. PRINCÍPIOS ACTIVOS E SEUS EFEITOS
A o Abacate – óleo insaponificável, percursor de vitaminas, fixa a água e os lípidos, indicado para peles secas e desvitalizadas. o Acelerador de oxigenação – proveniente de produtos vegetais purificados, trata-se de um extracto de Filatov liofilizado extraído do grão de milho. Acelera a respiração celular (duplica a utilização de oxigénio) e dinamiza as trocas intercelulares. o Ácido azelaico – despigmentante de manchas, inibidor da tirosinase, bactericida, ajuda na diminuição dos ácidos gordos e lípidos. o Ácido Glicólico - renovador celular, tem acção esfoliante. o Ácido retinóico – activa os fibroblastos. o Ácidos de frutos (morango, groselha, framboesa, laranja, limão, maçã, kiwi) – regeneradores, estimulantes celulares e reafirmantes, fortalecem a estrutura dérmica, previnem o envelhecimento cutâneo, neutralizam os radicais livres e são imprescindíveis na síntese de colagénio dérmico, removem as células mortas, têm acção esfoliante. o Ácidos Nucleicos – fixam a água, formando uma película protectora. o ADN – estimulante celular e regenerador. Exerce um papel essencial na bio-sintese das proteínas e na hidratação cutânea; possui igualmente um forte poder tensor. o Água de centáurea azul – descongestionante, adstringente, e calmante. o Água de rosas – refresca e suaviza a pele, emoliente, descongestionante, e ligeiramente adstringente. o Alantoína – suaviza, hidrata e acalma a pele; no peeling facilita a eliminação de células mortas dissolvendo-as suavemente. Também é cicatrizante. Tem acção bio-estimulante sobre os fibroblastos e favorece a epitelialização. o Alfa-bisabol – desestabilizante, dessensibilizante e calmante das irritações.
o Alfa-hidroxiácidos (A-HA) – é um grupo essencial de ácidos orgânicos que se encontram em grande número nos alimentos, especificamente em frutos. Exemplo: ácido Glicólico (cana-de-açúcar), ácido málico (maçã), ácido tartárico (uva). São de grande eficácia para controlar certos problemas de pele como acne, hiperpigmentação, rugas, e são excelentes hidratantes. Ajudam a fechar os poros, são nutritivos, aumentam a elasticidade, promovem uma suave remoção das células mortas e têm uma acção anti-envelhecimento. Consoante a finalidade são utilizados em várias concentrações: menos de 5% - são hidratantes e emolientes; menos de 12% - são renovadores da camada epidérmica; e a 30% - são queratolíticos, funcionam como peeling químico. o Algas marinhas – ricas em proteínas e sais minerais como o potássio, magnésio, fosfato, iodo, flúor, cálcio, sódio, oligoelementos como os extraídos do ferro, zinco, e cobre. Contêm também água e vitaminas do tipo A, B, C, D, E e K. Encontramos no mercado três formas diferentes: em gel, creme, ou liofilizadas (liofilizadas, microtrituradas, e microestaladas). Possuem acção hidratante, revitalizante, ajudam na eliminação de gorduras e toxinas. Podem ser utilizadas no tratamento da acne. o Alginatos – extraídos das algas, são um derivado do ácido algínico, forma um gel elástico interessante pelas suas propriedades oclusivas e remineralizantes. o Algisium C – deve a sua acção cosmética múltipla ao silanol, derivado do silício orgânico. É hidratante, estimula a actividade da AMP cíclica intracelular e a lipólise ao nível dos adipócitos, protege os lípidos da acção dos radicais livres, opõe-se à perda de elasticidade, e tem acção desinfiltrante e anti-flogista. o Aloé vera – calmante, hidratante, e regenerador, e filtrador de radiações solares. o Alteia – emoliente e calmante. o Alúmen – adstringente. o Amido de arroz – remove as células mortas, tem acção esfoliante. o Aminoácidos – estimulantes celulares. o Ananás – acção equilibradora e adstringente, contem glícidos, sais minerais, ácidos orgânicos e vitaminas A, B e C. o Arbutin – despigmentante, hidrossolúvel, e inibidor da actividade da tirosina.
