso e endócrino. Há no hipotálamo uma infinidade de funções que são discutidas na fisiologia deste sistema.
Hipotálamo
Hipófise • É um corpo ovóide, situado na sela túrcica do osso esfenóide. Possui uma relação íntima com o hipotálamo, com o qual se liga através do infundíbulo ou haste hipofisária. A hipófise é dividida em dois lobos: anterior ou adenohipófise e posterior ou neuro-hipófise. Possui um tipo de circulação portal.
Hipófise
Tireóide • A glândula tireóide é um órgão intensamente vascularizado, situado no plano mediano do pescoço envolvendo parte da traquéia e da laringe. Apresenta dois lobos, direito e esquerdo, ligados em sua linha mediana pelo istmo. Seu peso geralmente está em torno de 30 gr, sendo mais volumosa no homem do que na mulher, aumentando durante a gravidez. Cada lobo tem 5 cm de comprimento, 3 cm de altura e 2 cm de espessura. Sua base se orienta para baixo e termina em torno do 5° ou 6° anel traqueal.
Tireóide
Paratireóides • As glândulas paratireóides são pequenos corpos avermelhados na metade medial da face posterior da glândula tireóide. Medem cerca de 6 mm de altura por 3 a 4 mm de espessura e normalmente apresentam formato oval. São divididas em superiores e inferiores de acordo com sua situação, geralmente em número de quatro, podendo exceder esta quantidade.
Supra-renais Localizam-se sobre o pólo superior de cada um dos rins e são de fácil visualização. A glândula direita tem forma de um triângulo ou pirâmide e a da esquerda tem forma semilunar e tende a ser levemente maior. O peso médio é de 3,5 a 5 gramas.
Pâncreas • O pâncreas situa-se transversalmente ao longo da parede posterior do abdômen, nas regiões epigástrica e hipocôndrica esquerda. Seu comprimento varia de 12,5 a 15 cm e seu peso é em torno de 85 gr na mulher e de 90 gr no homem. Secreta hormônios responsáveis pela produção energética no organismo humano.
Pâncreas
Glândula Pineal • Localiza-se abaixo do esplênio do corpo caloso e faz parte do diencéfalo. Mede aproximadamente 8 mm e tem forma parecida à de um pinhão. Produz o hormônio melatonina.
Glândula Pineal
Ovários • Os ovários, homólogos aos testículos, são dois corpos nodulosos situados de cada lado do útero, em relação com a parede da pelve e presos no ligamento largo do útero, dorsal e caudalmente às tubas uterinas. Cada um mede cerca de 4 cm de comprimento, 2 cm de largura e cerca de 8 mm de espessura, pesando entre 2 a 3,5 gr.
Ovários
Testículos • São dois órgãos produtores de sêmen suspensos no escroto pelos funículos espermáticos. Em um período inicial da vida fetal, estão contidos na cavidade abdominal, atrás do peritônio. São de forma oval, achatados lateralmente. Medem em geral 4 a 5 cm de comprimento, 2,5 cm de largura e 3 cm de diâmetro ântero-posterior. O peso varia entre 10,5 a 14 gr.
Testículos