o Argila – tem efeito físico (absorve), e químico (envolve). o Argila branca ou Caulim – Desincrustante, refrescante e tem alto poder de absorção do sebo. Purifica a cor e evita o aparecimento de imperfeições cutâneas sempre respeitando o equilíbrio hídrico da pele. Tem igualmente uma acção cicatrizante, estimulante e regeneradora. o Argila verde ou Montmorillonite – absorve o excesso de sebo. É muito rica em minerais (Silício (48%), alumínio (11%), magnésio (9,5%), Ferro e Potássio. Retém uma grande quantidade de água (até 20% do seu peso), anti-séptica e cicatrizante. o Arnica – acção sedativa; elabora um óleo essencial que modifica a sua composição, dependendo da sua extracção (flor, folha ou raiz). Rica em vitaminas E e F, e fitohormonas, tem uma acção anti-inflamatória e activa a microcirculação sanguínea. o ATP – (adenosinatrifosfato) activador energético celular. o Azuleno - descongestionante, emoliente, acalma a irritação da pele.
B o Beta-caroteno – Pró-vitamina A / Retinol. o Bétula – desinfectante. o Biodextrol – activo "anti-hormonas", apanha as hormonas que estimulam a secreção do sebo, a sua acção é unicamente cutânea, muito rápida e intensa. o Bioenxofre – desincrustante, regula a secreção da glândula sebácea. o Bisabol – acção regeneradora e ant-inflamatória. o Borracha – combate os distúrbios de queratinização e elasticidade.
C o Cafeína (cafeto) – principio activo extraído do grão de café. Actua na lipassa, tem a função de fazer a divisão de moléculas gordas e melhora a sua eliminação, anti-celulítico. o Calêndula – calmante, suavizante, cicatrizante, anti-inflamatório, antiséptico, descongestionante, vasoprotector. Não provoca reacções alérgicas.
o Camomila – calmante, anti-séptico, aclarante, desinfiltrante, protectora e anti-inflamatória. o Cana-de-açúcar – hidratante e suavizante; com uma concentração muito forte é esfoliante, melhora a renovação celular e atenua pequenas rugas e imperfeições da pele. . o Canela – anti-séptico e anestésico. o Cânfora – equilibrante da pele. o Cânfora da china – vasodilatadora, permite uma melhor eliminação de toxinas e uma melhor absorção de elementos activos. o Carnitina – elimina sobrecargas lipídicas. o Caroço de pêssego – remove as células mortas, tem acção esfoliante. o Cártamo - combate os distúrbios de queratinização e elasticidade. o Cassis – adstringente, contém vitamina C. o Castanha da índia – calmante, anti-edematoso e vasoconstritor. o Cenoura – fonte de beta-caroteno. o Centelha asiática – equilibra a circulação superficial. o Cera de abelha – nutritiva, produz efeito de barreira para diminuir perdas de água. o Ceramidas – elemento da pele que tem como função manter o cimento intercelular e controlar a impermeabilidade do manto hidrolipídico de superfície, impedindo a desidratação da pele. o Chitine – polímero de origem marinha com forte capacidade de retenção de água, mantém e hidrata a pele. Tem uma função protectora, reparadora e cicatrizante. o Cidreira – calmante nas peles acneicas ou sensíveis, equilibra o metabolismo da água e da gordura. o Cipreste – estimulante, anti-séptico, vasoconstritor, tónico das veias e adstringente. o Citobiol de lírio – anti-irritante, anti-séptico, cicatrizante e regulador da queratinização. Indicado para peles oleosas. o Citoquinas – são substâncias que promovem a auto-defesa da pele, o rejuvenescimento, e o combate aos radicais livres.
o Clariskin ® - aclarador proveniente da biotecnologia, aumenta a produção de pigmentos não coloridos ou pouco coloridos, inibe a via de produção de pigmentos escuros (eumelaninas) e possui uma acção antiradicais livres. o Colagénio – dá elasticidade, tonifica, dá flexibilidade, é hidratante. o Complexos biomarinhos – hidratantes, suavizantes, calmantes e tonificantes. o Cravo-da-índia – calmante, anti-séptico, e cicatrizante.
D o Derivado do silício orgânico – redutor e reafirmante. o Di-hidroxicetona – factor auto-bronzeador, incolor na aplicação, sem proteger dos efeitos nocivos do sol.
E o Elastina – restaura a elasticidade da pele estimulando a bio-sintese da elastina pelos fibroblastos e apanhando elastases pela vinda de péptidos exógenos. o Enxofre – adstringente. o Enzimas – estimulantes celulares. o Erva dos prados – melhora as fibras dérmicas, evita os depósitos lipídicos. o Essência de alecrim – sedativo e descongestionante da musculatura. o Essência de pinho – descontracturante muscular. o Essências ou óleos essenciais – são substâncias voláteis (oxidam) e cheirosas. Têm acção estimulante, calmante, e são suaves. Contêm substâncias que geralmente não provocam irritações nem alergias frequentes: camomila, lanolina, extracto de jojoba, leveduras e extractos de plantas variadas. o Eucalipto – refrescante, desinfectante e adstringente. o Extracto de Aciano – anti-séptico e suavizante. o Extracto de agrião – seca as glândulas sebáceas das peles oleosas.
o Extracto de algas fucus spiralis – equilibra o metabolismo celular da pele, tonifica os tecidos e actua como anti-inflamatório cutâneo. o Extracto de algas laminarias digitata – estimula o metabolismo da pele, dá brilho, refresca a epiderme e purifica. o Extracto de algas marinhas – hidratante, refresca e dá luminosidade à pele. É revitalizante e rico em oligoelementos marinhos (cálcio, silício, e magnésio) e sais minerais. o Extracto de algas undaria – é um poderoso hidratante, rico em sais minerais, aminoácidos, e polissacarídeos. o Extracto de algas vermelhas – hidratante. Dinamiza a actividade celular. Remineralizante e osmorregulador. o Extracto de avenca – calmante e emoliente. o Extracto de Bardana – anti-furunculoso, anti-séptico e bom purificador, tem acção antibiótica. o Extracto de Calêndula – suavizante, emoliente e tonificante. o Extracto de camomila - anti inflamatório e cicatrizante. o Extracto de castanho – adstringente e cicatrizante. o Extracto de centelha asiática ou Hidrocotyl – reafirmante, estimula a bio-sintese de colagénio ao nível dos fibroblastos. Cicatrizante e reestruturante. o Extracto de frutos vermelhos – hidratante e amaciador, em elevadas concentrações é esfoliante. o Extracto de Ginseng – revitalizante, tonificante, e anti-rugas. o Extracto de grainha de uva – (contem Flavonoídes), protege a parede dos vasos capilares. o Extracto de Hamamélis – calmante, vasoconstritor, sedativo e descongestionante. o Extracto de melão – calmante e emoliente. o Extracto de milho – equilibra a tolerância das epidermes sensíveis, irritadas e fatigadas. Acalma os estados inflamatórios e favorece a microcirculação sanguínea. o Extracto de sabugueiro – anti-edematoso.
o Extracto de salva – tonificante e suavizante. o Extractos placentários – utilizam-se como estimulante celular, melhorando a circulação sanguínea e oxigenando as células.
F o Farelo de arroz – equilibra a secreção sebácea. o Fenol – anti-séptico e germicida, em grandes dosagens pode ser irritante. o Filderme vegetal – complexo amino-peptidico proveniente dos tecidos embrionários da soja. Revitalizante e regenerante, tem uma actividade de multiplicação celular. Humectante. o Fito-complexo aclarador – (amoreira branca, uva ursina, bétula, alcaçuz e toranja rica em activos despigmentares) o Fito-complexo anti-água – (extracto de sabugueiro, gel de gliceril poliacrilate) favorece a drenagem cutânea. o Fitossomas de alcaçuz – poderoso anti-inflamatório. o Flor-de-lis – hormona vegetal. o Fosfocreatina – é uma substância de alto poder energético, que activa a revitalização dos tecidos cutâneos para dar elasticidade, tonicidade, e alisar as rugas de expressão. o Fucogel 1000® - hidratante com efeito imediato e prolongado, e antireactivo.
G o Geleia real – nutritiva, hidratante, revitalizante e reafirmante. o Gerânio – anti-séptico e adstringente. o Ginkgo biloba – estimula a micro-circulação cutânea, aumenta a irrigação dos tecidos orgânicos, melhorando a coesão das células musculares da comunicação e diminuindo o risco de trombose. É antiradicais livres. o Ginseng – tem acção revitalizante e tonificante. É indicado para peles maduras, desvitalizadas, e castigadas pelo calor, frio, poluição… o Glicerina – acção emoliente e reserva hídrica.
o Glicerol – aumenta a tolerância das epidermes sensíveis, irritadas e fatigadas, favorecendo a microcirculação sanguínea. o GP4G – obtido pela biotecnologia, é um verdadeiro concentrado de energia, vida e dinamismo, contraria o envelhecimento cutâneo das células cansadas.
H o Hamamélis – adstringente, regulador da secreção sebácea e hidroalcool, vasoconstritor, descongestionante, calmante, anti-radicais livres e relaxante. o Hidraprotectol – hidratante das camadas superficiais da epiderme e em profundidade pelo reforço da barreira lipídica limitando assim a perda insensível de água. A taxa de hidratação aumenta em mais de 20% em sete horas. o Hidroquinoa – substância de poder antioxidante e inibidora de formação de melanina. É usada em peles que apresentem excesso de pigmentação como despigmentação de sardas, manchas senis, cloasmas, etc. o Hipericão – cicatrizante e reestruturante dos vasos.
I o Iodo – eliminação de lípidos. o Íris – (cytobiol íris) óleo extraído dos lírios, tem acção descongestionante.
L o Laranja – anti-séptico, hidratante, suavizante, cicatrizante, adstringente e tonificante. o Lavanda – adstringente, anti-séptico, cicatrizante - combate a acne. o Lecitina – suavizante e humectante. o Levedura de cerveja – cicatrizante, contém proteínas - quase todo o complexo de vitaminas B.
o Limão – aclarador, cicatrizante, hidratante, tonificante e anti-séptico; regula a secreção sebácea e hidro-alcool. o Lipassa – enzima que hidrolisa as gorduras, convertendo-as em ácidos gordos e glicerina. o Lúpulo – anti-séptico e adstringente.
M o Malva – suavizante, emoliente, hidratante e anti-inflamatória. o Malva visco – descongestionante e suavizante. o Manteiga de Karité – hidratante, calmante e suavizante, protege das agressões, nutre e produz efeito de barreira para diminuir as perdas de água. Activa a cicatrização, protege a pele das variações climatéricas e elimina as irritações superficiais. o Mel – emoliente, calmante e anti-inflamatório. o Menta do Brasil – calmante, anti-séptica e refrescante. o Mentol – refresca e reafirma pelo frio, anti-séptico, calmante e aromatizante. o Mimosa tenuiflora – cicatrizante, estimulante da actividade celular. o Mucine gástrico – fortemente hidratante, forma na superfície da epiderme uma protecção anti-microbiana e anti-séptica. o Mucopolissacáridos - proteínas que absorvem a água, participam na elaboração da matriz inter-celular.
N o NMF – contem aminoácidos, acido pirrolidona carboxílico, lactatos, glícidos, ácidos orgânicos, péptidos, ureia, ácido úrico, glucosamina, creatina e citratos.
O o Oceossomas vegetais – são saturados de extractos de algas marinhas que são revitalizantes e difundem oligoelementos e sais minerais, contribuem para a elasticidade e firmeza da pele. Nutrem, protegem, suavizam e alisam a pele.
o Óleo de abacate – equilibra a composição dos lípidos cutâneos. o Óleo de algas espirulinas – nutritivas, ricas em óleos gordos essenciais, reforçam a protecção natural da pele, suavizam, acetinam e melhoram a elasticidade. o Óleo de amêndoas doces – hidratante, nutritivo e calmante, reequilibra o manto hidrolipídico, é emoliente, eutrófico e actua na prevenção de estrias. o Óleo de avelã – nutritivo e calmante. o Óleo de azeitona – suavizante e nutritivo. o Óleo de caroço de damasco – dá brilho, resistência e bem-estar. Nutre e reforça a coesão das primeiras camadas da epiderme. Hidratante e humectante. o Óleo de casca de arroz – regenerador. o Óleo de gérmen de trigo – rico em vitamina E, anti-oxidante. o Óleo de Jojoba – hidratante e suavizante. o Óleo de semente de uva – nutritivo, calmante e antioxidante. o Óleo de sésamo – antidessecante, rico em filtros solares naturais. o Óleo essencial de limão – reafirmante do tecido cutâneo. o Óleo essencial de maçã – bio-estimulante dos queratinoblastos. o Óleo essencial de marmelo – favorece a regeneração celular. o Óleo essencial de uva – dinamizante celular. o Óleo rosa mosqueta – efeito regenerador, contém ácidos gordos essenciais. Cicatrizante, reestruturante; mantém a textura e frescura da pele. o Oligoelementos marinhos – revitalizam a epiderme, estimulam os mecanismos de defesa. Os principais são o iodo e o zinco. Também são ricos em sais minerais: cálcio, magnésio, silício e potássio. o Onagra – combate os distúrbios de queratinização e elasticidade. o Óxido de titânio – matificante, opacificante e permite a reflexão da luz, daí a sua utilização como filtro solar. o Óxido de zinco – adstringente.
P o Palmitate de vitamina A – melhora as peles secas pela hidratação da pele, regula a glândula sebácea, atenua a inflamação, regulariza a transformação e a migração das células e a actividade enzimática, aumenta a multiplicação das células, favorece a cicatrização. o Parafina – película osmótica, suavizante. o Persil – planta rica em vitamina C, exerce uma degradação da melanina e consequentemente um branqueamento cutâneo, uma descoloração. Suavizante e anti-pruriginoso quando usado localmente. o Pepino – hidratante, refrescante, emoliente e adstringente. o Pequena pervenche – cicatrizante. A vincamine, seu principal composto, provoca uma vasodilatação e um aumento do débito sanguíneo permitindo uma melhor oxigenação. o Pino – bálsamo suavizante, anti-séptico, revitalizante e estimulante da microcirculação. o Pó de caroço de damasco – agentes abrasivos naturais destinados a eliminar células mortas. o Pólen – contém proteínas, aminoácidos, açúcares, minerais, vitaminas e substâncias hormonais. O mais importante é que a maioria dessas proteínas são aminoácidos essenciais que o organismo não sintetiza como lisina, leucina, arginina, isoleucina, treonina, tripófano. O pólen é, entre outras coisas, estabilizador do equilíbrio nervoso, age como um reanimador e estimulante, de forma natural, é bactericida e imunológico. o Polietileno – acção desincrustante. o Potássio – muitos dos seus sais são utilizados nos produtos cosméticos ou medicina. o Propólis – cicatrizante, antifungico, anti-séptico, regenerador, antiinflamatório, vasoconstritor, bactericida, anestésico, e estimulante do sistema imunitário. o Proteínas do leite – regulam o aspecto hiperpigmentado da pele madura. o Proteínas do milho – efeito tensor e hidratante. o Proteoglicanos – proteínas que absorvem a água, participam na elaboração da matriz inter-celular. o Pró-vitamina B5 – reconstitui e protege.
Q o Quitosano – extracto de carapaças dos crustáceos, absorve gorduras.
R o Raffermine – fortifica a arquitectura molecular da derme e melhora a firmeza e a tonicidade da pele. Preventiva e curativa, a Raffermine é um dos activos anti envelhecimento mais eficazes do mundo. o Rícino – óleo insaponificável, percursor de vitaminas, fixa a água e os lípidos. o Rosmaninho – estimulante, anti-séptico, cicatrizante e tonificante. o Ruscus – vasoconstritor, anti-inflamatório e tonificante.
S o Sais minerais e oligoelementos – actuam como catalizadores enzimáticos. o Salicilato de Metilo – anti-inflamatório e anti-reumático. o Salva – equilibrante, anti-séptica, antifungica, anti-oxidante, e adstringente. Particularmente indicada para peles oleosas. o Saponária – limpador e purificante das peles gordas. o Saponinas de ficária – neutralizam a colagenase e a hialuronidase responsáveis pela perda de elasticidade. o Selénio – mineral indispensável à acção das enzimas que combatem o envelhecimento celular. o Seropeptidas – efeito tensor, e activador celular. o Silício orgânico – oligoelemento que está entrelaçado com a biologia molecular e enzimática. É importante para o metabolismo da pele, contém propriedades protectoras sobre o tecido conjuntivo. Indicado para peles desnutridas e desvitalizadas. o Sódio PCA – preserva a hidratação das camadas superiores da pele. o Soja – óleo insaponificável, percursor de vitaminas, fixa a água e os lípidos.
o Sorbitol (extracto de pepino) – humectante. o Sulfato de zinco – anti-séptico e cicatrizante.
T o Taninos – adstringente. o Tensor vegetal – extraído do trigo novo, tem efeito tensor e diminui o número e a profundidade das rugas. o Tília – acalma e suaviza. o Timulina BP – estimula as defesas naturais da pele e regeneração dos tecidos, previne e atrasa os fenómenos de envelhecimento cutâneo, activa a diferenciação dos queratinócitos, influencia no rejuvenescimento das células da epiderme. o Tominho – anti-séptico, bactericida e cicatrizante.
U o Ureia – preserva a hidratação. o Urtiga-branca – adstringente. o Urze – aclarador e anti-séptico. o Uva-de-urso – aclarador, anti-séptico e adstringente.
V o Vitamina A – retarda a formação de rugas, anti-radicais livres, tratamento de peles alipídicas e desidratadas. o Vitamina B5 ou Pantenol – intervém na síntese dos lípidos e proteínas. A sua carência provoca a degenerescência da pele e do pêlo. o Vitamina C – ácido ascórbico – inibidor de radicais livres e hidratante, associada à vitamina P influi favoravelmente sobre as vermelhidões do rosto. Diminui a formação de melanina. o Vitamina E ou Tocoperol – antioxidante, bom para a irrigação sanguínea e epitelial, evita a queratinização da cútis.
o Vitamina F – ou ácidos gordos essenciais. Consiste numa mistura de três ácidos gordos não saturados: ácido linolénico (ou ómega 3), ácido linoleico (ou ómega 6) e ácido araquidónico. A falta da vitamina F também dá origem ao envelhecimento da pele. Aparece nos óleos de milho, soja e linho. É nutritiva, regenerante e calmante. Os ácidos gordos incorporados aos fosfolípidos diminuem a perda insensível de água e aumentam a elasticidade. o Vitamina H - tratamentos contra a seborreia. o Vitamina P – combate as vermelhidões do rosto, estimulando capilares fatigados. o Vitamina PP ou Niacina – favorece a respiração celular, participa nas reacções de oxido-redução do organismo. A sua carência provoca, entre outras, uma pele seca e cabelos lisos mas sobretudo uma doença rara nos nossos dias, a pelagra.
Z o Zimbro – purificante, desincrustante, anti-inflamatório e anti-séptico. o Zinco – normaliza as secreções sebáceas. É um mineral indispensável à acção das enzimas que combatem o envelhecimento celular.